
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Incansável

O prefeito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni (MDB), tem sido incansável no auxílio à população itajaiense neste momento difícil, de reclusão, em que todos que não tem necessidade premente devem permanecer em casa por causa da pandemia do coronavírus.
Grupo de risco
Mesmo pertencendo ao grupo de risco, acima de 60 anos, Volnei tem se exposto ao vírus e está diariamente nas ruas, nas unidades de saúde e no gabinete, tomando diversas medidas para proteger os itajaienses.
Muitas ações
Volnei abriu um centro de triagem no Centro Integrado de Saúde (CIS) pra atender as pessoas com sintomas e criou o Alô Saúde Itajaí, onde os itajaienses podem tirar todas as suas dúvidas através do telefone 0800 642 5500.
Tem mais
O alcaide ordenou a implantação de barreiras de controle e restrições nas entradas da city peixeira, mandou circular carros de som orientando as pessoas a não saírem de casa e tem assistido à população de rua através do Centro POP e da casa de apoio social.
Idosos
O prefeito de Itajaí também mandou iniciar a campanha de vacinação contra os outros tipos de gripe para os idosos, com os profissionais de saúde indo até suas casas. Além disso, a assistência social está recebendo pedidos de idosos que precisam de ajuda para fazer suas compras em mercados ou farmácias pelo telefone (47) 99609-0631.
Humano
Volnei ainda assinou medida provisória para que os pais que trabalham no serviço público emergencial recebam um benefício para custeio do atendimento dos filhos, mostrando preocupação também com quem está na linha de frente.
Ampliação de UTI
O prefeito também tem tomado à frente das negociações com o estado pra dobrar o número de leitos de o hospital Marieta, chegando a 60 leitos, com 39 exclusivos pro combate ao coronavírus. Uma reunião nesta segunda-feira deve sacramentar a ampliação.
Oposição do mal
Pegou mal em toda a sociedade itajaiense o movimento político da oposição em criticar a transferência de recursos do Semasa pra prefa peixeira. Numa hora de calamidade pública, de todos se unirem, preferiram a picuinha, lascam a raça de bocudos. Uma oposição do mal, disseram vários itajaienses.
Era pra asfalto
Nos bastidores do paço da Vila Operária dizem que o dindim seria usado pra arrumar as ruas que o próprio Semasa detonou nas obras de macrodrenagem, mas teria sido transferido porque só a prefa pode fazer este serviço. Semasa tem sido um fura olho do governo. Parece trabalhar jogando contra e não é de hoje, tipo fogo amigo...
Mais pra saúde
Agora, com toda essa pandemia, o povo do paço, mesmo recluso em casa, diz que Volnei quer investir na saúde e no bem-estar do povo. O prefeito está mais do que correto. Todos os esforços serão necessários neste momento.
Abrigo
Na Dubai Maravilha, depois que o Pastor todo poderoso Charles Pereira, o dublê do Malafaia na região, ter realizado encontro na igreja, reunindo milhares de fiéis no templo, mesmo após a orientação para não haver aglomerações, se redimiu e abriu as portas da igreja para abrigar pessoas em situação de risco, as que mendigam nas ruas para sobreviver.
Pedido
O que mais chamou a atenção deste abelhudo escriba é que o pastor Charles chegou a gravar vídeo, onde cita, ao lado da equipe da Inclusão Social de BC, de que o pedido para abrigar os mais carentes, teria partido do prefeito pop star Fabricio Oliveira (PSB, por enquanto)...
Mansão da Pink
Em nenhum momento o pastor se refere ou cita o nome da secretária da Inclusão Social, uma de minhas musas, a pink Christina Barrichelo. Diz que a Pink deu declarações horrorosas sobre os mendigos à imprensa. Disse que deveriam voltar de onde vieram, que podiam se locomover sozinhos etc. Pink gosta mesmo é da mansão com piscina para festas particulares, aquela casa com dinheiro público que o município paga.
Redimindo
É importante observar que o todo poderoso pastor Charles esteve recentemente em Brasólia com o deputado federal Daniel Freitas (PSL), que foi diagnosticado positivo com o maledito coronavírus, pois esteve com a equipe que acompanhava o presidente Jair Bolsonaro (Aliança Brasil) nos EUA - já são 22 infectados nessa comitiva.
Papelão
Na semana passada o pastor realizou um culto festivo que já estava previamente agendado, já no auge da pandemia do coronavírus. Apesar das orientações sanitárias contrárias, a prefa deixou rolar. Pela medida irresponsável, a prefeitura foi alvo de críticas nas redes, fato que acabou levando o pastor e a prefeitura a tentar se redimirem ao anunciarem a abertura da Igreja, digo, do abrigo para receber os fiéis, ops, os moradores de rua.
Limites
O combate ao maledito coronavírus tem sido uma ótima oportunidade para a prefeitada mostrar sua liderança. Até a oposição anda elogiando, mas algumas coisas tem que ter limites. Na terra da pedrada, tá certo o prefeito ex-tenente Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) se comunicar com o povão, fazer vídeos, assim como adoram fazer vídeos Fabricio, Moisés e Volnei. Mas só não esqueçam que o importante é comunicar e não aparecer;
Cada um na sua
Todas as prefeituras têm assessorias de imprensa que podem e devem comunicar ações. Já os jornais, sites, TVs e rádios estão trabalhando dia e noite para apurar informações com responsabilidade. Cuidem de administrar suas cidades, prefeitos, e deixem a arte de comunicar e informar com quem tem formação técnica para isso.
Liberar
A deputada federal Angela Amin (PP), tem se estrebuchado em conjunto com o Itamaraty através da embaixadora Márcia Donner Abreu, no intuito de conseguir liberar dois grupos de catarinenses que estão retidos em El Salvador e no Peru. Inclusive, entre estes, itajaienses.
Seis
São seis catarinenses que estão isolados em Lobitos (Peru) por barreira policial e outros quatro em El Tunco (El Salvador). Os moradores da capital manezinha e da city peixeira e Itajaí estão sendo assistidos pelas embaixadas brasileira nos dois países, que por sua vez estão em contato direto com o Itamaraty, em Brasília.
Força e fé!
Parabéns e muita força e fé aos profissionais de saúde que tem se doado para o enfrentamento dessa pandemia medonha. E aos colegas de imprensa que tem trabalhado pra bem informar, em tempos em que o fake news, infelizmente, ainda é disseminado como um vírus que desinforma e prejudica a todos.