JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PSD
Rolou no último finde reunião de lideranças do PSD, organizada pelo deputado federal Darci de Matos, em Campo Alegre. O Omar Rebello, o Baga, a vereadora Célia Filha do Elói e o tesoureiro do partido, Rodrigo Ceccon, estiveram presentes representando a sigla da city peixeira, apesar do partido estar inativo.
Organizado
Rodrigo Ceccon, que é pré-candidato a vereador, diz que o PSD tem projeto, e está se organizando em nível federal, estadual, e também aqui em Itajaí. “O partido está em atividade, e não procede a história de duas alas”, garante Ceccon.
Garantiu...
Leitores da coluna, em contato com o socadinho escriba, dizem que o deputado estadual, coronel Onir Mocelin (PSL?), admitiu que suas propostas que foram divulgadas ao longo do ano, não se tornaram realidade e que tá igual aos velhos políticos, muita promessa e pouco resultado... Credo!
12 é pouco, 17 é bom, 21 é demais
O vereador futebolista, Níkolas Reis (Podemos), entrou em contato com a coluna e ao contrário do que é quase a regra nesses casos, deu toda a razão pra esse socadinho escriba, que no espaço de ontem cobrou que o edil fez o maior furdunço que ia brigar para diminuir para 12 o número de vereadores da câmara, mas até agora nada fez.
Culpa de quem?
Segundo o Níkolas, sua assessoria não se empenhou suficientemente (Bafo não curtiu) e sua falta de tempo não permitiu que ele mesmo fosse pra rua colher assinaturas, embora muita gente tenha assinado o papéli. Passando a mão na própria cabeça, por outro lado, diz que se não levantasse a lebre, havia grande chance de a próxima legislatura ser com 21, e não com 17 como vai ser (vai?).
Será
De fato vários passarinhos verdes sopraram nozovidos deste pançudo escriba de que o teacher Acácio da Rocha (DEM) estava formando um movimento para mudar a Lei Orgânica do Município e aumentar novamente o número de cadeiras da piramidal Casa do Povo Peixeira (logo ele que tá inelegível?). Se é assim, o Níkolas até que tem razão, mas que a promessa não foi cumprida não foi...
Imprensa em cima
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (Progressistas), também citado na coluna, diz que estava todo ouriçado. Ele e mais dois vereadores assinaram a proposta pra redução de cadeiras. Achutti diz que quando a imprensa entra junto, a coisa acontece, como foi o fato da CPI da casa do povo da obra parada.
CPI do Transporte
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o transporte público de Itajaí, vereador entisicado e presidente do Progressistas peixeiro, Fernando Pegorini, marcou a primeira reunião da comissão para a tarde desta terça-feira.
Indignado
Pai Atanásio despertou hoje irritado com a mãe Jacira. O motivo seria que a veia queria ir assistir ao show da dupla sertaneja, Maiara e Maraisa, nas areias brancas e ecológicas da praia do Mariscal, no dia 15 de dezembro, na capital catarinense do mergulho, Bombinhas.
Dinheirama
Atanásio, que já foi até em show do Sérgio Reis, perguntou indignado se mãe Jacira sabia que o prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), estava desembolsando cerca de trezentos mil reais para bancar, digo, pagar o show. Sério mesmo?
Espumando
Em estado de crise de raiva e espumando no canto da boca, o veio Atanásio de guerra ainda resmungava com mãe Jacira, quando ele pediu ao veio que se acalmasse, se não ia ter um treco e teria que levar o veio ao pronto socorro do Ruth Cardoso.
Não vai
Foi daí que veio quase enfartou e mesmo tentando ser elegante com a veia Jacira, ainda questionou, você não sabe que o Ruth não vai mais atender gente de fora da Dubai brasileira? Mas o prefeito de quer que Ruth continue de “portas abertas”.
Racha ou taxa?
