Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

A Lava Jato do Bolsonaro




A recém iniciada guerra entre o presidente Jair Bolsonaro e o e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, ainda vai dar muito pano pra manga. Duas notícias contra o clã Bolsonaro vieram à tona no final de semana: uma sobre a utilização da grana da “rachadinha” de Flavio Bolsonaro, o filho número 01. Grana desviada do gabiente parlamentar de Flavio e que foi usada para financiar prédios em subúrbios do Rio de Janeiro, numa sociedade Flavio + perigosos milicianos. A outra bomba é sobre a investigação da PF que identificou Carlos Bolsonaro, o filho 02, como articulador do esquema de fakenews produzido pelo chamado “gabinete do ódio”. Ambas notícias basedadas em inquérios vazados da polícia Federal, no velho estilo Vazajato. Apoiador dos métodos e dos resultados da Operação Lava Jato, que, vamos falar a verdade, o levou de deputado apagado à presidência da República, Bolsonaro sentirá agora na pele a metodologia de vazamentos seletivos pra imprensa. As investigações eram sigilosas, mas de repente, são vazadas aos grandes meios de comunicação.  Enquanto o Brasil vive clima de instabilidade política, com a economia de  mal a pior. Outra notícia bombática foi a da Boeing desistir do controle acionário da Embraer.  Para piorar, em média, todos os dias, 400 brasileiros morrem do maledito coronavírus. Isso em números oficiais, pois tudo indica que muita gente tem morrido sem saber o diagnóstico, o que causa subnotificação da doeça.  O discurso de “Estado Zero”  dos empresários apoiadores de Bolsonaro, o do neoliberalismo selvagem aos moldes  do especulador Paulo Guedes, foi por terra. Como vai ter Estado Zero com gente morrendo de pandemia por falta de vaga de UIT? É preciso estado forte para prover saúde e socorro à população. Os grandes empresários, aqueles que apoiam Bolsonaro, o que fizeram ao  primeiro  sinal  da epidemia? Demitiram funcionários e se colocaram contra  o isolamento social. Canalhas! O neoliberalismo,  que tem escola no Chile, onde foi imposto nos anos de 1970, apósum golpe militar apoiado pelos Estados Unidos que derrubou Salvador Allende e avalizou a ditadura Pinochet, mostra seu resultado agora. O Chile é um país altamente desigual, de aposentadorias miseráveis, desemprego e protestos de estudantes nas ruas. Como o neoliberalismo reagiu no Chile diante dos protestos? Armou a polícia com armas de precisão que atiravam balas de borracha nos olhos dos jovens que protestavam. Centenas ficaram cegos. É isso que defende essa gente? Lucro a qualquer custo e polícia para proteger capitalismo selvagem? Aqui no Brasil, o esquema tem a mesma crueldade. Coronavírus mata? Melhor dizer que é uma gripezinha, bota essa gente a trabalhar que a fortuna dos poderosos não pode parar de crescer dia-a-dia. Poderoso se tranca em  escritórios, jatinho, casas de alto luxo, com os melhores médicos e toda parafernália necessária para salvar suas vidas, caso haja problema. Se seus empregados ficarem doente?  Dái é problema do governo. Fácil né?

Insalubre

Essa é a palavra que define a sessão na piramidal casa do povo peixeira que rolou na quinta-feira, dia 23. Depois de um período de portas fechadas, a casa do povo abriu, mas não para o povo. Este segue sem poder entrar para evitar a propagação do coronavírus.

Coronavírus

Por causa da pandemia a mesa diretora suspendeu a participação popular e tomou uma série de medidas para garantir um pouco de segurança sanitária. Contudo,  o que se viu foi um show de horrores na hora da sessão. Já que muitos vereadores sequer usaram máscara (item obrigatório nas dependências).

Confusão

Vereadores sem máscaras, como foi o caso do futebolista Níkolas Reis, outros usando equivocadamente, com a máscara no pescoço ou abaixo do nariz. Isso tudo numa estufa, já que o Plenário não conta com janelas, além de ser acarpetado (favorecendo a acústica e desfavorecendo a higienização).

Pressão

Só serviu mesmo para calar a boca de quem acha um absurdo a casa ficar fechada. Mas a mesa cedeu à pressão. Seguro mesmo seria prosseguir com sessões online. Especialmente tendo em vista a quantidade de edis em idade avançada.

