JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cânfora liberada
A secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota técnica no dia de ontem, dando orientações sobre o uso de práticas integrativas e complementares no período da pandemia do coronavírus. Na parte da homeopatia, por exemplo, foi liberada a tão falada cânfora, que o prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), queria distribuir ao povão pra aumentar a imunidade, mas acabou brecado pelo MP.
Sabe do que fala
Médico homeopata, Volnei mostrou que sabia bem do que tava falando, tanto que os sabichões do estado confirmaram que a cânfora tá liberada pra ser usada de forma complementar ao tratamento alopático, podendo contribuir pra imunidade do organismo.
Recomendações
Pra prescrição e utilização dos medicamentos homeopáticos, recomendam-se as diretrizes da Associação Médica Homeopática Brasileira e também de Santa Catarina. A manipulação e uso dos medicamentos deve seguir as normas da Vigilância Sanitária Estadual, o que pode fazer com que o prefeito Volnei volte a traçar uma estratégia pra oferecer o medicamento ao povão.
Gotinhas
Os sabichões da saúde estadual informaram que as gotinhas não devem ser pingadas diretamente na boca, mas diluídas em água. Quando Volnei falou em distribuir a cânfora ao povão, a prefa peixeira noticiou que o procedimento seria feito em copinhos descartáveis.
E agora?
Fico aqui pensando o que será que a turma - incluindo vários políticos - que lascou o pau no prefeito, satirizando e até distorcendo a iniciativa de Volnei, deve estar pensando. Será que virão a público esclarecer que o alcaide, que também é médico, sabia bem do que tava falando? Eu duvido!
Queria ficar livre
O psicólogo Peterdione Manerich, que foi preso por supostamente comercializar carga roubada, foi um dos organizadores da carreata furada dias destes na city peixeira, pedindo a reabertura do comércio. Manerich foi excluído do Partido Patriotas peixeiro, ontem, depois que a informação sobre a sua prisão correu o mundo.
Márcia da Saúde
O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), ofereceu esta semana o comando da secretaria de Saúde para a enfermeira Márcia Pinheiro (PL), ex-vereadora da Mariscolância. Aquiles tá querendo tirar Márcia da disputada eleitoral de outubro, já que a tendência é que ela seja uma das mais votadas ao legislativo. Aliás, Márcia também é cotada para disputar uma vaga na majoritária.
Não pegou bem
O assédio de Aquiles para cima de candidatos de outros partidos não pegou bem. Primeiro dentro “de casa”. O atual secretário de Saúde, Sérgio de Mello, ficou fulo quando soube da notícia e ameaçou deixar o cargo.
Recusou
Porém, Márcia recusou a oferta de Aquiles e adiantou para o presidente do PL de Penha, Isac da Costa, que fica com os liberais. Aquiles anda muito preocupado com os times alheios. Será que está tão ruim a casinha do MDB?
Secretariado
Pelo jeito não tá fácil lá nos corredores do paço municipal da Terra do Marisco. Aquiles teve que trazer gente de Navegantes pro alto escalão da prefa. Uma delas é a Camila Luchtenberg, 8ª suplente de deputada federal pela city dengo-dengo. Parece que o slogan do governo mudou de “Penha para Todos” para “Navegantes para todos”. Arreda, cambada de bocudos.
Ninguém ajudou
Parte dos secretários de Aquiles trabalha para outros candidatos em 2016: o atual secretário de Turismo, Cleber Neumann, foi candidato a vereador com Felipinho Schmidt (hoje DEM), a Camila, que é de Navega, trabalhou (e deve trabalhar) pro Fredolino Bento, o Lino. O Duda Bueno também trampou pro Lino, assim como o procurador da prefa da Penha, Janilton Raulino. Sem contar, é claro, com o próprio Lino, que é secretário de Planejamento da Penha até junho, quando debanda pra disputar a prefa do outro lado da vala, em Navega-City.
Tem mais ainda
O controlador geral do Aquiles, Marcelo Crivelatti, trabalhou para o Gean Loureiro (Floripa), e pastor Nereu, que hoje é secretário de Assistência Social, era (ou é??) Júlio e Tibeco roxo. Pelo jeito tá difícil achar quadros dentro do MDB de Penha. Ou não?
Apertem os cintos...
O presidente Jair Bolsonaro f exonerou no fim da tarde de ontem o ministro da Saúde, Henrique Mandetta. O clima entre o presidente e Mandetta já vinha azedo há muito tempo, com a discordância no enfrentamento da pandemia do coronavírus.
Científica?
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, disse, ontem, que todo o trabalho será com base em dados científicos. Espera-se que sua fala seja fato. Que Deus nos proteja!
Paz no coração
O mago do Gravatá, que é um misto de sabichão da política e fofoqueiro nas horas vagas, no outro lado da vala, e o Passarinho Falador de Navega-City, lascam que a urgência e complexidade devem impor uma pauta com prioridades e a adoção de medidas adequadas ao momento para quem pretende sentar os glúteos na estofada cadeira do paço e da casa do povo.
Diferente
Vivemos um tempo diferente. É preciso inspirar, aglutinar forças e dar novo rumo. A mensagem agora precisa conter um propósito transformador, o setor público vai precisar ser repaginado. A sociedade será mais exigente, vaticina o Mago do Gravatá.
