
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acordaram 1
Pois não é que depois que saiu na coluna que o Procon da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador não atendia ninguém, nem pelo telefone, apesar do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), mandar o povo denunciar os abusos, os abençoados acordaram.
Abuso
O Procon fiscaliza, autua e só pode lacrar por problemas com os produtos. Não pode fechar comércios como aconteceu Isso é do fiscal de Normas. Juízo, pessoal.
Acordaram 2
A coluna, comentou, também, que as nossas amadas excelências excelentíssimas de Camboriú, tinham sido abduzidas, digo, sumido frente a pandemia do maledito coronavírus. Sem um pingo de sensibilidade ou ação pra contribuir. Foi daí que resolveram doar a mixaria de 100 mil reales pra prefa na luta desigual que se enfrenta.
Vou te contar!
A casa do povo de Camboriú, comandada pelo presidente Zeca Mandão (DEM), tem um orçamento de quase R$ 6 milhões e vai devolver cem mil? Esse é o apreço pela vida, saúde da população? Ou será que tem que manter a obra de ‘aumento’ do legislativo, sabe-se lá pra que? É de corar de vergonha.
Não é bem assim
O vereador futebolista Níkolas Reis, que é o presidente do Podemos aqui na city peixeira, entrou em contato com a coluna pra dizer que apesar de ter o galego Rubens Angioletti como pré-candidato a prefeito (como a coluna noticiou ontem), segue unido com os cavaleiros da oposição que devem lançar um nome de consenso. Então tá...
Quem?
Mas esse colunista, que de bobo tem só o jeito de andar, já conhece esse discurso há tempo, então perguntou quem é esse nome. Minha ex-musa-BBB Anna Carolina (PSDB)? Pois não é que o moçoilo desconversou e disse que pode ser, mas que também pode ser o tucano Robison Coelho (PSDB) ou até o próprio Angioletti ou mesmo outro. Sei...
Maurílio Moraes no PP
Quatro vezes eleito vereador e por duas vezes campeão de votos, chegando a ultrapassar a marca de 4000 em Itajaí. Maurílio Moraes assinou a ficha de filiação no PP (Progressista) do pré-candidato a prefeito João Paulo Tavares Bastos e do ex-prefeito e ex-homem dos galináceos Jandir Bellini.
Por pouco
Na eleição de 2016 o Maurílio Moraes foi candidato a vice-prefeito no ladinho da minha ex-musa, a galega Anna Carolina (PSDB), perdendo a eleição para o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e o Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), por cerca de 800 votos.
Humildade
Assim que terminou a contagem de votos para prefeito, não faltou quem tivesse gritado: se a Anna e o pai dela fossem mais humildes e tivessem vindo de vice e o Maurílio na cabeça, sendo ele o candidato a prefeito, teriam chance de lograr êxito.
Chora Carolina
Nas redes sociais já começa a tocar a música mais pedida a partir de hoje, o Chora Carolina do famoso cantor da nossa festiva Marejada, o português Roberto Leal, pois se as coisas já estavam complicadas para o lado da loirinha Anna, que já perdeu as duas últimas eleições, com essa definição do Maurílio ficar ao lado de João Paulo (PP) complicou por completo as chances da galega encontrar um lugarzinho ao sol.
Polarização
Linguarudos de plantão alardeiam que, com a chegada de nomes como este do Maurílio Moraes, o galego Paulo Mannes, Anadir do Conselho, Carmen Lúcia Dacol, Paulo Cesar Linhares (uns com votos e outros menos) e com mais alguns que ainda vão assinar a ficha até amanhã à meia-noite, a eleição deste ano será disputada, palmo a palmo, na piramidal casa do povo.
Tempo pra pensar
O Bar do Cacá, ali no Pontal do outro lado da vala, continua com as portas cerradas, mas a turma da sinuca e da resenha criou uma comunidade virtual. Aliás, fofocar é uma atividade que não pode parar, mesmo em momentos de crise.
