Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Demagogia


Demagogia

O ápice da democracia é o voto. É na urna, no momento sagrado e individual que se decide quem deve governar a cidade, estado ou país. E para que isso se concretize todos os candidatos têm que ter possibilidade de disputa igualitária.

Pra aparecer

É por isso que existe, purexemplo, os fundos partidário e eleitoral. Pra que possam ter recursos financeiros os candidatos que, de outra maneira, não poderiam participar do pleito. Com a tristeza do coronavírus, tem uma pá de políticos que, na ânsia de aparecer e fazer demagogia, estão defendendo que os recursos sejam encaminhados à área da Saúde. É demagogia, pura e simples.

Não né

Na segunda-feira, as excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo peixeira requereram envio de um oficio à câmara e senado federal na longínqua Brasólia pra que o fundo Eleitoral e Partidário sejam destinados à área da saúde.

20 reales

O que não se pode é cair na retórica fácil, na falação pra jogar pra plateia. Imaginem, purexemplo, se a grana, invés da saúde fosse pra ajudar as pessoas, com um valor mínimo pra auxiliar nas necessidades básicas. Sabem quando daria? Algo em torno de 20 reais por pessoa, talvez menos.

Dindim sujo

Eleição, sem o valor dos fundos, seria abrir a porteira pra dinheirada suja, imunda. Grana de grupos econômicos, empresariais, religiosos, do crime, jogatina, tráfico, milícias.

Cortar na carne

Ontem, no blog, este colunista pançudinho publicou em primeira mão que os vereadores Níkolas Reis (PODEMOS), Robison Coelho (PSDB), Rubens Angioletti (PSB, por enquanto), Otto Quintino Jr (PRB, por enquanto), Edson Lapa (PL, por enquanto) e Beto Cunha (PSDB), ufa ..., protocolaram requerimento que, na prática, pode cortar em até 20% os próprios salários, além dos salários de outros bagrões da prefa e da piramidal casa do povo peixeira. Talvez os vereadores possam cortar mais, até porque os barnabés estão na lida e os vereadores em casa.... Ou seja, cortar 20% dos servidores e 40% dos vereadores, essa seria a conta correta.

Dupla de dois

Falei também que o movimento tinha sido liderado pelos edis Níkolas Reis e Robison Coelho, mas em contato com a coluna o vereador futebolista garantiu que foi uma ação de toda a oposição, deixando claro que não quiseram politizar, e que isso é para somar e ajudar o prefeito barbudinho Volnei Morastoni nas ações de prevenção e combate ao malvado coronavírus. Então tá ...

Furo

De fato o que a coluna apurou foi mesmo um baita furo de reportagem, já que as assessorias de imprensa dos vereadores não deram um pio sobre o assunto (nem nas redes sociais) e esse que vos escreve só teve acesso porque sopraram nozovidos que havia essa bomba pra ser votada. Quanto a isso Níkolas garantiu que foi para não polemizar, e para unir governo e oposição neste momento difícil. Hummmmm.

Hoje

O requerimento, que ainda propõe a destinação dos fundos eleitoral e partidário para as mesmas ações de prevenção e combate do corona vírus, pode ser votado hoje, já que a câmara se reúne, pela primeira vez na história, por teleconferência, mas na real é pra votar uma Medida Provisória que vem do executivo.

Na mão do Paulinho

Mas ainda que a pauta seja a tal MP, que visa uma gratificação aos servidores que atuam na linha de frente do combate à pandemia e aos efeitos econômicos dela, com certeza o presidente vai ser pressionado para colocar também os requerimentos em votação. Resta saber como vai se comportar.

Três meses

Só que embora o anteprojeto que envolve a piramidal e a prefa fale em três meses de “retenção dos salários e subsídios”, podendo ser prorrogado até o final da pandemia, teve quem não gostou, seja porque vai ter o salário cortado, seja porque achava que podia ser mais.

Não represento

E embora eu não tenha procuração pra defender os edis, que já são até bem grandinhos, tenho que ser justo que tá no texto que esse corte pode ser maior “a depender do desempenho fiscal do município”. Em tempos de muito discurso, ao menos alguém foi lá e propôs alguma coisa real. É esperar pra ver ...

E tem mais

Além disso, fácil falar no corte só de quem tem mandato eletivo, o que na prática é um gesto bacana, mas traz pouco retorno. Pelas contas apresentadas no projeto, com o corte atingindo outras áreas da administração, dá de chegar aos 3 milhões em economia, e aí sim dá de fazer uma pá de coisa boa pro povão que aguarda ansioso por soluções pra seus problemas, que serão necessariamente ou de saúde ou econômicos.

Filiou

Na tarde de segunda, se alastrou mais rápido que o pestilento corona a notícia da filiação do Auri Pavoni ao Partido do Pavan, ops, ao PDSB da Dubai Maravilha. Auri tá alojado no governo Volnei Morastoni (MDB), e aproveitou a quarentena para se filiar ao partido que faz oposição ao prefeito barbudinho aqui em Itajaí. Oh, dor!

Usou

Um linguarudo ligado ao prefeito barbudinho diz que Auri só usou o cargo na prefa de Itajaí para se alavancar politicamente e na hora que deveria mostrar fidelidade vai para o partido da minha ex-musa emplumada Anna Carolina. É brincadeira?

Saco cheio

O linguarudo também disse que foi até boa a saída do Auri, que tava atravancando as obras em Itajaí, pois só pensava na eleição da Dubai. Tá há mais de ano para acabar a obra da praça e não consegue. Fala das soluções pra BR-101, mas não conseguiu arrumar uma para a saída da Contorno Sul. Assim não phode!

Vice

Segundo um filiado do PSDB, Auri já teria deixado claro que não aceitaria ser vice e que será cabeça de chapa, talvez até numa chapa pura do PSDB, com o filho ou a filha do Pavan, que seria nesse caso o coordenador da campanha.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

Xepa em Brasília

Blog do JC

Xepa em Brasília

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.