JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Porto de Itajaí
Deu o maior rebuliço a notícia que circulou na imprensa de que o porto de Itajaí poderia ir a leilão no ano que vem. Quem só leu o título da reportagem se apavorou, achando que perderíamos a autoridade portuária. Mas quem ainda tem o bom hábito da leitura completa viu que se tratava do novo modelo de concessão, já bastante explicado pela prefa peixeira e pelo governo federal.
Em conjunto
Em entrevista ao DIARINHO, o superintendente do porto, Fábio da Veiga, destacou que o novo modelo de concessão tá sendo feito em conjunto com o ministério da Infraestrutura e com a secretaria Nacional de Portos, prevendo a contratação de um operador pros próximos 30 anos, como já tinha sido divulgado.
Estudos
Segundo o abobrão, a definição do novo modelo de privatização ainda não tá definido. Depende de estudos pra saber se será um modelo de arrendamento, leilão ou concorrência pública. Desta vez, como também já foi dito, toda a área operacional estaria na concessão, e não só os berços, como rola atualmente com a APM Terminals.
Gestão municipal
Fábio da Veiga ainda reforça o que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) sempre falou: seja qual for o novo modelo, será mantida a gestão pública e municipalizada do terminal, pro bem da cidade. A prefa tocaria serviços de segurança, meio ambiente e planejamento do porto, enquanto a empresa vencedora da concessão ficaria com a parte operacional.
Concurso público
Pra quem tá precisando de um trampo estável e com boa remuneração, a prefa de Itajaí divulgou três editais pra concurso público. Serão 87 vagas de nível médio e superior, com vencimentos que podem ultrapassar os R$ 7,5 mil ao mês. As inscrições tão abertas até 11 de dezembro e a expectativa é realizar a prova escrita no dia 19 de janeiro do ano que vem.
Trata de estudar!
As vagas são pra cargos diretos na prefa de Itajaí e também na fundação Genésio Miranda Lins e no instituto Cidade Sustentável. As inscrições custam 80 reales pra nível médio e 100 mangos pra nível superior. Mais detalhes você encontra no site itajai.sc.gov.br. Vale a pena cair de cabeça nos livros e estudar!
Univali e prefa
Muitas andorinhas cantaram nozovidos deste escriba temente ao Altíssimo expressando a belezura que foi o evento no último finde, no Rio Bonito-São Vicente. Nossa Univali e a prefa de mãos dadas com a comunidade.
Muitas ações
Enquanto a Univali mostrava suas potencialidades e realizava vários serviços relevantes para a comunidade, a prefa de Itajaí mostrava as várias obras em andamento naquela região, com investimentos na ordem dos R$ 50 milhões em benefícios do povão.
Evento disputado
Mesmo com a chuva ameaçando os bagrões que lá estavam, o povo se acotovelava para escutar os discursos do prefeito barbudinho Volnei Morastoni, e do reitor da Univali, Valdir Cechinel, o Sabiá.
Conclusão
No frigir dos ovos, o que afinal interessa é que, independentemente de ideologias e partidos, nossa universidade e a prefa peixeira consolidam importantes parcerias, que têm nossa gente como os maiores beneficiários. Parabéns às lideranças do paço da Vila Operária e da Univali.
PSB se apresenta
O partido da pombinha branca se apresentou com seu novo comando com o presidente da sigla na city peixeira, Abelardo Lunardelli, e o presidente estadual Adir Gentil. Participaram o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), partidários do PDT, PSD, DEM e Cidadania. PSB sinaliza que estará no projeto de reeleição do prefeito Volnei.
Tava lá
Até o ex-candidato a vice-prefeito, Artur Ama todo mundo de Jesus, compareceu ao encontro do partido da paz. Será que Artur, que tem um grupo forte no PSD (que tá inativo na city peixeira), vai abandonar a vereadora Célia Filha do Elói? Hummmmm...
Rejeitado
A sessão de Exame de Contas Eleitorais do Tribunal Regional da Santa & Bela Catarina emitiu parecer em agosto deste ano, pela desaprovação das contas de campanha para deputado estadual do ex-prefeito Edson Dias, o Periquito (MDB).
Comprovante
No parecer que foi encaminhado ao juiz relator do processo, a secretaria de Controle Interno e Auditoria, pede ainda que seja restituído o valor de mais de cinco mil reais, proveniente do fundo eleitoral e sem comprovante de aplicação corretamente dos recursos. O processo já foi enviado ao magistrado relator, Jaime Ramos, e em breve pode ser pautado em sessão TRE.
Desembucha JC
Acompanhe os vídeos do Desembucha JC, no site do nosso DIARINHO de todos os dias e, no YouTube de domingo a sexta-feira. E, o Blog do www.diarinho.com.br/blogdojc.
