Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Hora da verdade


A partir da semana que vem as amadas excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo peixeira voltam para as suas atividades legislativas do semestre que deve definir o destino político delas mesmas, e da sucessão (ou não) da cadeira mais estofada do paço da Vila Operária.

Dois pra lá dois pra cá

Logo em março já abre a janela partidária e a promessa é que pelo menos uns seis ou sete vereadores pulem de um galho pro outro, e logo ali em abril começa o prazo pra galera do primeiro escalão que quiser ser candidato ou candidata pedir pra sair, e assim rola aquela dança básica das cadeiras e uma brigaçada pelas indicações.

PSDB

Não é de hoje que rola o papo de que a tchurma do PSDB, purexemplo, pode toda pular, digo, migrar pra outro partido, o que os bocudos, digo, o que os analistas de plantão da coluna dizem ser uma decisão acertada.

Difícil

Até porque se minha ex-musa BBB, a emplumada Anna Carolina acha que vai ser fácil se eleger pela sigla que tá mais suja que pau de galinheiro, e ainda com um monte de partido pendurado, a eleição de 2018 já mostrou que ela pode estar mais que enganada. Uiii!

Oposição

Aliás, dizem as bocas de tramela que esse é um ponto chave pros pimpolhos da oposição, que se não se unirem em um ou dois partidos, podem passar a imagem de que serão mais do mesmo. Pra que tirar o Volnei se eles vão governar com uma renca de sigla a tiracolo, poderia pensar o eleitor que tá baita atento.

Governo

Mas a real é que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), apesar de ter melhorado muito, em relação aos primeiros anos do governo, também tem uma pá de dificuldades interna pra resolver, isso se quiser chegar chegando no segundo semestre.

Acertar

E o dever de casa do prefeito começa por acertar na composição com partidos e na escolha do vice. Segundo aqueles que sopram nozovidos desse colunista, pra ele também vale mais ir com poucas siglas para o pleito.

Pau vai pegar

O que é certo é que as sessões vão começar e vai ser homenagem pra cá e homenagem pra lá, todos querendo tirar umas casquinhas atrás de votinhos na urna, mas também vai ser o show do umbigo. As vaidades vão aparecer e dar aquele ar divertido ao espetáculo, apesar que vão ter aqueles que vão ficar só olhando, sem se comprometer, afinal, vai que ...

É isso ...

Enfim, o último ano do legislativo é sempre o mais interessante. Ano passado o prefeito já amargou uma derrota importante na questão do repasse pra Transpiedade, e fica aquela dúvida se o governo fica unido ou dá esse tipo de sinal pro burgomestre. Mas isso só o tempo pra dizer.

Ação e reação

O Pai Atanásio, que andou uns dias de férias, curtindo uma praia com sua sunga de bolinhas (teria sido visto dando uns mergulhos na praia central da Dubai Maravilha), acompanhado da sua parceira, irmã Jacira, tem sua opinião. Com seu conhecimento e vivência lembra que toda ação tem uma reação, igual e contrária e que depois não reclamem por atitudes precipitadas. O que será que o veio quis dizer com isso?

Visita

O subprefeito da região sul da Dubai Maravilha, Anderson Santos, visitou na manhã de ontem a choupana do socadinho escriba e relatou sobre seu trabalho.

Ações

Anderson, entre outras demandas, tem acompanhado a implantação do Mercado Público, construção da Base de Segurança; asfaltamento do Morro Velho, que deve iniciar em fevereiro; obra pra resolver o problema dos alagamentos no loteamento Schultz; projeto de drenagem Manoel Atanásio, entre outras demandas daquela importante área da Dubai.

Não pensa

Questionado se será candidato a vereador, Anderson diz que não pensa nessa questão e que está focado no trabalho, na missão que o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto, ou não?), lhe deu. Afirma, ainda, que está junto ao alcaide e que o seguirá no caminho que escolher.

Consultor técnico

O ex-secretário de Saúde de Itajaí, Bombinhas, Lontras, Rio do Sul, por toda SC, Celso Dellagiustina, é o novo Consultor Técnico do Hospital Pequeno Anjo. A pedido do prefeito barbudinho VM ao reitor Valdir Cechinel, o Sabiá, Dellagiustina vem com uma missão de transformar o Pequeno Anjo do Tipo 1 para o Tipo 2, tendo o novo serviço de alta complexidade em Ortopedia Infantil.

Mais recursos

Com isso o Hospital Pequeno Anjo conseguirá receber mais recursos do governo Federal e Estadual para a manutenção da sua estrutura. O repasse da prefa de Itajaí é de 250 mil reales por mês, sendo utilizado apenas 52% dos atendimentos pelo município. Os demais atendimentos vem de outras cidades.

Cumpriu

O prefeito do outro lado da vala, o meio-careca Emilio Vieira (PSDB), cumpriu o que mandou o Ministério Público e exonerou o Fernando Dantas, o Fernandinho Fogueteiro, do cargo comissionado que ocupava. Dantas cumpriu uma pena que se encerrou em 2014.

Não pode

Contudo, lei municipal dengo-dengo proíbe a nomeação para o executivo ou legislativo até oito anos, após o fim da pena. A própria legislação eleitoral proíbe que possa ser candidato. Em, 2016, a dona justa eleitoral, não deixou que Fernandinho pudesse ser candidato a vereador pra uma cadeira estofadinha da piramidal casa do povo.

Sumiu

Não é a primeira vez que os linguarudos de plantão que circulam pelo paço da beiradinha do nosso valão maior, o Itajaí-Açu, lascam que o vice-prefeito Donizete José da Silva (PSB), anda sumido. Ele dificilmente é visto circulando no prédio da prefa dengo-dengo. Arreda, raça de bocudos, infelizes!

Donde?

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), ao saber que o bruto, ops, caminhão do Peixe de Itajaí, tinha retornado ao batente pra oferecer escamosos a um preço compatível e bem pertinho da casa das pessoas, questionou, onde andaria o caminhão do peixe da Dubai Maravilha, que faz tempo que ninguém sabe onde está. Pois, então...

Triste

É triste a situação para quem precisa ir e vir na balsa da Barra do Rio, na city peixeira. A ciclovia não vai até o local e, geralmente, é uma briga entre carros, motos e ciclistas, com carros ocupando o lugar de ciclistas, sem falar na falta de uma cobertura. Um absurdo com os usuários, que ninguém liga e faz nada. Esse ano tem eleição...

Boca na zorelha

O prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), não pode reclamar. A câmara de vereadores aprovou sem ressalvas as suas contas de 2018. As excelências excelentíssimas seguiram o parecer do Tribunal de Contas da Santa & Bela Catarina que bizolharam e carimbaram aprovando.

Foi lá

A sessão da casa do povo teve a presença do prefeito Aquiles, abobrões palacianos e puxas de plantão. Aquiles lembrou das dificuldades financeiras que têm acometido a maior parte dos munícipios e lascou na espinha do governo anterior, ao declarar que muito da situação difícil, foi por dívidas que seu governo assumiu.

Ralaram

O prefeito da capital do Marisco frisou que setores como Fazenda e Administração ralaram com seriedade e capacidade técnica para reverter o quadro que assumiu para colocar a casa em ordem.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

Xepa em Brasília

Blog do JC

Xepa em Brasília

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.