Não é mais azul
O cenário em Navega-Beach não é mais azul. A esperança da rapaziada agora é que o brilho das águas da lagoa do Zé Paulo ilumine a alma e a mente da montoeira de pré-candidatos a prefeito da city dengo-dengo.
Sol ou chuva
A nossa amada Navegantes, agora, vai enfrentar uma nova realidade e não pode mais conviver com o plano de governo pra lá de requentado. Que venha alguém que não tenha medo de ficar exposto ao sol ou a chuva.
De qualquer jeito
Enquanto uma tainha, que estava congelada, assa numa churrasqueira improvisada no fundo do quintal, o Mago do Gravatá, solitário, ao longe escuta o apito de um navio, conversa com o passarinho falador pelo zapzap. Conclui que, em Navega, os políticos seguem nadando, porém, sem avaliar o passado e sem rumo em direção ao futuro.
Paz interior
Ademir Foguinho, um cara maneiro, assumiu a liderança do PSL e tenta buscar alianças. Dizem que o cara do povo é cheio de moral com os surfistas da city e para por aí. Parece que é mais ligado em pegar boas ondas do que boas brigas.
Ondas boas
Será que é a coisa diferente que vem por aí nas próximas eleições ou não tem nada a ver? Dizem os que gostam de criticar que ainda tem muito para aprender, além de Foguinho, surfar somente quando o mar está alto e a onda é boa. Tu dish?
O bife vira
O agora ex-xerife, Johny Coelho (PP), secretário de (In)segurança da city dengo-dengo, muito criticado, assumiu a liderança neste momento de absoluta emergência. Passou a exercer o comando e o controle das ações.
Bravatas
Apesar das bravatas, Johny resolveu encarar o desafio de reduzir os impactos junto à comunidade. Mesmo mantendo o velho hábito de chutar o pau da barraca por pouca coisa, tenta fazer acontecer focando no que é de fato expressivo neste momento.
Ao mestre com carinho...
Em meio a tantos pré-candidatos surgiu também o professor Elvis (PRTB). Também com o discurso da ‘nova política’, de transformar, prometendo um futuro iluminado. Diz que tá fechado com um grupo forte, que quer transformar a city dengo-dengo. Parece que não teme ser jogado às feras.
Solidão absoluta
Mas os bocudos, como sempre, caceteiam que o Elvis vai precisar mais do que a sua consistente base teórica e simpatia. Se deseja mudanças de fato, será preciso trocar o discurso de solidão absoluta, de grupo fechado. Tá cheio de gente, ops! partidos, querendo carinho. Com quem será?
Virtudes e defeitos
É tanta gente gastando tempo e energia para se colocar como pré-candidato em Navega Beach que até parece que ninguém tá levando fé em uma tentativa de reeleição do atual manda-chuva, o Emílio “cabeça lustrada” (PSDB).
O Bob vem?
Em meio a tanta movimentação no cenário político ainda existe a dúvida (ou seria preocupação?) se o Bob vai voltar. Com as recentes manchetes envolvendo o Bob, muitos descartaram a possível pré-candidatura do ex manda-chuva.
Articulando
Mas, segundo o passarinho falador, o Bob continua articulando, tentando formar uma base de apoio. Tenta convencer da sua utilidade, relembrando os feitos da sua gestão enquanto ocupou a cadeira estofada do Paço. Será que “pega”?
Cabeça no lugar
Outro que tenta vender algo diferente é o empresário Liba Fronza (DEM). A oposição anda batendo firme dizendo que ele não é do ramo, que deveria se concentrar em vender os seus produtos e curtir o Gravatá.
Sabe vender
Já a tchurma que tá junto, diz que o empresário sabe vender mais do que os produtos básicos oferecidos pelos atuais pré-candidatos de Navega City. Que o Liba já mapeou o cenário e as necessidades e que já trabalha nas principais demandas, junto com um grupo.
Chuva de verão, logo passa
O Popeye (Aliança), maior votação entre os candidatos de Navega nas últimas eleições para a leleia, quando compunha as fileiras do PSL disse que também vai encarar o desafio. Surfou na onda PSL e depois foi escanteado pelo próprio partido.