
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Hospital

O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) defendeu em vídeo gravadado os cem leitos que devem ser implantados no hospital Marieta Konder Bornhausen, que atende toda a região, além do hospital de campanha no centro da cidade.
Se preparar...
Enfatizou que antes de tratar do hospital de campanha tratou de dotar o hospital Marieta com leitos de UTI que devem ficar como um legado. “Tudo pode acontecer. É preciso se preparar para o pior. Não se pode improvisar os leitos de UTI. Eu tenho que me precaver, eu tenho que me antecipar”, ressaltou o prefeito.
Salvar vidas
“É melhor que se peque pelo excesso do que pela omissão”, enfatizou Volnei, lembrando que prioriza salvar vidas e, por isso, é preciso garantir que não vão faltar vagas de UTI. Defendendo o hospital de campanha que será montado em Itajaí, com valores transparentes e com todos os órgãos de controle, como Tribunal de Contas e Ministério Público, fiscalizando os custos.
Bilhões
O prefeito VM debulhou ainda que quem está questionando valores de um hospital de campanha, deveria estar se posicionando contra o Fundo Partidário e Eleitoral, pois estes valores deveriam ser destinados à saúde. Volnei defendeu que cada um seja candidato no peito e na raça, sem o uso de grana pública.
Louvável
Volnei falou que estes valores serão gastos indevidamente com campanha eleitoral. E ressaltou que neste momento em que a humanidade sofre, é preciso priorizar a saúde. Lógico que é louvável a manifestação do prefeito e seu trabalho no combate ao Covid-19. Mesmo fazendo parte do grupo de risco, o prefeito está na lida, na tomada de decisões, e na rua no enfrentamento pra resguardar e proteger à população.
O que penso
A minha opinião é que se não tiver fundo partidário e eleitoral, que cancelem as eleições deste ano. O fundo oportuniza que muitos que não tem condições de bancar uma campanha, possam disputar a eleição. E é uma pauleira danada. Claro que a discussão sobre os fundos teria que ser mais aprofundada, porque o sistema é imperfeito e privilegia alguns.
Impacta
A eleição impacta na vida das pessoas em todos os sentidos. Impacta na educação, saúde, segurança, enfim, nas políticas públicas. Sem recursos, só é possível chegar quem representa ou tem ligação com grupos econômicos, empresariais, religiosos. E até os ligados com os nefastos grupos criminosos, tráfico, milícias, entre outros. Grana ilegal permeia o sistema eleitoral desde sempre.
Decisão
Desde que a dona justa sentenciou a Dubai Maravilha a pagar multa de cem mil reais por cada paciente de outra city que não for atendido no hospital Ruth Cardoso, a relação de saúde entre as citys vizinhas ficou muito tensa.
Diplomacia
A situação se agravou ainda mais quando o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), registrou queixa na polícia contra a secretária de Saúde de Camboriú, a bela Elisama de Freitas. O caso gerou uma guerra entre explicações e acusações de ambos os lados.
Problemática
O triste disso tudo é que no momento que deve se priorizar o combate à pandemia, se chegar uma pessoa da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú no Ruth com dor de garganta e uma com um problema mais grave que seja de Balneário, se por acaso não atender a com dor de garganta, o prefeito pop star pode levar uma fumada de cem mil reais no lombo. Já pensou?!
Vem de longe
Lógico que se entende a situação e que a Dubai Maravilha com o Ruth Cardoso e seu hospital de campanha atendam toda a região. Não se pode negar o empenho do alcaide e da prefa em ações exemplares de combate ao coronavírus, bancando a saúde de cidades vizinhas com recursos do contribuinte de Balneário Camboriú.
Nem te ligo
E mesmo antes do maledito coronavírus, o ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), não espirrava um tostão para o nosocômio. O governador Carlos Moisés (PSL) tem a mesma barda do seu antecessor e não ajuda em nada a saúde municipal.
Pra todos
O atendimento tem que ser pra todos, ou seja, universal. Não se brinca com saúde, não se brinca com a vida das pessoas. E briga política também não resolve nada. Mas querer que a Dubai brasileira arque sozinha com atendimento de toda a região é um pouco demais, não é não?
Poucas & boas
*Quem foi convidado para voltar à telinha da TVBE foi o Tito Arruda pra falar de política em um programa todo seu. Hummmmm...*Portonave doou uma unidade de tratamento semi-intensiva para a hospital de Navegantes. A doação foi aprovada pela casa do povo, em sessão extraordinária, * Calinho Canela com seu caminhãozinho distribui mais de 2 toneladas de peixes na zona rural de Itajaí. Parabéns! Fale com o escriba no (47) 98842.9084 (zapzap).
Mudanças
O prefeito Aquiles da Costa (MDB) da Mariscolândia, promoveu algumas mudanças no seu staff do primeiro escalão, com a saída de alguns nomes que devem disputar as eleições deste ano. Edpo Cristino Bento, purexemplo, retomou a secretaria de Gestão de Águas.
Mudanças 2
Já o Turismo de Penha deve ser comandando por Cleber Neumann. A Fazenda terá como titular Suzana Perinotti e, a secretaria de Governo terá no comando a empresária Camila Luchtenberg que é suplente na câmara dos deputados.