JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Marejada e meio ambiente
A Marejada 2019 vai rolar de 8 a 20 de outubro e já tá cercada de grande expectativa. Após o prefeito Volnei Morastoni (MDB) deixar a festa do pescado muito mais bonita e organizada nas últimas duas edições, novamente em outubro e usando o Centreventos como palco principal do evento, a novidade será a estreita relação com o meio ambiente.
Sem plástico
A Marejada, que contará com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente, não terá o uso do plástico descartável. A parceria foi alinhada pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, em Brasília.
Referência
O copo retornável, sucesso na última edição, permanecerá. E dessa vez até os itens da área de gastronomia serão todos de papel ou de madeira de reflorestamento. Uma bela iniciativa, que coloca a Marejada e Itajaí como exemplo nacional.
Com a criançada
Enquanto a Marejada não começa, os mascotes já estão batendo perna e divulgando a festa. O Marejão e a Marejoa têm percorrido as unidades de ensino peixeiras, pra alegria da criançada que adora a visita dos peixes mais famosos de Itajaí.
Hercílio Luz
O prefeito Volnei Morastoni (MDB) caminhou na manhã de sexta-feira pela Hercílio Luz. Mesmo com chuva, o barbudinho botou as equipes de urbanismo e obras pra ouvir os anseios de comerciantes e moradores da city peixeira.
Revitalização
Volnei se comprometeu a realizar pequenas obras pontuais, a pedido dos comerciantes, e também anunciou que sua equipe vai elaborar um projeto de revitalização da Hercílio Luz, pra ser debatido e apresentado ao povão.
Reconhecimento
O prefeito foi muito bem acolhido pela comunidade. A população tem reconhecido o esforço de Volnei em realizar uma série de obras em Itajaí, ainda mais nesses tempos de crise em que os governos federal e estadual só dizem que não têm dinheiro.
Não gostaram
A foto da coluna revelando o encontro de lideranças partidárias com o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), tendo o Jorge Andrade, o Jorge Negão, devotando apoio ao governo e a reeleição, teria desagradado o Cidadania. E foi pauta da reunião da sigla.
Birrento
Perdigueiros da coluna afirmam que Jorge já é PSB. Acontece que não teria se desfiliado do Cidadania, que continua governo. Ou não? A sigla segue comandada pelo vereador birrento Fabrício Marinho.
Pombinha branca
A informação que pipoca é que Jorge pode ser o novo presidente do partido da pombinha branca, o PSB. Já o Cidadania teria convidado Jorge, entre outros nomes a se desfiliarem e seguir seu rumo. Qui coisa, meu povo!
Agora...
...porque será que o suposto apoio do Cidadania ao governo do paço da Vila Operária teria incomodado? As línguas frouxas detonam: não são governo? Não tem cargos? Ou seria uma questão de ego? De gente que só pensa em si e, não no partido, debulham? Arreda, raça de infelizes!
Jane prefeita?
A vereadora galega Jane Stefenn (Rede), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, assumiu a sua pré-candidatura à prefeita. A vereadora quer sentar os glúteos na cadeira ocupada pelo atual prefeito, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Espalhou
Jane fez questão de espalhar por aí a capa de um jornal local, com a manchete de que quer ser a futura manda chuva de Camboriú. A galega quando esteve na choupana pra marcar presença na Gororoba, já tinha aventado ao socadinho escriba a possibilidade de uma candidatura à majoritária.
Apoio
Dizem os linguarudos que Jane ainda tem tentáculos no paço de pedra, mesmo depois de se tornar oposição, demonstrando que o prefeito médico, ou é inocente ou acredita em Papai Noel. Ou, então vai dar apoio à candidatura da galega que já esteve perfilada ao seu lado.
Trava tudo
Uma das cadeiras de abençoados e indicados por Jane, segundo a raça da língua solta, seria a chefona do meio ambiente. As bocas de caçapa lascam que a mulher trava tudo que é projeto, sendo um dos motivos de maiores críticas ao governo do homem de jaleco. Alvará, arrozal, tudo. Dizem que nunca foi tão difícil trazer um empreendimento para o município.
Pediram a cabeça
Dizem que há muito já pediram a cabeça da chefona. Arrozeiros fizeram reunião com o prefeito Elcio e nada do chefão do Executivo se coçar. Parece que a mulher seria um dos maiores motivos da oposição ser oposição.
Falta de pulso?
No entanto, apesar de levar pedrada e de ser ligada diretamente à bocuda Jane, o prefeito Élcio banca a chefona do meio ambiente. Por isso, os linguarudos perguntam: ou Élcio vai apoiar Jane ou acredita no veio Noel e que ele desce pela chaminé na noite de Natal.
