
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
CPI estranha

Andei dando uma bisbilhotada nos depoimentos da CPI do Transporte Público de Itajaí, na piramidal casa do povo peixeira, já que tudo tá gravado e à disposição no canal da câmara no Youtube, mas algo soa estranho e faz coçar o cocoruto.
No que vai dar...
Da maneira que a CPI tem sido conduzida pelo presidente Fernando Pegorini (PP), os depoimentos demonstram que, pelo menos até agora, está tudo dentro dos conformes e que o negócio de se fazer uma nova licitação de transporte é coisa mesmo bastante demorada.
Referência
Me chamou bastante a atenção o fato de um técnico da empresa Labtrans, que falou à CPI, ter afirmado que o estudo feito por aqui é referência nacional. A Labtrans é aquela empresa da UFSC considerada especialista na área de transporte e contratada pela prefa peixeira pra fazer os estudos da nova licitação.
Resultado
A CPI tem mostrado, na prática, que um projeto tão importante e complexo não nasce da noite pro dia. O que fico curioso pra saber é o resultado dessa comissão, que tem a obrigação moral de não politizar o tema. E se não vão politizar (o que espero), até agora não vi nada de anormal no processo.
Na frente dos bois
Tudo que foi falado até agora tem sido totalmente justificado, dentro da legalidade e pelo tamanho do projeto. É claro que o povão clama por um transporte público de melhor qualidade. Itajaí precisa disso, mas não dá pra botar a carroça na frente dos bois e nem sair apontando o dedo e condenando as pessoas.
Ano eleitoral
Espero que os vereadores membros da ão se empolguem com o ano eleitoral pra jogar pra torcida e depois arquivar tudo, como tem sido praxe. Além do presidente Fernando Pegorini (PP), compõem a comissão o relator Otto Quintino, o Pingo d’Ouro (R), o secretário Edson Bonzinho Lapa (PL) e os membros Marcelo Werner (PCdoB) e o meio-careca Fabricio Marinho (Cidadania).
Não volta
O ex-bagrão da Defesa Civil da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Hampel Vieira, em contato com a coluna diz que não retornará ao cargo em Camboriú e que cuida de seus negócios no planalto serrano com a possibilidade de ser pré-candidato a prefeito em Lages.
Semasa
Na visita do entisicado Fernando Pegorini (PP) à choupana, além de conversar sobre sua atividade parlamentar, falou sobre o projeto do Semasa, aprovado ano passado, que criou quatro cargos na estrutura da autarquia, com discurso de que seriam técnicos. E, agora, mandaram novo projeto pra que se possibilite serem ocupados por comissionados não técnicos. É pracabá!
Reforma eterna
Bagrinho da câmara de vereadores, em contato com este socadinho, disse que entra presidente sai presidente e o telhado do legislativo da Dubai Maravilha continua a mesma coisa. Gastaram milhões em reforma nos últimos anos e não conseguem resolver o problema das goteiras.
Omar
Olha que o vereador Omar vai que cola, ops, Tomalih (PSB), alardeou aos quatro ventos que estava resolvendo o problema, tanto que cancelou o contrato com a antiga empresa contratada pelo antecessor Roberto Bem Claro de Souza (MDB). Assim não phode!
Santa Casa
Os linguarudos de plantão dizem que não resta outra alternativa a não ser o presidente da casa chamar os seus assessores ligados à igreja para fazerem uma oração para não chover, caso contrário vai ser aquela sinfonia de goteiras pra todo lado. Haja baldes...
Maquiagem
Na verdade o que foi feito na casa do povo da Dubai foi uma maquiagem de uma obra mal feita e entregue pela ex-vereadora e presidente Iolanda Achutti, ainda em 2008, ela mesmo, a avó do garganta Quero-Quero.
Perdido
Por falar em vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), o mesmo anda mais perdido que cego em tiroteio. Pois ele não sabe se defende ou ataca o governo... Se perde ou mantém as pessoas nos cargos por ele indicados no governo de Fabricio. Não sabe se fala mal ou faz as pazes com o Pavan. Se vai para um partido da base ou oposição. Estaria analisando propostas? Oh, dor!
