JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bom samaritano, joio e trigo
De forma competente e dinâmica, mas sem alarde, a Univali, nossa universidade maior da city peixeira, mostra que realmente é uma instituição envolvida e preocupada com nossa gente, pois vem demonstrando que é em situações difíceis como a que estamos vivendo que se separa o joio do trigo.
Aparecer na foto
Em momentos bons, de prosperidade, saúde e bonança, todos querem aparecer na foto; no entanto, quando a coisa aperta, a maioria decide se entocar, podendo contar-se nos dedos aqueles que seguem os ensinamentos do bom Mestre. Ai, ai, ai, me belisca!
Grande mobilização
Além da exemplar mobilização nas campanhas em prol dos hospitais Marieta e Pequeno Anjo, a Univali abraçou, em parceria com a Marinha do Brasil, instituto Soto e a prefa de Itajaí, uma grande campanha de doação de alimentos e material de limpeza perante seus alunos, professores, funcionários, prestadores de serviços e fornecedores.
Amenizar
Este nobre ato, com certeza, irá ajudar a amenizar o sofrimento dos mais carentes – que não são poucos. A campanha pode ser estendida a outros municípios.
Coronavírus
Como a grande mídia divulgou nesse finde, enquanto as universidades públicas e diversas instituições privadas da Santa & Bela preferiram dar folga para seus alunos e professores, nossa Univali, preocupada para que não houvesse prejuízo aos seus milhares de alunos, prosseguiu normalmente as atividades acadêmicas.
Atualizou
A Univali utilizou modernas, inovadoras e chiquetosas ferramentas virtuais de tecnologia de ensino remoto. Isso permite que seus alunos e professores, cumprindo a quarentena de suas próprias casas, deem continuidade aos estudos e ao calendário acadêmico. Os alunos, inclusive aqueles mais cabreiros ligados a movimentos estudantis, ficaram de boca aberta quanto à modernidade, eficiência e qualidade do serviço prestado.
Protagonismo
Assim que a peste do coronavírus veio à tona, a equipe de pesquisadores da Univali na área de medicamentos, liderada pelo reitor Valdir Cechinel, o Sabiá, e pelo vice-reitor também pançudo, Rogério Corrêa, lideraram a mobilização de outras universidades brasileiras para a criação de uma rede de pesquisa de novas substâncias com potencial para combater a tal Covid-19, cuja iniciativa, segundo se informou este escriba temente ao Altíssimo, ganhou a adesão de outras importantes instituições de ensino país afora.
União
Além do que acima dedilhou este socadinho escriba, é possível ver que nossa Univali está alinhada às políticas governamentais, em especial com a prefa peixeira, colocando toda a sua estrutura da área de saúde e demais recursos e infraestrutura (como equipamentos, exames laboratoriais, confecção de máscaras protetivas e o conhecimento de seus professores e pesquisadores) à disposição do nosso povo que tanto precisa. Parabéns aos gestores, professores, funcionários e alunos por esta nobre e histórica mobilização.
Crise aqui
Um bagrinho, em contato com esse colunista, disse que durante a pandemia do covid-19 estão acontecendo reuniões de emergência na prefa peixeira e pra surpresa de todos, ele, o melhor do melhor do mundo, o rei das contas dos pedágios na BR-101, o ex bagrão da prefa, Auri Pavoni, vem dar pitaco nas ações da saúde daqui de Itajaí. Oh, dor!
Eleições lá
Auri e seus aliados, desde a última semana, esquentaram os zovidos no celular e em reuniões para conseguir filiar o maior número de pessoas possíveis no seu, agora, partido de coração, o PSDB. E as promessas não foram poucas.
Listas
Agora é esperar para ver a lista de quem acreditou nas promessas, ops, digo, quem aceitou o desafio de se filiar ao partido do ex-tudo Leonel Pavão, ops, Pavan na Dubai Maravilha para ser candidato a vereador no próximo pleito.
Cabeça
Auri diz para todos com que conversa que será o pré-candidato a prefeito na Maravilha pelo PSDB, mesmo partido da minha ex-musa BBB, Anna Carolina, a maior adversária política de Volnei Morastoni. Será que Auri vai apoiar a companheira de partido aqui em Itajaí? Vai subir no palanque da frente formada pela loira?
Combinou?
Será mesmo que será o candidato a cabeça no partido do Pavan, mesmo que seu nome não seja lembrado nas pesquisas espontâneas? O linguarudo diz que nas pesquisas Pavan aparece com quase oito vezes mais intenções de votos que Auri, e tá mais que explicado, pois o melhor do melhor do mundo, ficou mais de três anos em Itajaí e agora quer ser candidato na Dubai. Assim não phode!
Voltaram
Os perdigueiros da coluna descobriram que a vereadora Célia Filha do Elói (que era PSD) e o também vereador e dublê de pastor Calinho Mecânico (era PP) e o ex-vereador engomadinho Clayton Batschauer, assinaram a fichinha do MDB peixeiro.
Fez conta
Já o Raphael Willians Rosengarten Fonseca, o Rapha Casa da Sogra, que até pouco tempo estava no Procon, deixou o MDB e se abraçou com o PDT do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré. Os perdigueiros alegam que Rapha teria feito as contas e acredita que na sigla brizolista tem mais chances. Como será que ficou o Wilson Rebelinho, presidente do MDB, que era próximo de Rapha?
Voltaram
Os vereadores Dedé Gonçalves que é presidente do DEM peixeiro, deixou a secretária de Obras e, reassumiu sua cadeira na piramidal casa do povo. Thiago Morastoni, o barbudinho júnior (MDB), deixou a secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefa peixeira e, também reassumiu sua cadeira no legislativo.
Sem ficarem corados
Enquanto todos estão sofrendo com as consequências na saúde e na economia, a câmara de vereadores de Camboriú não tem receio de passar vergonha.
Aprovaram reajuste de 4% para os servidores públicos.
Péssimo exemplo
Além de remar contra todos os movimentos, inclusive de diminuição de salários, como fez o prefeito de Balneário Camboriú e os vereadores, que propõem diminuir em 50%, ainda apertam o orçamento do prefeito Élcio para gastar na saúde. Péssimo exemplo!
Professores brabudos
O pior é que tem uma professorada da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador que tava fulo nos grupos de zapzap combatendo aqueles que criticaram, xingando todo mundo que se manifestassem.
