JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nada de Progressistas
Ao que tudo indica, não procede a informação de bastidores de que o Progressista entraria no governo Volnei Morastoni (MDB) e ganharia a cadeira estofada do atual procurador geral Gaspar Laus. A mudança pode até ocorrer, mas seria por alguém extremamente profissional e técnico, e não por uma indicação política.
Tratativas
Os fofoqueiros de plantão garantem que o prefeito barbudinho, VM, tem conversado com ex-juízes e ex-desembargadores, do mais alto gabarito, e é muito provável que, no caso de mudança, assumirá a procuradoria um magistrado de extenso e invejável currículo profissional.
Pra melhorar
Os perdigueiros lascam ainda que, caso o prefeito de Itajaí opte pela mudança, Gaspar seria substituído por alguém que conhece tudo de leis, com autoridade e prestígio dentro e fora da procuradoria. O objetivo é integrar ainda mais a equipe, com um ex-magistrado conhecedor e de pulso firme pra agilizar e melhorar os trabalhos desenvolvidos pelo bom time de procuradores da prefa peixeira.
Reunião Progressistas
O diretório do Progressistas de Itajaí se reuniu na noite desta última segunda-feira, sob a presidência do vereador Progressista, o entisicado Fernando Pegorini. O intuito foi marcar a data da convenção da sigla para o dia 30 de novembro. Pegorini deu um show de equilíbrio e busca de união da sigla a chamar a convenção na hora certa para ganharem força para as eleições de 2020.
Conversas
Antes da reunião Pegorini teria feito uma peregrinação em lideranças do partido, inclusive buscando diálogo com o ex-presidente, o narigudo Tarcísio Zanelatto, aparando as arestas, rumo a união partidária. Poderão ter disputas à presidência no próximo dia 30 entre o narigudo Tarcísio Zanelatto e advogado João Paulo Tavares, porém o clima do momento é de união e composição.
Ordem na casa
A vereadora galega Jane Stefenn (Rede), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, quer regularizar os eventos e feiras temporárias. Ela protocolou um projeto de lei que será votado em duas sessões. Caso aprovado, seguirá para sanção do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen.
Outra tentativa
Esta é a segunda vez que Jane protocola o projeto. Em 2018, os vereadores votaram contra a ideia, principalmente, para resguardar a realização do Congresso de Gideões. Na ocasião, a CDL de Camboriú e a Acibalc manifestaram apoio pela aprovação da lei.
Motivos
A galega invocada explica que o projeto busca valorizar os empresários da capital da pedrada e fortalecer a economia local. Uma lei estadual similar, inclusive, já vigora para todos os municípios. “Estou tentando adaptá-la para a realidade do povo de Camboriú”, compartilha.
Descascando o porrete
A notícia de que a prefeitura da Mariscolândia tá preparando um leilão de imóveis da municipalidade deixou em alerta velhos e tarimbados políticos da terrinha. Desde o ex-prefeito Julcemar Coelho (MDB) até a sua ex-patroa, a dona Henny Heinneberg (que deixou o coelho no nome até hoje); Ferrão Vailatti, ex-PSD, quase no DEM, também tá chiando. E tudo a partir dos vídeos do Felipinho Schmidt (DEM), que tá dia sim e outro também tá descascando o porrete na proposta.
Pernilongo e gente chata
Do outro lado da trincheira, defendendo o leilão, tá a tropa governista. E até que tá tranquila, mesmo com a artilharia forte dos contras. Eduardo Bueno, o Duda (MDB), secretário de governo, gravou vídeo também, mostrando a rua Nereu de Assis, uma das que vai receber a graninha das áreas leiloadas.
Forte
Segundo Duda, o argumento do prefeito Aquiles da Costa é muito forte: há umas 40 áreas que não tem função social, não servem para obras públicas, só criam pernilongo e mato, além de agora chamar a atenção de gente chata.
Invasões?
Duda, no vídeo, defendeu que a prefeitura, com mais de 700 áreas atualmente, pode vender o que não interessa - até porque volta e meia negocia outras áreas em compensações - e transformar tudinho em drenagens, pavimentações e outras melhorias.
Pior melhor...
“Uma turma que tá aí, que já administrou a cidade, chegou a permitir invasões”, acusou, alegando que a galera da gestão atual quer mesmo é leiloar para levantar recursos. E que a chiadeira da oposição é o “quanto pior melhor”, já que não queriam essas obrinhas na Mariscolândia. E o pau segue pegando, sem aliviar!
Novela da reforma
O vereador presidente da casa do povo da Dubai Brasileira, Omar Tomalih (PL, por enquanto), esteve vistoriando as obras herdadas ainda da época do ex-presidente Roberto Bem Claro Júnior. Omar tá indignado com as cagadas feitas pela empresa contratada pelo serviço e promete botar a turma no pau.
