Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Volta e não volta...


Volta e não volta...

 

Na semana passada a coluna deu o pitaco de que a piramidal casa do povo de Itajaí não fez mais que uma sessão virtual pra analisar projetos e ações nestes tempos de crise. No mesmo dia da públicação da coluna, um comunicado interno circulou de que na próxima quarta-feira o legislativo peixeiro vai reabrir.

 

Parada

Na quarta-feira o parlamento retorna às atividades presenciais. Em breve atos da Mesa Diretora devem nortear os afazeres, inclusive, mantendo em home office os barnabés que se encontram no grupo de risco.

Sessões

Lógico que não haverá sessões presenciais das excelências excelentíssimas, pois até o final de maio são proibidas por decreto estadual as reuniões. Contudo, não se tem informação de quando nossos amados heróis legislativos irão retomar, ao menos, as sessões online.

Não dá pra esperar

A coluna já comentou mais de uma vez que a câmara de Itajaí foi uma das que menos ações fez com relação ao enfrentamento do coronavírus. Contribui muito pouco ou quase nada, lamentavelmente. O legislativo custa caro e precisa fazer a sua parte.  O presidente Paulinho Amândio (PDT) precisa trabalhar.

Não

Linguarudos de plantão assopram que a ex-prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, tem dito que quer preservar o seu nome. Ela não será candidata este ano. Mas que vai fazer aquele auê todo contra o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).

Sim

Mas tem quem garanta que ouviu da própria que será candidata ao paço de Camboriú. Ela teria dito que vem com tudo pra tirar do poleiro, ops, cadeira, o atual prefeito do paço de pedra. Seria jogada essa história de que vem e pra outros declara que tá fora do páreo deste ano?

Incoerente?

Alguns questionam a ida da vereadora galega Jane Stefenn, que deixou o Rede e se bandeou para o PSL de Camboriú. Tudo porque Jane sempre foi de esquerda, odiava Jair Bolsonaro (apesar de que o presidente deixou o partido) e  agora vai para um partido de direita. As línguas de tramela lascam que é incoerência e oportunismo puros.

Bateram de frente

O vereador David La Barrica (PSB), da Dubai Maravilha, bateu de frente com o seu colega, vereador Bola Pereira (PSDB). David defendeu que fosse enviado um ofício ao governador Carlos Moisés (PSL) pedindo a reabertura de academias, bares e restaurantes. Mas  Bola  não quis botar a assinatura no papéli.

Ao Altíssimo

O vereador entisicado e presidente do PSL peixeiro, Fernando Pegorini, ontem, em suas redes sociais, pediu que o todo poderoso ilumine nossos governantes desde a esfera municipal, estadual e federal para que possam tomar as melhores decisões a favor da nossa população. O problema é que os homens aqui embaixo quando tomam decisões, sisquecem do Pai eterno. Mas quando a coisa degringola pelam a Deus...

Decisões

O vereador reconhece que o povo anda sacudo, preocupado com essa doença invisível que botou o mundo de cabeça pra baixo. Doença que  causa mortes e ameaça a economia com recessão e desemprego. Os governantes, pressionados, podem tomar decisões precipitadas, equivocadas, daí que o todo poderoso lá de riba, tem que iluminar...

Incoerência

O povo tem que endoidar mesmo. Algumas atividades estão liberadas e outras proibidas. E muitas das atividades comerciais liberadas acabam provocando aglomerações. Difícil explicar pra quem precisa trabalhar e vem sendo impedido ou conscientizado de que tem que se manter em casa. E o pior é que as regras e decisões mudam de uma cidade para outra. Complicado.

Padece

O vereador Xando Mafra (PL), de Bombinhas, diz que a falta de saneamento; terrenos cheios de lixo e água parada acabam acarretando prejuízos à comunidade. Alertando, também, que depois de muito falar sobre a dengue, a prefa está tomando providências, mas de forma isolada, enquanto a situação tem que ser enfrentada em todos os bairros da cidade. Xando diz que Bombinhas padece.

