Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Muitas ações


Muitas ações

A prefa peixeira divulgou ontem um balanço parcial das ações tomadas até agora no combate ao coronavírus. E o esforço do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e de toda a equipe que tá na linha de frente, tentando frear o avanço da doença, tem sido louvável até agora, com inúmeras ações tomadas.

Mais leitos de UTI

Uma importante ação, após negociações da prefa e estado, é o aumento no número de leitos de UTI do hospital Marieta, que nos próximos dias deve passar de 30 pra 60, sendo 39 exclusivos pro tratamento de pacientes com coronavírus.

Alô Saúde

Volnei também foi um dos primeiros a implantar uma central telefônica pra esclarecer dúvidas da população sobre a COVID-19. O Alô Saúde Itajaí, no número 0800-642-5500, funciona 24 horas por dia, e já recebeu quase 2000 chamadas e, além de informações da saúde, oferece ao povão um espaço de apoio emocional e contato direto com psicólogos e terapeutas.

Centro de triagem

Outra medida rápida e importante tomada pelo prefeito foi a implantação do Centro Ambulatorial de Triagem, junto ao CIS, que recebe pacientes com sintomas moderados ou graves de coronavírus e já atendeu mais de 1000 pessoas.

Crianças

Pediatra, Volnei ainda equipou uma nova Unidade de Atendimento Infantil, no São João, montada especialmente pra receber crianças que não têm sintomas de doenças respiratórias. A intenção foi separar os atendimentos e evitar exposição desnecessária da criançada ao novo vírus.

Odontologia

Pra minimizar riscos de contaminação, o plantão odontológico peixeiro foi transferido do CIS pro Centro de Referência São Judas, sendo que as Unidades Básicas de Saúde dos bairros continuam com o atendimento de emergências.

Idosos

Com relação aos idosos, Itajaí já vacinou em casa mais de 11 mil pessoas contra a gripe influenza. Além disso, oferece através do telefone (47) 99609-0631 (com WhatsApp) um serviço voluntário de deslocamentos até farmácias e mercados, pra que nossos velhinhos permaneçam em casa.

Desinfecção

A prefa peixeira também já realiza a higienização e desinfecção de áreas públicas. O trampo começou nos arredores das unidades de saúde, hospitais e áreas de maior circulação de pessoas neste momento e irá pra região do interior nesta semana.

Muita informação

A prefa peixeira também tem trampado muito pra informar o povão. Foi precursora na região em implantar o site itajai.sc.gov.br/coronavirus, exclusivo com notícias sobre o enfrentamento, publica diariamente vasto material informativo em suas redes sociais, além de vídeos e transmissões ao vivo, trazendo transparência aos atos e decisões, além de prestar contas à comunidade.

União de todos

Logo após a confirmação da prorrogação da quarentena por mais sete dias, o prefeito de Itajaí não perdeu tempo e se reuniu com representantes de diversos órgãos e entidades da cidade pedindo a união de todos pra seguir o enfrentamento à pandemia e implantar ações pra amenizar os impactos econômicos, o que também é muito importante.

Falta apoio

No município é onde tudo estoura, inclusive a cobrança do povão, que não entende e nem quer saber da responsabilidade de todas as esferas públicas. Há muitas ações nas cidades que precisam do Estado e União.

Segurança

Um exemplo disso rola na segurança. Apesar de mantida a quarentena, muitas pessoas não estão respeitando e falta efetivo policial pra fazer essa fiscalização. O município até tenta ajudar, com guarda Municipal nas ruas, mas é dever das forças de segurança do estado essa fiscalização, fundamental pra conter a disseminação do vírus.

Bancos e lotéricas

Ontem, alguns bancos e lotéricas estavam com filas gigantes em Itajaí, com pessoas se amontoando, e nem os estabelecimentos ou as forças estaduais de segurança botaram ordem na coisa. Ou seja, pra tudo funcionar, não basta só o município fazer sua parte, todos precisam contribuir!

Não funciona

Povo metendo o bocão de que o Procon da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, não tem ninguém pra atender, nem no 156. Isso apesar de o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) dizer pras pessoas que denunciem abusos neste momento de crise no pestilento Covid-19.

Passarinho falador

Nestes tempos de confinamento, o Mago do Gravatá, que se auto intitula cientista político e fofoqueiro profissional, teve que se adaptar à tecnologia para se manter informado. Mas, de fato, o que o mantém atualizado é a capacidade de se comunicar com o Passarinho falador que frequenta os mais ecléticos ambientes políticos do lado de lá da vala, em Navega-Beach.

Chance de evoluir?

O vereador Murilo Cordeiro, bem votado no último pleito, que sempre foi PT de carteirinha e que até então tinha o mérito de ser fiel à legenda e de defender com fervor os ícones da sigla, percebeu que estava enxugando gelo e mudou de partido. Agora, no PSC, o alvo lá na frente é a principal cadeira estofadinha às margens do Itajaí-Açu.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Achutti mira à assembleia

JotaCê

Achutti mira à assembleia

Kruschewsky na CPMI

Coluna Esplanada

Kruschewsky na CPMI

SC reforça parceria com a Argentina

Coluna Acontece SC

SC reforça parceria com a Argentina

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Charge do Dia

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata




Blogs

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Blog do Magru

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Quase pronto

Blog do JC

Quase pronto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.