Indicou
A deputada estadual entisicada, Ana Campagnolo (PSL, por enquanto), fez diversas indicações na leleia. Entre elas a implantação do Hemosc de Itajaí e a sinalização na rodovia Antônio Heil, que liga a city peixeira à capital do marreco assado, Brusque. “A rodovia Antônio Heil registrou o maior número de acidentes em todo o estado e isso é lamentável”, desabafou Campagnolo.
Na espinha
O ex-prefeito do outro lado da vala, Bob Carlos (PSD), foi condenado pela dona justa de Navegantes por contratação irregular em detrimento do preenchimento de vagas em concurso público. A Justiça decidiu pelo ressarcimento dos valores ao erário e pela perda dos direitos políticos por três anos. Lógico que vai longe, porque da decisão cabe recurso.
Me abana!
O vereador teacher Acácio da Rocha (DEM), sem ficar corado nem nada, protocolou projeto de lei para autorizar a liberação de servidor público para atuar como árbitro de competições esportivas nacionais. Nos bastidores da piramidal a proposta vem sendo chamada de ‘projetoCelinho’. Porque será?
Querem cassar
O furdunço tá armado do outro lado da vala. O MDB quer cassar o mandato do vereador Cirino Adolfo Cabral Neto, o Cirininho Malvadeza, e o presidente da sigla e pré-candidato a prefeito, Fredolino Alfredo, o Lino, mandou ver uma carta de repúdio em que pede a expulsão do vereador.
Não pode
Tudo porque Cirinho participou de uma reunião e na carta Lino diz que o ‘novo MDB de Navegantes’ não pode compactuar com ações do vereador em participar de reunião política, onde se reúnem pessoas que já foram presas, monitoradas por tornozeleiras eletrônicas por supostos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, peculato, etc. Credo, Lino!
Bronca
O ex-senador Paulo Bauer (PSDB), que até semana passada ocupava uma sala no palácio do Planalto, foi denunciado pelo Ministério Público Federal, juntamente com o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo de Oliveira, e mais uma pá de agentes públicos e uma poderosa empresa de medicamentos. Bauer é acusado de ter recebido uma baba pra cuidar dos interesses da empresa no Congresso.
Repassado
O MPF diz que a antiga Hypermarcas, hoje Hypera Pharma, que é dona de marcas poderosas no mercado de medicamentos, como Doril, Engov e Benegrip, teria pago cerca de 12 milhões de reais para que Bauer tocasse projetos de interesse da empresa. Os valores eram recebidos através de contratos fictícios com empresas de advocacia, engenharia, informática e pesquisas...
Baseado
A denúncia teria se baseado, segundo o MP, na delação premiada de Nelson José de Mello, que é ex-bagrão de relações institucionais da empresa de medicamentos. Conforme a investigação, Bauer teria sido escolhido porque seria considerado um político em ascensão dentro do PSDB, que foi lançado candidato para o governo catarinense e logo chegou à liderança da sigla no Senado, em Brasólia.
Nem se defendeu
O prefeito da Dubai Maravilha, pop star Fabricio Oliveira (PSB/Aliança?), nem se defendeu ainda da bronca que fez com que os seus bens e de mais cinco pessoas fossem bloqueados (congelados), pela dona justa, e veio mais bomba. O pedido de bloqueio foi do promotor Jean Forest e o canetaço da juíza Adriana Lisboa. O rolo envolve inexigibilidade de licitação na contratação dos totens de segurança na praia mais desejada do sul do mundo.
Maré...
O governo de Fabricio também é investigado pela dispensa de processo licitatório no contrato com o escritório do renomado arquiteto Jaime Lerner. Ainda nesta semana, o prefeito FO também foi chamado pela dona justa pra abrir vagas em creches, sob pena de multa diária. Uma mãe ganhou na justiça o direito da vaga para filha nas unidades infantis do município.