
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Se coçou
Uma verdade tem que ser dita. Tem muito prefeito da região que só se coçou pra questão do pestilento coronavírus, a partir do momento em que o governador Carlos Moisés (PSL) decretou medidas drásticas... Antes, se fazia de alheio.
Cadê?
Há quem se pergunte onde andarão nossas amadas excelências excelentíssimas do legislativo neste momento em que vivemos esse verdadeiro filme de terror. Lógico que os vereadores, como qualquer ser humano, necessitam se preservar. Mas enquanto o pau pega no executivo para manter a cidade de pé, os vereadores parece que curtem férias remuneradas em casa. Não poderiam tentar ser úteis de alguma forma?
Largados à sorte
A decepção tem sido grande, porque as excelências, nossos heróis da piramidal, recebem um gordo salário, tendo pandemia ou não, com crise ou não. Estão garantidos, mas a grande parte da população, do pequeno comerciante, do empregado da iniciativa privada, estamos todos ferrados. Boletos vencendo, impostos sendo cobrados, créditos sendo negados pelos bancos. Empresa fechada, sem produzir, tendo encargos e despesas, vai quebrar. Medidas efetivas do governo federal ainda não houve. Todo mundo batendo cabeça. E já tem gente, literalmente, batendo panela...
Agora...
... é preciso cautela, juízo, saber o que se fala. Tem político safado, aproveitador, que neste momento quer apenas jogar irresponsavelmente pra plateia, pensando em angariar simpatia e votos futuros. Com esses é preciso ficar com o bago do zoio em cima e marcar pra não votar no infeliz.
Num phode...
Outra situação preocupante é com o trabalho. Tem empresas que tem descumprido ordens do governador Carlos Moisés (PSL). Abusos mesmo. Porque não querem saber de nada e tem deixado grupos de risco na lida, inclusive, há denúncias de gestantes obrigadas a trabalhar.
Trabalho
Outras tem cumprido o decreto que diz que é possível reduzir em até 20% os empregados pra tentar manter a atividade produtiva. Estão dentro da legalidade e não apenas com o interesse financeiro e, sim, pra poder sobreviver. Simples assim.
Cuidado
Acredito que todo cuidado neste momento é pouco. Contudo, tem que se atentar que não se pode coibir o trânsito de pessoas; não vivemos um estado de sítio. Restringir, acredito que é preciso. Mas impedir de circular não. Até porque, Itajaí, purexemplo, tem o maior hospital do estado, que atende regionalmente. Imagina, uma pessoa que precisa de atendimento urgente, um infarto?
Irresponsáveis
Costumo dizer que o político é reflexo da sociedade. Na Dubai Maravilha, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) e o da Capital do Mergulho, Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), foram pra praia pedir pras pessoas irem pra casa.
Nem te ligo
O pop star baixou um decreto na tarde de ontem proibindo esse aglomero. Precisava disso? É muita irresponsabilidade dessas pessoas. Povo, muitas vezes, gosta de se vestir de amarelo e verde e corre pra rua se manifestar contra os políticos e a corrupção, mas na hora de dar o exemplo, liga o foda-se.
Vergonha na cara!
Cada um é senhor de suas ações e com isso aceita as consequências. Contando que suas ações não esbarrem no direito dos outros ou que venham a prejudicar outrem. Agora, em um momento desses, onde existe risco eminente de contágio dessa merda desse vírus, é preciso pensar no coletivo. Ninguém tá de férias na praia coçando e salgando sacarias e periquitas. Criem vergonha na cara!
Sem corte de água
O prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), sugeriu à concessionária Águas de Penha que cancele a cobrança do precioso liquido nos meses de março e abril, em decorrência dos efeitos econômicos gerados pelo pestilento coronavírus em Penha.
Estado também
O deputado estadual e líder da leleia, Ivan Naatz, protocolou na tarde de ontem, projeto em que proíbe o corte de água, luz e gás em decorrência dos reflexos que a economia vai sentir por conta do Codi-19.
Jane isolada
A vereadora galega da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Jane Stefenn (Rede), em nota, esclarece que viajou pra capital federal em busca de recursos pra Camboriú, onde se reuniria com deputados e senadores. Mostrou que sua diária autorizada foi de pouco mais de 2600 reales.
Quarentena
Explicou que a viagem estava agendada pra segunda-feira, só que lá chegando se deparou com a instauração de quarentena temporária, fechamento do Congresso pra mitigar a proliferação do pestilento Codi-19. Com isso, deu um pulinho na câmara federal pra atualizar os contatos e, carcou pro hotel. Jane foi informada que não existem previsões de emendas. Diz que tentou retornar pra Camboriú, mas sem sucesso. Ela afiança que vai fazer o teste do coronavírus, e se apresentar algum sintoma, diz que ficará em quarentena domiciliar assim que retornar à cidade.