Perdeu

O Cidadania peixeiro perdeu mais de 10 pré-candidatos a vereador para o DEM, PSC e MDB. Contudo, acreditam que conseguem eleger um e este nome seria do atual detentor da cadeira, o meio-careca Fabrício Marinho.

A melhor

Uma pá de outros partidos continua declarando que a melhor nominata pra tentar conquistar cadeiras na piramidal casa do povo é a que foi montada pelo Fábio Rezes, o Fabinho que comanda o PSC. E que pode conquistar duas cadeiras, com possibilidade de tentar uma terceira.

Alardeiam

As outras siglas, nos bastidores, alardeiam que têm bons nomes em suas nominatas, mas escondem o jogo. Teve partido que na hora de fechar ligou pra meio mundo, na busca de indicações de nomes pra poder compor a listinha.

Disseminando

Até este pançudo escriba foi convidado, mais de uma vez, por partidários de algumas siglas, pra se filiar e ser candidato. Mas, calma, prefiro ficar aqui cumprindo a minha missão de disseminar a discórdia para o bem da coletividade.

Faz ou não?

Os mais afoitos lascam que a nominata do PSB anda fraquinha e que corre o risco de não eleger ninguém. Um dos pré-candidatos é o Abelardo Lunardelli que, apesar de o apearem da presidência, continuou leal e não saiu do partido.    

Rebobinar a fita

O vice-prefeito do outro lado da vala, Donizete da Silva, ex PSB e agora nos braços do PL, quer mudar a sua perspectiva política. Acha que trabalhou ao longo do mandato, mas que isto não foi percebido.

Defenestrado

Donizete sabe que precisa rebobinar a fita e seguir outra tendência no curto espaço de tempo que lhe resta, porque não tem mais sala, quem  dirá cadeira no paço, já que foi defenestrado pelo prefeito cabeça lustrada, Emilio Vieira (PSDB), depois que foi para o Partido Liberal. 

Fluxo de inspiração

Na atual gestão muita gente andou na contramão, não percebeu que estava na mesma bateira e seguiu em direção contrária. Faltou um líder para indicar o rumo e assim perderam a identidade de um mandato. Alma magoada, ai qui dor!!!

Final esperado?

A tchurma que quer complicar tem dito que o manda-chuva Emilio Vieira (PSDB), o cabeça lustrada, gagueja quando precisa enfrentar conversas difíceis, dando um sinal de fraqueza. Assim, assiste a uma revoada de figurinhas carimbadas deixando o governo e o partido. Oh, dor! Oh, vida!

Enfrentar

Daqui pra frente, Emilio, vai enfrentar uma maior oposição na câmara. Parece que o amor declarado pelos puxa-sacos de plantão foi breve como um amor de verão. Que a palavra reeleição não consta no seu dicionário.

Ninguém me tira

O vereador Jassanan Ramos, o Monan (MDB), o motorzinho do Pontal, decidiu ficar. Sente-se seguro e confortável na bateira que está. Monan é daqueles que não precisa de espaços confortáveis e espaçosos na disputa partidária, mas sabe nadar quando necessário. Mas lascam que não tem o que fazer, que já é tempo de contribuir mais com os temas estruturantes da city dengo-dengo.

Sem inspiração

Os vereadores do outro lado da vala, em Navega-City, Zé do Bairro São Paulo e o Liço Ricobon, vão ficar no PSD. Dizem os bocudos que sequer sabem o que vão querer para o jantar quanto mais o que a cidade precisa para se desenvolver. Podem ser vencidos pelo “tempo de uso,” caso não se abram para novas conversas, ideias e projetos.

Apoiado

Por anos, dizem os linguarudos, Zé do Bairro e o Liço Ricobon tem se apoiado na conversa fiada de botequim, boa para passar o tempo e rir com os amigos, péssimo para a gestão de um município. Precisarão acordar.

Tem que ser assim?

Na semana passada a secretária de Assistência Social, Maria Flor, a nossa eterna Barbie, foi exonerada do cargo. Maria, agora no PP, preferiu abandonar o cargo no momento de maior necessidade da população.

Contate o socadinho escriba através do (47) 98842.9084 (zapzap).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.