Contraproducente

Sem falar que as sessões online poderiam ocorrer duas vezes na semana, como era o costume. Agora, contudo, serão presenciais, mas somente às quintas. Não é preciso ser nenhum expert para entender que os trabalhos renderiam muito mais online.

Ironia

Esse socadinho escriba já falou que é contra, por razões que tem relação com o equilíbrio eleitoral, mas que foi divertido foi acompanhar a sessão da piramidal casa do povo peixeira na última quinta, no retorno dos trabalhos, onde se discutiu requerimento do futebolista Níkolas Reis (Podemos) sobre a destinação do fundo eleitoral e partidário ao SUS para combate a Covid-19.

Paz & amor

Com o barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB) de volta à casa, Níkolas já começou lascando que vão ser mais emocionantes as sessões daqui pra frente, mas ouviu do algoz que não, que estão juntos e é só paz e amor. Cosalinda, meu povo!

Homem bonito

Mas não demorou muito para o oposicionista distribuir aquele sarcasmo em direção ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e dizer que ele ficou “feio” no vídeo que gravou no seu gabinete na prefa, defendendo que o dindim dos fundos, fosse destinado pra saúde.

Concordaram

Espera de lá, espera de cá, a concordância dos dois parlamentares (Thiago e Nikolas) que devem voltar a travar embates épicos na casa do povo, ficou no fato de que ambos defenderam que não deve haver eleição esse ano, considerando que não se faz política sem olhar no bago do zoio, sem fazer reunião, etc.

Cuidado

Thiago e Nikolas falaram pisando em ovos, dizendo que seriam beneficiados e tal, mas que alguém tinha que dizer. Mas a verdade é que se a curva de contágio da maledeta pandemia subir, os edis podem ter razão, e de qualquer forma quem já está na política, sairia ainda mais na frente numa eleição de feicebuque. Ou não?

Falsas Promessas

Nem bem acabou o prazo de filiações para os candidatos às eleições de 2020 e algumas ‘trairagens’ e falsas promessas começam a aparecer. Aquela conversinha de “vem pra cá que isso eu garanto que não vai acontecer” nem sempre é cumprida.

Primeiro enganado

As línguas frouxas da minha amada Camboriú garantem que o primeiro enganado da vez é o vereador Vilson Albino, que assinou fichinha no PSD da Capital da Pedra com a garantia de que o partido não apoiaria à reeleição do dotô Élcio Bisturi Kuhnen (MDB).

Vice do Élcio

Isso porque o presidente do partido, Toninho da Bocha, e o eterno candidato a tudo, Altamir Montibeller, andam encontrando-se com o Élcio na calada da noite, sem avisar o vereador recém chegado. Os linguarudos dizem até que a chapa Élcio e Altamir é dada como fechada. Que bola nas costas hein?!

Visitas da quarentena

Umas seis excelências excelentíssimas da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador fizeram uma visita ao hospital de Camboriú, acompanhados da deputada estadual bonitona e líder do governo na leleia, Paulinha da Silva (PDT). Tipo de visita pra aparecer na foto. Os outros vereadores que não apareceram continuam em quarentena desde 2017...

Perigo! Perigo!

Com a pandemia do pestilento coronavírus e com a desculpa de que estariam ajudando, uma porrada de políticos anda distribuindo sacolões, entre outras benesses. Dái ficam gravando vídeo, tirando fotos. A legislação eleitoral proíbe a distribuição de donativos 180 dias antes das eleições. Pra se ter uma ideia as prefas só podem fazer em caso emergência ou calamidade pública.

Promoção pessoal

Um dos casos é do vereador papa anjo, digo, teacher,  Acácio da Rocha (DEM), que divulgou a distribuição de máscara, álcool em gel e um sacolão pra mais de 20 famílias (criou prova contra si).  O mais acertado era ter doado as cestas ao munícipio para, através do cadastro de assistência social, serem distribuídas.

Mantenha contato com o socadinho escriba, através do (47) 98842.9084 (zapzap).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Achutti mira à assembleia

JotaCê

Achutti mira à assembleia

Kruschewsky na CPMI

Coluna Esplanada

Kruschewsky na CPMI

SC reforça parceria com a Argentina

Coluna Acontece SC

SC reforça parceria com a Argentina

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Charge do Dia

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata




Blogs

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Blog do Magru

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Quase pronto

Blog do JC

Quase pronto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.