
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Quem é quem?

A notícia de que o governo do estado de Santa Catarina faria seu primeiro hospital de campanha em Itajaí criou uma polêmica gigante e virou um prato cheio para quem nada fez até agora, mas quer uns minutinhos de fama...
Marieta em primeiro
Os mais afoitos, como o futebolista Nikolas Reis (Podemos), lascou que seria mais importante terminar o complexo Madre Tereza do que instalar hospital de campanha por 76 milhões de reais. Nikolas até tem razão, mas a exemplo de minha ex musa BBB, Anna Carolina, que já é chamada de Anna Barrichelo (PSDB), o vereador chegou atrasado e parece estar na ânsia de aparecer.
Presta atenção
Antes de o governo do estado anunciar o tal hospital de campanha, no velho estilo come quieto, porque todo mundo anda querendo se aproveitar de tudo, Moisés, através de seu secretário de Saúde e do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), encaminhou um acordo com o Marieta para implantar cem leitos de UTI no hospital e liberar o restante da obra do Madre Tereza, ou seja, a obra do Marieta já está garantida.
Barrigada
Quando Nikolas viu a notícia do hospital de campanha, não se informou antes sobre a questão do Marieta. Aí abriu o bocão exigindo algo que já tinha sido feito. O hospital de campanha é uma outra frente que o governo do estado abriu depois de resolver o pronlema do Marieta.
Tempo livre...
O isolamento social somado ao isolamento político tem deixado algumas excelências excelentíssimas fora do eixo emocional. Ninguém se informa de mais nada e sai atirando pro alto num momento em que tem muita gente trabalhando demais e outros de menos. Afinal, o legislativo de muitas cidades da região parece viver um momento de férias remuneradas. Já a galera do executivo tá no olho do furacão.
Help
O governo do prefeito barbudinho tem virado noite e dia para preparar a cidade contra o risco iminente de um colapso na saúde. Os números mundo afora não são brincadeira e o povão, mesmo não seguindo as orientações, não deixa de ficar de zoio no que está acontecendo de fato. Quem ficar de lero-lero vai pagar a conta com um esculacho caso a coisa fique feia mesmo. Todo cuidado é pouco com o que se diz.
Nem começou...
Segundo os cientistas sabichões, o caldo começa a entornar de agora em diante com o povão na rua. Quem está no comando, tem que mostrar a que veio e, sem dúvidas, de político para herói é um pulo, ainda mais quando se sabe o que está fazendo. Óbvio que isso incomoda quem estava com o discurso pronto para continuar seu berreiro em ano de eleição.
Não é hora
Convenhamos que o comportamento vai contar muito durante toda essa crise. Saber se comportar e se colocar no seu devido lugar também vai servir para o povão avaliar o caráter e a utilidade de cada um. Não resta dúvidas de que num momento de crise na saúde pública, para muitos, ficar calado é ser cantor. Mas para quem insistir em se meter no que não sabe, só para aparecer, pode ser um suicídio político. Que cada um escolha seu caminho.
Deu ruim
Para alguns que sonhavam com a estofada cadeira do terceiro andar do paço da vila Operária, temos que admitir que o sonho virou pesadelo. O tal do coronavírus vem mostrando que na hora do aperto, o barbudinho se destacou e muito. Já quem vivia o tempo todo gritando perdeu a voz, porque nessas horas o povo quer mesmo é quem trabalha e resolve as coisas.
Exemplo
O empresário Jorge Goetten, diretor da empresa Minister, aderiu à campanha nacional “Não Demita!” Como já explica o nome da mobilização, o termo de compromisso tem como objetivo não demitir funcionários durante o momento crítico da pandemia, exceto por justa causa. A Minister tem em seu quadro funcional cerca 2500 colaboradores.
Emprego garantido
“Temos muitos colaboradores em período de experiência. Poderíamos dispensar, conforme prevê a lei. Mas vamos manter todos os funcionários na folha de pagamento nesse momento difícil,” garantiu Goetten. Nas redes sociais, o empresário está incentivando os colegas a assinarem o compromisso. Parabéns!
Mascarados
A Dubai Maravilha e a capital do Ultraleve estão decretando a obrigatoriedade do uso de máscaras, a partir de segunda-feira, dia 13.