Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Extremismo


Extremismo

Coluna do JC

Analistas sabichões de plantão alertam para o extremismo da oposição peixeira quanto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte coletivo na piramidal casa do povo. Os mesmos afirmam que é o uso de um dispositivo legítimo e importante, mas a serviço de campanha eleitoral antecipada e vingança pessoal. Credo!

Democrático

Já os palacianos seguem quase na mesma linha, afirmando que o prefeito barbudinho teve a coragem de romper com 50 anos de desgaste da empresa substituída e foi democrático para ouvir todos os lados - principalmente o lado que mais interessa e é importante: o do povão que embarca nos busões-, enquanto constrói uma solução definitiva para os próximos 20 ou 30 anos.

Especialistas

A contratação do Labtrans para o levantamento e construção de um projeto foi eficiente, mas o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) não busca só eficiência econômica, mas eficácia no atendimento.

Atendimento

É óbvio que quando se administra um município, não se pode apenas contemplar a questão econômica, mas o atendimento satisfatório da população da city peixeira que só faz crescer e com esse crescimento vem um catatau de problemas e uma porrada de dificuldades.

Especulações

Dizem ainda os palacianos que o burgomestre VM tá tranquilo quanto as intenções e responsabilidade. Questões técnicas que não atendam a sociedade serão debatidas e pontos de convergência serão encontrados, lascam nos sensíveis zovidos do escriba.

Resolver

Um prefeito é eleito para resolver a montanha de problemas, situações e encaminhar melhorias e avanços atrás de soluções. E isso independente da ansiedade eleitoral de alguns doidos pra sentar na cadeira. Muitos nem aí pra cidade, mas com projetos pessoais de poder.

Com o povão

A dívida do prefeito eleito pra governar uma cidade é com o povão (nesse caso do transporte público, o mais importante de todos, pois tem necessidade de se deslocar, principalmente na ida e vinda do trampo diário). Além disso, mudar a vida das pessoas requer muito mais do que a superficialidade de argumentos sem a carga da realidade.

Tem mais

Além de todos os estudos técnicos dos sabichões, os ansiosos terão que esperar mais um pouco para verem publicado o edital de contratação do novo sistema de transporte coletivo, pois segundo os perdigueiros da coluna, o governo estará lançando nos próximos dias o sistema de consulta pública ‘Itajaí Decide’ que vai colher as opiniões finais de mobilidade diretamente da população.

Bem feito

Quem conhece o alcaide barbudinho sabe que quando ele mete o dedo quer bem feito e as pressões eleitoreiras de alguns, não farão ele recuar. Perdigueiros afirmam que diante de tudo que pipoca sobre o assunto mobilidade o prefeito tem dito que realizar sonhos é bem mais difícil do que simplesmente sonhar, mais ainda quando o sonho é dos outros.

Desafio

Diante do que pensa e age o barbudinho, analisando-se de maneira a contribuir de fato com a coletividade, quem sabe se o prefeito não desafiasse a oposição a ao invés de instalar uma CPI, instalasse uma audiência pública para discutir com o povão na linha democrática? Seria uma solução interessante ao povo e não ao palanque eleitoral de alguns.

Oh, dor!

A Moção de Repúdio contra o deputado estadual, Ivan Naatz (PV, por enquanto), assinada por sete prefeitos da Amfri, incluindo o presidente, o pop star, Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), repercutiu no finde. A bronca da prefeitada foi por conta de falas de Naatz, insinuando coisas feiosas contra a Amfri, na audiência Pública, em Navega-City, sobre a travessia entre Itajaí e Navegantes.

Saúde em colapso

Ainda sobre a reunião da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), na última sexta-feira, a prefeitada tá cuspindo marimbondos vivos, com o governador Carlos Moisés (PSL). A questão da saúde foi debatida e é consenso que todo o sistema está entrando em colapso. O governo do estado não se coça pra agilizar recursos pra atender a demanda dos municípios e da população.

Bronca

Os prefeitos querem que o governo faça e cumpra com a sua parte. Na reunião, por exemplo, estava a diretoria do hospital Marieta Konder Bornhausen que, aos trancos e barrancos, acaba se virando nos trinta pra dar conta de atender toda a região. E o governo do estado ajuda. Ajuda, sim. Mas, muito pouco...

Documento

Os prefeitos da Amfri devem redigir um documento pra entregar ao governador para que se conscientize e venha a cumprir com a sua parte na importante questão da saúde. Querem um audiência zoio no zoio com o Moisés pra discutir a saúde. E os prefeitos estão falando em vidas, que se não tiver recursos, correm sério riscos. Isso pra ser simplista.

Cara de paisagem

Itajaí, por exemplo, se for depender da boa vontade do governo do estado no que tange cuidar da saúde da população, tava f... e mal paga. Grande parte das ações são feitas com recursos próprios da prefa peixeira. E o governo do estado faz cara de paisagem...

BC

O plano Diretor de BC precisa ser revisado. É urgente melhorar os canais para o futuro. Em 2007-08 foi criado o sistema viário e a política de mobilidade, desde a Martin Luther e a avenida do Estado Dalmo Vieira, até a necessidade de uma nova avenida entre a Quarta e a Marginal. Está tudo lá. E quem também estava lá era o Auri Pavoni.

Muitos interessados

Auri está sendo convidado a ingressar em alguns partidos para concorrer a prefeito. Auri é um homem experiente, que não compra briga, mas não abre mão de desafios. Costuma dizer que projeto bom é aquele que sai do papel. Balneário Camboriú passou por grandes transformações urbanas desde o governo Spernau e Auri estava lá. Em Itajaí, a cidade passa por uma grande reformulação urbana e Auri está lá.

Crise e planejamento

Todos sabem que com a crise econômica as coisas ficam mais difíceis. É o momento de olhar para dentro das prefas e diminuir os custos ao invés de aumentar impostos. Isso sem deixar de investir nas cidades. Se há muito a fazer experiência vale muito. O desafio é para todos e a condição de cada um vai fazer diferença ali na frente. Mais planejamento, menos riscos.

Na disputa

A disputa tá grande na casa do povo da Dubai brasileira pelo almejado título de “rei das diárias”. O título que vem sendo ostentado pelo vereador Roberto Bem Claro de Souza (MDB), pode ser abocanhado por Joceli Nazari (Cidadania) e David La Barrica (PSB). A disputa é ferrenha. As excelências excelentíssimas são um páreo duro.

Pracabá

A última façanha contou com a presença do presidente da casa do povo, Omar Tomalih (PSB, por enquanto), que junto ao Joceli e David, foram até a capital federal, Brasília, entregar um documento (que poderia ser encaminhado até por zapzap) pra deputada Carmem Zanotto (Cidadania). A façanha custou R$ 15 mil aos cofres públicos. Phode?

Não pode

Fontes do paço dengo-dengo do outro lado da vala, assopram que tem tudo para o Fernando Dantas, o Fernandinho Fogueteiro, ser exonerado do cargo pelo prefeito cabeça lustrada Emilio Vieira (PSDB). Tudo porque Dantas é inelegível até 2022. E, também, porque uma lei municipal veda a contratação. Ai, ai, ai que dor!

Na fama

Os linguarudos de plantão alardeiam que o presidente da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o Zeca Mandão, ops, Simas (DEM), vai fazer um evento do dia da Independência e convidou o coronel, chefão da Polícia Rodoviária Federal, Evaldo Hoffman, pra uma palestra. Lascam que Zeca quer surfar na boa fama de Evaldo.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.