Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ganhou


Ganhou

Durante a semana o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ganhou mais uma queda de braço na luta pelo direito de concluir a tão sonhada via Portuária. Via que já foi do município e acabou federalizada e que 
parou ligando o nada 
a lugar algum.

Cedeu

Depois de muita luta, finalmente, o governo federal abriu mão da via e vai liberar os projetos executivos para que a prefa possa licitar e reiniciar a obra que deve tirar definitivamente os caminhões da Reinaldo Schmithausen e Caninana, levando os brutos por um acesso controlado ao porto da city peixeira.

Boa nova

Quem trouxe a boa nova ao prefeito foi o primeiro ministro do governo morastônico, Jean Sestrem, e o “mestre de obras” peixeiro, Auri Pavoni, direto do DNIT. O frenesi tomou conta dos dois que são vistos como tratores do barbudinho pela persistência e resolutividade. Acelera, Itajaí!

Agora vai!

Perdigueiros da coluna dão conta de que, finalmente, a prefa peixeira resolveu o impasse jurídico que bloqueou as obras do centro da city. O terreno que bloqueava a passagem da ligação da rua Uruguai com a Heitor Liberato vai ser liberado e o centro deve ganhar nova dinâmica com profundas e estruturantes modificações. Oxalá!

Timaço

O ano de 2019 parece estar sendo infinitamente melhor para o prefeito barbudinho, depois que ele acertou o time e ajustou o campo com a reforma administrativa. É flagrante que a cidade deu um salto de qualidade e o trabalho está chegando para
o povão.

Unidos

O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), e o vice-prefeito Elias Cabral (PSD), visitaram a choupana ontem. Emerson revelou que é pré-candidato à reeleição e que a chapa que venceu o pleito em 2016 continua com 
Elias de vice.

Pré-candidato

Na última semana a política navegantina ficou agitada por conta do anúncio de um novo nome pra prefa da city do outro lado da vala. Trata-se do professor universitário Elvis Roni Bucior, que filiou- ao PRTB, sigla do vice-presidente Mourão. Já tem gente dizendo que o homem vai dar trabalho.

Pau comeu

O caldo entornou na piramidal casa do povo peixeira na última sessão. Excelências excelentíssimas da oposição e até mesmo da base do governo malharam o pau na atitude da líder visceral Dulce Amaral (PR) e do bigodudo Laudelino Lamim (MDB).

Morrer na casca

Dulce e Lamim deram parecer contrário na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, fazendo morrer na casca o projeto de lei do atucanado Robison Coelho (PSDB) que isentava os microempreendedores individuais (MEIs) de todas as taxas municipais.

Picuinha

A proposta que beneficiaria cerca de cinco mil itajaienses tinha tido parecer técnico favorável da Procuradoria da piramidal, tinha o apoio, inclusive, de vereadores da base de sustentação do governo, e acabou barrada por picuinha política. Dulce e Lamim foram caceteados pela oposição e pela situação, sem contar o povão que 
está despejando adjetivos pejorativos na dupla nas redes sociais.

Isso é motivo?

O que tem chamado atenção é a alegação do bigodudo Lamim para ter assinado o parecer contrário ao projeto que isentava os MEIs. Diz ele que foi contra porque não teve tempo de analisar a proposta. Vale lembrar que o projeto foi protocolado na Câmara em fevereiro, ou seja, sete meses atrás.

O projeto

O projeto do tucano alterava uma legislação municipal para adequar as normas peixeiras à legislação federal. Desde 2014 há o entendimento da união que os municípios devem isentar os Microempreendedores Individuais de todas as cobranças de taxas.

Vai recorrer

Porém, para entrar em vigor, a norma precisa passar pelo aval das câmaras municipais. O que foi melado esta semana em Itajaí. Coelho já avisou, através de suas redes sociais, que vai recorrer da decisão.

Povo não aceita

Barrando o projeto que beneficiaria o povão, Dulce e Lamim atiraram no próprio pé. Isso porque o eleitor não quer saber quem é o pai da criança. Quer mesmo é ver a coisa funcionar e vai cacetear quem insistir em fazer a velha política da picuinha e politicagem. Oh, dor! Oh, vida!

