JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Caiu
Sandra Regina Ávila não é mais a secretária de Saúde da prefa peixeira, desde a manhã de ontem. Quem assume o cargo é Emerson Duarte que é advogado e sabichão em Gestão de Saúde Pública. Emerson já foi secretário da pasta e retorna. A coluna sinalizou há algum tempo problemas no setor e cantou a pedra no finde de que haveria mudanças.
Reclamação
Os linguarudos de plantão assopram que a queda da bagrona se deu por conta da reclamação de barnabés com a sua atuação. Quando Emerson assumiu o comando da secretaria, em outubro do ano passado, Sandra era adjunta na Saúde.
Top
Tudo bem que Emerson é considerado top, mas já esteve no comando, prometendo uma gestão humanizada do servidor com reflexo no acolhimento à população. A Saúde é um saco sem fundo, um problema que, aparentemente, nunca tem solução. Daí, que não se sabe se colocar um gestor que acabou de estar na cadeira vai resolver.
CIS
O Centro Integrado de Saúde (CIS), que fica no antigo Vassourão, é uma vitrine do governo na área da saúde. Quase que um mini hospital. Contudo, precisa melhorar e muito. Ontem, tava socado. Com apenas um atendente, em vários momentos as filas eram penosas, com as pessoas esperando de 15 minutos a mais de meia-hora só pra marcar o nome.
Melhorar
A fila do CIS, ontem, acomodava pais e mães com crianças de colo. Idoso com uma série de problemas de locomoção. E, aparentemente, os médicos que atendiam estavam em um número reduzido. Porque entre registrar o nome, esperar pra ser chamado pra classificação de risco e, efetivamente ser atendido (tinha, levava horas.
Fazer
“Nosso maior objetivo é fazer uma gestão humanizada no tratamento ao servidor, para que isso se reflita na população. Também vamos focar na melhoria das estruturas das unidades de saúde e na aproximação com o controle social. Queremos fazer uma gestão participativa e unida”, pontuou o bagrão da Saúde, Emerson, em outubro, quando assumiu o desafio.
Coço
Daí, que coço o cocuruto devastado pela idade, imaginando, se não estou trocando seis por meia dúzia. Até porque se Emerson assumiu e foi apeado do cargo... A não ser que Emerson esteja assumindo o comando de forma interina e, o governo, logo, logo vai se coçar pra assumir de fato e de direto a Saúde.
Pulso firme
Quem sabe o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) não passe a despachar lá da secretaria de Saúde, bem pertinho da realidade e das situações cotidianas que o setor necessita. Com enfrentamento e pulso firme?
Paulinha se manifesta
A deputada bonitona Paulinha da Silva (PDT), em manifestação, disse que não existe nenhuma investigação por parte da polícia Federal, em curso, relacionada ao seu nome durante a passagem como diretora de Qualificação do Ministério do Trabalho. Leia no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Se lançou
Perdigueiros da coluna contam que durante a visita do vice-presidente nacional do PSB e o presidente estadual do partido da pombinha branca, Adir Gentil, ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni, o superintendente da (a) Fundação de Esportes Paulo Maes, se lançou pré-candidato a vereador pra sentar os glúteos numa cadeira estofadinha da piramidal casa do povo.
Mora lá
Paulo Maes é filiado ao partido da pombinha branca. O problema é que, segundo os linguarudos de plantão, ele (Paulo) citou o apoio de um forte empresário da Dubai brasileira. Contam que Paulo mora em Balneário Camboriú e se não seria mais sensato ser candidato pelas bandas de lá da Osvaldo Reis. Credo, vocês não vão pro céu, seus bocudos!
Carreteiro do Novo
Dante Gervasi e o Jefferson Espindula deram um rasante pela choupana do socadinho escriba, ontem. A dupla passou pra convidar para o 1º Carreteiro do Novo, que acontece no próximo sábado, das 11h às 14h, na sociedade Fazenda da praia Brava, na city peixeira. Compra do ingresso somente pelo site https://novo.org.br/detalhes/?id=2579.
Pediu o boné
O diretor de esporte comunitário e lazer da Fundação Municipal de Esportes (FMEL) da city peixeira, Mauro Rosenau, assinou um ofício colocando o cargo comissionado à disposição do prefeito. O documento elenca uma série de motivos pra saída.
Motivos
Falta de apoio, cancelamento dos jogos da cidade, falta de pagamento para professores auxiliares do Programa Itajaí Ativo, falta de equipe e respaldo foram alguns dos motivos elencados pelo então bagrinho da FMEL.
