JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bombando
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), cansou de ouvir mimimi da oposição, e caiu na estrada mostrando ao povão tudo que vem sendo feito na city. Finalmente, VM cede às redes sociais e dá a cara a tapa confiante no trabalho que vem fazendo.
Muita coisa
Quem acompanha as redes do barbudinho não cansa de bizolhar “trocentas” obras e avanços pipocando por toda a city. Que o homem é trabalhador todo mundo já sabe, agora é esperar que o time do alcaide acompanhe o ritmo e ajude o homi a entregar isso tudo.
Calcanhar
O grande calcanhar de Aquiles do governo ainda é o Semasa. Quando não é uma buraqueira medonha abandonada pelas ruas, é água suja na torneira aos finais de semana. Na autarquia é um tal de empurra-empurra que dá nojo. Nesse fim de semana uma nota da empresa colocava a culpa nas obras da prefa. Não sabiam de nada?
Ajustes
Está mais do que na hora de o prefeito mexer nas últimas peças do seu time para a arrancada do pleito do ano que vem. Com uma agenda desse nível, VM precisa de ajustes finos na equipe e gente que pega junto dia sim outro também, sem descanso, como é o ritmo do líder maior.
Zoio
Outros que precisam ser melhores fiscalizados e enquadrados são os empresários que têm vencido licitações para entregarem obras ao povo peixeiro. Como a marca negativa sempre cai para os políticos, pouco compromisso se vê por parte dos empresários, que tem de fazer um bom trabalho, pois enchem o rabo de dinheiro. Quem pisar na bola tem que tomar na tarraqueta. A coluna tá bispando.
Asfaltaço
Perdigueiros da coluna alertam esse socadinho escriba que vem aí um tal de asfaltaço. O prefeito barbudinho quer entregar a partir de janeiro mais de 30 novos quilômetros de asfalto novinho, novinho pro povão. Só rezamos para que o Semasa não arrebente com tudo na mesma semana. Oh dor, oh vida!
Contra o tempo
Além da porrada de obras e ações, o barbudinho agora corre atrás para publicar de uma vez por todas o edital do transporte coletivo com uma série de inovações. Segundo os perdigueiros, o novo projeto de transporte teve que contemplar as viabilidades viárias e econômicas para que se pudesse atender bem a população peixeira e recuperar a credibilidade. Se tu diz, põe pra rodar barbudinho.
Foram pra Cuba?
Essa semana bateu e aprovou na piramidal casa do povo, a contratação de mais uma carrada de médicos pra city. Itajaí tinha perdido 16 médicos com o fim do programa mais médicos decretado pelo presidente Jair Bolsonaro. O prejú caiu no colo do babrbudinho que teve que se virar para arranjar bufunfa e repor os dotô nos postos de saúde.
Tem que respeitar
Transtornos existem porque não tem como fazer um omelete sem quebrar os ovos. Vamos seguir torcendo para que a cidade realmente dê um salto de qualidade para todos que aqui nasceram ou escolheram Itajaí para viver.
Itália
O vereador futebolista Níkolas Reis (Podemos), embarcou para o país da bota, onde junto com comitiva da nossa querida Univali vai participar de vários eventos, dentre eles um seminário, além de encontros institucionais entre reitores na Università degli Studi di Perugia (ã!?).
Convênio
O encontro na universidade italiana, segundo a excelência excelentíssima, visa fortalecer o convênio entre as instituições e os processos de internacionalização da Univali. Legal, ganha a produção científica da cidade e da região.
Quem banca?
Bocudos sopraram nozovidos desse socadinho escriba que quem ia pagar as despesas do passeio seria a piramidal casa do povo peixeira, ou seja, o suado contribuinte, mas Níkolas jurou de pés juntinhos que não.
Cogitou
Diz o futebolista que até chegou a cogitar, já que vai representar oficialmente a câmara e que Itajaí tem muito a ganhar, mas que preferiu bancar por conta as próprias despesas porque “o momento não é oportuno”. A coluna tá de zoio.