Cidadania

O partido Cidadania foi lançado do outro lada do vala, em Navega-City. Alexandre Fagundes é o presidente. Uma renca de outros partidos, sendo que o MDB é o principal deles, se bandeou para a sigla do número 23.

Apresentar

O evento serviu pra apresentar o partido à comunidade, suas ideias e a Executiva da sigla, composta pelos seguintes membros: Alexandre Fagundes – Presidente; Mayco Vieira – Vice-Presidente; Arnoldo Bento – Tesoureiro; Joni Miranda – Tesoureiro Adjunto; Sérgio Trimmer – Secretário; Sueli Couto – Secretária-Adjunta; Audi Clenio – Presidente do Cidadania Jovem; Vilma Bernardes – Presidente do Cidadania Mulher.

Abobrões

Uma pá de abobrões prestigiou o lançamento da Executiva do Cidadania: o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, o vereador Cirino Cabral, o Cirinho Malvadeza, os secretários de Turismo e Assistência Social, Gleydson Henrique Cassiano e Maria José Flor, respectivamente, os ex-prefeitos de Navegantes, Aderbal Ramos Cabral e João José Fagundes, e o ex-vereador Joel Couto.

Zarpar

Vários políticos com mandatos que estavam presentes ao evento do Cidadania de Navega-City aguardam a janela do ano que vem pra entrar na sigla. O MDB é um deles que pode perder membros, como o Cirininho Malvadeza. Hummmmm...

Big brother

Sessenta e três câmeras bizolhudas de monitoramento foram lançadas ontem na Dubai brasileira, a maioria já está funcionando, algumas até com reconhecimento facial – inclusive um malaco já foi guentado por uma delas.

Integração

As novas câmeras são parceria do município com a polícia Militar, numa união das forças integradas de segurança que atuam na cidade juntando homens da secretaria de Segurança de BC, PM, Civil, Bombeiros, IGP e Consegs. Um modelo a ser copiado, diga-se de passagem.

Inova BC

Também lançado em Balneário Camboriú o programa Inova BC que terá reuniões, encontros e workshops juntando as cabeças que tratam da Nova Economia na Dubai brasileira em torno de um novo marco legal para fomento das atividades de inovação na city.

Lei da Inovação

A previsão é a formatação de uma lei de Inovação para a cidade até fevereiro do ano que vem. Segundo sabichões do setor, um golaço do prefeito pop star Fabrício Oliveira, que busca promover na cidade um setor que produz mercadorias e serviços com alto valor agregado, emprega muitos jovens e paga salários bacanas.

Doentes renais

Avançou na leleia projeto de lei que equipara os doentes renais crônicos às pessoas com deficiência para o preenchimento das vagas legalmente reservadas a este segmento da população no âmbito da administração pública estadual. O PL, de autoria do deputado coronel Mocellin, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Inclusão social

Segundo ele, a matéria tem a intenção de promover inclusão social e dar mais dignidade a este grupo. “A vida de um doente real crônico não é nada fácil. São de três a seis sessões de hemodiálise por semana e inúmeras outras limitações na vida e no mercado de trabalho em razão dos problemas de saúde”.

Monotonia

A prefa da Dubai brasileira teve tanta pressa em entregar a obra do novo molhe da Barra Norte, que acabou sisquecendo que uma obra é feita em partes e que que após a colocação das pedras, há uma outra licitação para a urbanizar o local.

Vácuo

Segundo uma fonte deste pançudo escriba, foi até pedido para que a empresa responsável pela obra que diminuísse o ritmo, de forma a não deixar aberto um vácuo tão grande entre a obra pronta e acabada, mas o cronograma foi cumprido à risca para não dizerem ou até contestarem judicialmente, que a culpa pelo atraso foi da empresa.

Quase

Agora a obra está ‘pronta’ em partes, aguardando uma nova etapa e certamente até a câmera bizolhuda para monitoramento da obra deve estar uma monotonia só. Já não se justifica mais nem o seu custo de manutenção, se é que ainda está no ar. Né?!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

31.12.2025 | Uma pausa consciente para atravessar o tempo

Espaço Saúde

31.12.2025 | Uma pausa consciente para atravessar o tempo

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.