JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Matou no peito
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), assumiu bronca do governo federal e marcou um golaço. No meio da confusão sobre a Via Expressa Portuária e a falta de boa vontade da União, Volnei matou no peito o trabalho e agora a prefa peixeira retomará a conclusão da primeira etapa dessa obra tão importante pra cidade.
Retomada
Depois de cinco anos de obras paradas, por parte do governo federal, Volnei negociou com o departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que se livrou da responsa e nesta semana entregou ao município de Itajaí o projeto executivo e o termo de referência da primeira etapa. A previsão é de que as obras sejam reiniciadas em janeiro de 2020.
Não dava pra esperar
Enquanto os engravatados de Brasília não compreendem a importância da Via Portuária pra economia de Itajaí, de Santa Catarina e do Brasil, já que nosso porto representa grandes valores na balança comercial, Volnei vai retomar o trabalho, que de quebra vai tirar o trânsito pesado de caminhões da Reinaldo Schmitausen. Quando se trata da vida das pessoas e do pilar de nossa economia, não se pode esperar.
Mobilidade
O prefeito de Itajaí, ao contrário de chefes de executivo da região, que nada de importante têm feito, vem se dedicando às obras de mobilidade. O plano de abertura de novas vias no centro e nos bairros, aliado a projetos como o da Via Expressa Portuária, têm tudo pra fazer uma revolução no trânsito de Itajaí. Enquanto isso, dizem os bocudos, a oposição torce pra algo dar errado pra conseguir palanque falando mal do governo. Ai, ai, ai, que dor.
Festas de fim de ano
Uma coletiva de imprensa, na manhã de ontem, apresentou as novidades pro já tradicional Natal EnCanto e também pra volta da festa de réveillon em Itajaí. A festa natalina, por exemplo, terá mais espaço pro povão acompanhar o espetáculo de projeção mapeada, corais e orquestra no largo da igreja Matriz. Serão 2,5 mil lugares em arquibancadas e cadeiras pra acomodar o público.
Obras não vão atrapalhar
Muita gente tem perguntado como vão fazer o Natal EnCanto, se as obras da praça da Matriz ainda não acabaram. A turma da prefa explicou que na abertura da programação de Natal, dia 7 de dezembro, faltarão apenas a jardinagem e os espelhos d’água. Os locais com obras serão isolados com tapumes, os canteiros receberão gramado e os espelhos d’água serão tapados para abrigar cerca de 600 cadeiras, sem risco pro povão.
Fique ligado
A programação de Natal vai de 7 a 23 de dezembro, com desfiles e espetáculo no museu histórico e igreja Matriz. Outra novidade será a rua coberta, que será montada na praça Arno Bauer, entre a casa da Cultura e o museu. O São Viça também terá uma programação natalina, com a chegada no Papai Noel no dia 11 de dezembro, a partir das 19h30, em frente à paróquia São Vicente de Paula.
Ano novo
Neste ano a city peixeira terá uma novidade, a tradicional festa de ano novo. Serão cerca de 15 minutos de show pirotécnico na Beira Rio, disparado do molhe da Marina e que poderá ser visto de toda a extensão da avenida e molhes da barra. Uma festa que estava faltando em Itajaí.
Familiar
A ideia, segundo o secretário de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, é fazer um festerê familiar, inclusivo e sustentável. Serão montados três palcos na Beira Rio, que tocarão estilos musicais diferentes, como pop rock, samba/pagode e sertanejo. Vai rolar ainda estacionamento gratuito pro povão na Vila da Regata.
Sabe o que faz
A expectativa é que o réveillon peixeiro seja um sucesso, até porque Neiva, que muitas vezes tem opiniões fortes e é um cara polêmico dentro do governo, é inquestionável com relação à execução do seu trampo. Basta vermos o sucesso das últimas edições da Marejada, Festa do Peixe e Volvo Ocean Race.
Protocolo
O militante político, Silas Ferreira, ingressou novo pedido de cassação do vereador Galo da Barra, Asinil Medeiros. Silas já havia protocolado no início do ano, o pedido para comissão ética se manifestar sobre o vereador Moacir Schmidt (PSDB), que foi absolvido pelo plenário, enquanto corre ação na justiça.
Galo frito
No caso do Medeirinhos é ainda mais delicado, porque Moacir ainda não tem condenação, Medeiros já, mesmo que na primeira instância, Asinil foi condenado a dois anos e oito meses em regime aberto.
Apressou
A comissão de ética já se apressou em comunicar que o caso vai ser avaliado nesta semana. Os vereadores não querem correr risco de sentar na mesma mesa que um condenado, isso deve ser prejudicial para imagem do parlamento e de seus representantes legais.