Aliança
O novo partido Aliança pelo Brasil, criado pelo presidente Jair Bolsonaro, dividiu o PLS em dois. De um lado Bolsonaristas e de outro Bivaristas que não quiseram embarcar na canoa presidencial, por algum motivo de desavença política com o presidente ou com os recrutas, digo, os filhos.
Vento
Na Dubai brasileira, onde a votação de Bolsonaro foi acima da média nacional, o novo partido também vem se destacando mais que o próprio PSL que elegeu Bolsonaro. Entre a juventude, um nome que tem sido ventilado, digo, visto com certa frequência, é o de Silas Ferreira, assessor da deputada estadual (“C” de encrenca), Ana Campagnolo.
Apoio
Na modesta opinião deste articulista, o nome que tem ecoado com maior força, é o do suplente de vereador Kaka Fernandes, que teve grande aceitação política, entre os empresários e a comunidade, na condução da casa Bolsonaro na Dubai, onde Kaka foi coordenador junto a um grupo de investidores que apoiaram o presidente.
Major
Apesar de estar bem alinhado com os apoiadores de Jair Bolsonaro, Kaka também tem buscado alinhamento com a executiva nacional, recentemente esteve conversando com o líder do a câmara Federal, Eduardo Bolsonaro, durante a visita do deputado federal no Sul da Santa & Bela Catarina.
Majoritária
Kaka ainda não definiu o passe, digo, o partido, mas tudo indica que deve ir com a nova aliança e pode voltar a ser um possível candidato na Majoritária, se o partido tiver candidatura própria e tudo indica que vai ter.
Em cima do muro
Fico aqui pensando com meus botões, qual o fim do docinho, ops, Marcelo Brigadeiro, que dizia que seria o candidato, mas “brochou” geral e nem vídeo tem feito. Será que docinho fica ao lado do presidente Bolsonaro ou do governador Carlos Moisés?
Hábil
Se Brigadeiro ficar na ala do presidente, por certo teria que entregar os cargos que indicou no governo da Santa & Bela, ou não? Deve ser por isso que o docinho tá mais quieto que criança com as fraldas cheias, pois na política, a briga é bem diferente do que no octógono, onde docinho, digo, Marcelo, tem maior habilidade.
Cadê a Autopista?
Faz meses que a entrada da BR-101, pra quem vai pra Penha, tá toda esburacada e a concessionária Autopista Litoral não se coça pra arrumar. O local tá infestado de buracos, colocando em risco os motoristas que trafegam por ali. Vamos acordar e arrumar!
Reclamações
No primeiro final de semana da cobrança do estacionamento rotativo, foi um Deus nos acuda na Dubai. Teve muita gente que preferiu deixar a caranga nos estacionamentos privados do que na rua e tudo por conta da dificuldade de operar a geringonça, digo, as máquinas, e baixar o aplicativo.
Alô, alô!
Imaginem um senhor com mais de 60 anos tendo que baixar app, não vai conseguir. A chiadeira nas redes sociais foi maior que o tempo que levaram pra colocar o rotativo em funcionamento, mas nas máquinas não existe nem um telefone de contato para tirar dúvidas frequentes dos usuários, tipo um “0800”... com ligação gratuita. Outras observações é de que os fiscais ainda não estão sendo vistos nas ruas, será que a empresa já contratou?
Praga do vice?
O encontro de Amigos que iria ocorrer, na última sexta-feira, na capital da pedrada, foi transferido para o próximo dia 23. A decisão se deu pela possibilidade de continuar chovendo - fez o maior sol. Os fofoqueiros dizem que foi praga do vice-prefeito Ramon Jacob (PSB), que não foi convidado... Qui coisa, meu povo!
Aqui não!
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-quero (PP), protocolou projeto pra que se proíba a concessão de diárias às excelências excelentíssimas quando estiverem dentro da Santa & Bela Catarina. Correto, afinal, tem vereador que vai até Brusque, Blumenau ou na capital manezinha, Florianópolis, e recebe diária.
Prestar contas
A prefa de Bombinhas tem o prazo de 30 dias para informar à dona justa sobre a comprovação da aplicação dos recursos arrecadados com a Taxa de Permanência e Agonia, ops, Preservação Ambiental (TPA) em ações e obras diretamente ligados à preservação do meio ambiente.
