
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali e o coronavírus
Nossa universidade maior da city peixeira vem dando um banho de responsabilidade e competência, sendo uma das primeiras instituições educacionais da Santa & Bela a criar um Comitê Interno com especialistas para avaliar a situação do coronavírus e suas implicações, visando estabelecer ações preventivas em sintonia com as políticas e decisões governamentais.
Decisões acertadas
Entre as várias ações implementadas pela Univali, se destacam a suspensão das aulas presenciais (com migração para os sistemas virtuais de ensino à distância, sem prejuízo ao calendário acadêmico dos alunos), suspensão de todos os eventos, e fechamento de alguns locais que congregam grandes públicos, além de restrição temporária das atividades administrativas.
Competência
Além dessas ações visando a proteção da comunidade interna e do entorno, nossa Univali tem realizado vídeos com vários doutores da área para esclarecimento sobre as formas de contágio e ações preventivas para evitar a contaminação e disseminação desse vírus lazarento. Parabéns aos gestores da nossa universidade.
Confusão
Deu a maior confusão a 69ª Convenção Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. A prefa peixeira já tinha disparado comunicado informando que toda a programação artística e cultural do evento religioso tava cancelada. Mas na manhã de ontem uma carrada de ônibus começou a invadir o Centreventos.
Prometeram
Em reunião que rolou na manhã de segunda-feira, no gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), foi solicitado pela direção da igreja a liberação pra realizarem atos administrativos no local, com cerca de 200 pessoas, sem aglomerações e em ambiente aberto e arejado, além de poder gravar em vídeo os espetáculos previstos, mas sem a presença de público.
Não cumpriram
O problema é que na manhã de ontem uma infinidade de ônibus começou a chegar no Centreventos, mostrando que os organizadores ou não informaram direito os participantes ou quiseram dar um migué na cidade de Itajaí.
Revolta
A grande concentração de busões revoltou a comunidade peixeira, que compartilhou centenas de imagens do povo chegando. Uma total falta de bom senso da igreja e de seus participantes.
Agiu
Ainda pela manhã, o povo da prefa peixeira, inclusive com reforço da guarda Municipal, foi até o local e lacrou o Centreventos e mandou todo mundo embora. Mas durante toda a manhã acabou sendo intensa a movimentação no local, que só começou a esvaziar a partir do meio dia.
Cabreiro
Nas redes sociais também rolou um áudio do chefe de gabinete de Volnei, o Giovani Testoni. Cabreiro com tudo que tava rolando, lascou que a igreja não cumpriu com o prometido, e falou que a segurança estava se dirigindo ao local pra acabar com tudo. Na sequência, o próprio prefeito Volnei se pronunciou. Ele se disse surpreso e anunciou ações tomadas pelo município pra acabar com a aglomeração de pessoas.
Emergência...
Logo após o evento, curiosamente, a prefa peixeira declarou situação de emergência em saúde pública e estabeleceu medidas de prevenção, controle e contenção de riscos em razão da pandemia de coronavírus.
Sem aglomerações
O decreto recomendou que o povão evite ambientes com aglomeração de pessoas, devendo ser evitados shows, eventos em ambientes fechados, casas noturnas, shopping, festas particulares, cultos e missas.
Compras
Também dispensou licitação pra aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento desta situação emergencial, bem como estabeleceu o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento do Coronavírus como responsável pelo monitoramento e realização das ações necessárias ao combate da epidemia.
Vem mais medidas
A prefa ainda informou que outras medidas, como cancelamentos de atividades promovidas pela administração pública, e o enfrentamento à doença serão divulgados ao longo dos próximos dias por meio de portarias e instruções normativas.
Viajou....
O presidente da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Zeca Mandão, Ops, Simas (DEM), proibiu viagens pra fora do estado da Santa & Bela Catarina. Daí que não dá pra entender o motivo da vereadora galega Jane Stefenn (Rede) ter ido para capital federal, Brasília, em um momento tão delicado. Complicado...
Jane criticou
O que agravou o fato foi Jane ter criticado no feicebuque, na última sexta-feira, dia 13, o prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB), indagando sobre sua inércia em manter o evento dos Gideões.
Nos zoio do zotrosé refresco
Jane aponta o dedo em riste, mas não cuida do seu. Além de diárias, a moça vai de avião baldeando por aeroportos com grandes chances de importar o vírus. E, pior, aquela velha conversa de buscar recursos em Brasólia pode não colar, já que o congresso deve estar esvaziado. Ai, ai, ai qui dor!