Na hora de “rachar” as despesas do nosocômio, o prefeito Paulinho faz cara de samambaia na sala e corre pro show da Maiara e Maraisa, porque se precisar de atendimento, o alcaide tem motorista particular e um bom plano de saúde, mas quem não tem, melhor mesmo é ir assistir ao show da dupla sertaneja, até que o município construa o seu próprio hospital.
Público
Ainda sobre o show das irmãs mineiras, digo, globais, pai Atanásio alerta mãe Jacira que se ela quiser ir ao show, vai ter que ir sozinha, porque o veio só iria se fosse o Gaúcho da Fronteira. Até o Dazaranha daria um banho, faria bom show, garantiu veio Atanásio, no alto de sua sabedoria, ao proferir que o público de Mariscal tá mais pro Dada que pra M&M.... então tá!
Digrátis
Mãe Jacira, que sempre é a última a falar, sugeriu: “bem que o prefeito Fabricio poderia cobrar gratuidade do aceso dos moradores de BC em Bombinhas, assim como o prefeito de lá cobra a “gratuidade” do atendimento no Hospital Ruth!”.
TV Câmara
Na Dubai brasileira, o vereador Omar Tomalih (PSB, por enquanto), mandou criar na TV Legislativa um projeto bacana que rola ainda, que é o Memória BC. Um programa onde personalidades da city são entrevistadas, contando sua história na cidade.
Memória
Já passaram pelo programa empreendedores da Dubai, historiadores, professores, representantes de entidades, uma pá de ex-vereadores de legislaturas que fizeram história na cidade e alguns ex-prefeitos.
Declinaram
Porém, segundo línguas afloradas, lá do bunker do bairro dos Estados, os ex-prefeitos Leonel Pavan (PSDB) e Edson Periquito (MDB) fizeram biquinho e não quiseram usar do espaço para contar suas histórias na Dubai. Nada a ver hein?
Novo
O vereador do PSB, Lucas Gotardo, tá de malas prontas pro Novo. Ele já anda participando de atividades do Novo inclusive. A ficha ainda não foi assinada, mas o guri deverá dividir o palco do Novo com personagens da política local nem tão novas assim, como Ney Clivatti, ex-diretor da Emasa do governo do Pirica.
Não conseguiu
O clima anda quente na capital do ultraleve, com relação ao PSL. O ex-candidato a deputado federal, Paulo Sérgio Feres Alves, o coronel Feres, teria deixado o PSL pra embarcar na sigla recém criada pelo presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil. Contudo, segundo os linguarudos de plantão, Feres não teria conseguido nem entrar em um grupo da nova sigla em Itapema. Sério?
Nem pra dublê, serve...
Circulou um vídeo, onde o ex-tudo, coronel atucanado Leonel Pavan, desaba ao descer uma estradinha em um morro. Para algumas bocas de caçapa, Pavan forçou a barra e meio que se jogou pra ir rolando e cair em uma ribanceira. Alembram que Pavan se ajoelhou durante a campanha pra limpar um bueiro, vestido com uma calça branca... Arreda, raça de infelizes, vocês não vão pro céu!
Não foi, mas recebeu...
As excelências excelentíssimas do outro lado da vala, por unanimidade, cassaram o mandato do vereador afastado por decisão judicial Valmir César Francisco, o Chero (PSDB), por ter acumulado um total de 24 faltas, extrapolando o limite permitido de ausências.
Mais de sete
Contudo, Chero não podia botar os pés no legislativo dengo-dengo, mas recebeu liquido, um mês sim e, outro também, o seu subsidio mensal de mais de sete mil e quinhentos reais (o valor bruto é de quase dez mil reales). Não trabalhou, mas continuou recebendo. Pracabá!
Sabatinado
O engenheiro Marcelo Salles deve ser sabatinado na sessão da piramidal casa do povo por ter sido indicado ao cargo de superintendente do Porto de Itajaí. Tudo bem que faz parte do que preceitua a Lei Orgânica do Munícipio. Mas, Marcelo saiu há pouco tempo e, está retornando. Entoncê...
