
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Reviravolta

A coisa mudou na dona justa, com relação ao repasse de R$ 56 milhões do Semasa pra prefa peixeira, referente ao pagamento de obras de limpeza e de saneamento básico realizadas pela prefa nos anos de 2014, 2015 e 2016 e que deveriam ter sido custeadas pela autarquia.
Suspendeu
No início do mês, a juíza Sônia Moroso Terres, da Vara da Fazenda Pública de Itajaí, tinha determinado o ressarcimento de parte dos valores atualizados aos cofres do Semasa. Ontem, porém, o desembargador João Henrique Blasi suspendeu os efeitos da sentença da magistrada, mantendo a grana nos cofres da prefa.
Segue o jogo
Os autores da ação, os vereadores de oposição, o entisicado Fernando Pegorini (PP), o futebolista Níkolas Reis (Podemos), o emplumado Robison Coelho (PSDB), o bonzinho Edson Lapa (PSL) e Otto Quintino Júnior, o pingo D’Ouro (Republicanos), terão agora 15 dias pra se manifestar sobre o caso na dona justa.
Bem aplicado
Este socadinho escriba, que ouviu sabichões do direito jurarem de pés juntos ser quase impossível a reversão do caso, espera que a prefa peixeira aplique bem o dindim neste momento de pandemia do coronavírus.
Guerra de versões
Essa guerra de versões e interpretações, tanto no meio político quanto no jurídico, fazem parte da democracia, mas confunde a cabeça das pessoas. Pense bem: ao se divulgar que o dinheiro teria que voltar ao Semasa, vai ter gente achando que o prefeito está fazendo a coisa errada. Já quando se fala que a grana pode ficar na prefa, pode dar a entender que os vereadores tão sendo oportunistas e querendo fazer politicagem. Ai, ai, ai, que dor....
Não falta assunto
O Mago do Gravatá, que se autoproclama cientista político e fofoqueiro profissional, e o Passarinho Falador, continuam atentos a todos os movimentos no cenário político de Navega-City. Embora os encontros sejam na sua maioria virtuais, nestes tempos em que é preciso ficar em casa, o cenário anda quente.
Qualquer coisa tá valendo
Dizem os linguarudos que boa parte dos políticos do outro lado da vala esperam neste ano por dois eventos. Um é a safra da tainha, coisa boa, não dá pra ficar sem, e a outra é a eleição municipal que pode render um carguinho para si e os amigos por mais quatro anos.
Sem noção
Os faladores de plantão lascam que uma fada da cara-de-pau tocou o coração do vereador Paulinho Meia Praia e ele resolveu trocar o PSD, leal ao ex-prefeito Bob Carlos (PSD) e se aliar ao Fredolino Bento, o Lino (MDB).
Sal grosso
O vereador Meia Praia vai precisar de muita terapia, sal grosso e banho de arruda para convencer o povo de que o futuro da city depende desta nova aliança. Vai, literalmente, precisar caprichar no gel para manter o topete erguido.
Vai doer
Por essa e por outras, agora, é escutar com muita atenção a prosa de ambos, mas sempre com a pulga atrás da zorelha, pois os discursos deverão ser adaptados à conveniência pessoal e muito pouco tem a ver com a visão do ‘povo navegantino’. Algumas alianças são cheias de mistério.
Daquele jeito
Digo isso porque a profissão político em Navega-City é igual a de camaleão, muda de acordo com os objetivos pessoais, nunca com vistas ao bem comum. Quem sabe um dia esta estratégia possa ser desvendada, até aqui tudo tem sido muito bem disfarçado.
É melhor eu partir...
O Cirininho Malvadeza Júnior, agora no Cidadania 23, tenta contornar a sua saída do MDB de forma elegante. Diz que fechou um ciclo no partido, mas sabe que este lhe abriu caminhos. Tenta, agora, projetar um novo futuro na política e espera descobrir um atalho que o coloque sentadinho na cadeira estofada às margens do Itajaí-Açu.
Difícil de enxergar
As bocas de tarrafa caceteiam que o Malvadeza Júnior está sempre em processo de transformação, mas que o olhar neste momento é em direção à turma do Bob Carlos. Avalia inúmeras possibilidades de coalização e diz que luta por uma causa. Os obstáculos começam a crescer à sua frente, desafios não faltarão nos próximos meses.
Vai vendo o estrago!
Os excomungados dizem que o amor do Cirininho Malvadeza Jr. pelo Bob Carlos é antigo, uma daquelas paixões arrebatadoras, não tem mais como mudar esse cenário. Por algum tempo, andaram distantes, mas agora bateu a saudade.
Daqui para frente...
Serão necessários políticos mais preparados para enfrentar a jornada dura que teremos pela frente. Para superar a crise atual, existe a necessidade de uma visão coletiva e atuação colaborativa. Avançar é preciso.