JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Moção de repúdio
Coluna do JC
O presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB); Leonel Martins (PSDB), de Piçarras; Paulo Dalago (DEM) de Bombinhas; Aquiles da Costa (MDB) de Penha; Emerson Stein (MDB); Joel Soares (PSDB) de Ilhota; Volnei Morastoni (MDB) e o vice de Itapema, João Emmel (PDT), assinaram uma Moção de Repúdio contra o deputado verdolengo Ivan Naatz (PV).
Bronca
A prefeitada da Amfri não gostou das falas do Naatz, na Audiência Pública promovida pela leleia, do outro lado da vala, em Navega-City, que discutiu a travessia do rio Itajaí-Açu. Naatz teria feito comentários que insinuaram práticas impróprias por parte das Associações dos Munícipios da Santa & Bela Catarina.
Insinuou
Naatz, em entrevista à rádio Menina FM, insinuou que a Amfri recebeu verbas para elaboração do projeto de uma ponte sem nunca tê-lo entregue. O que a entidade desmente, pois afirma que nunca recebeu qualquer recurso de esfera municipal, estadual ou federal nesse sentido. Qui coisa, meu povo!
Pegou fogo
A última sessão da piramidal casa do povo pegou fogo. O suplente de vereador pelo PSDB, Claudio dos Santos, usou a palavra para acusar o partido de impedir que ele continuasse por mais 30 dias. Claudinho estava no lugar do teacher Acácio da Rocha, atualmente no DEM.
Mais 30
Condenado em segunda instância, Acácio pediu novo afastamento da piramidal por mais 30 dias, possivelmente para evitar o desgaste. E esse pedido fez com que Claudinho sonhasse em permanecer com os glúteos na cadeira estofadinha.
É o quinto
Ocorre que Claudinho é apenas o quinto suplente do partido. E antes de assumir pela primeira vez, ele assinou um acordo junto aos demais suplentes, combinando o rodízio de forma escalonada e com previsão de datas e tudo mais.
Falou...
Na sessão da última quinta-feira, ele usou a tribuna para avisar que estava saindo do PSDB e acusou o líder do partido, vereador Robison Coelho, e seu chefe de gabinete de terem conspirado contra a sua pessoa, o impedindo de ficar por mais 30 dias na piramidal. Pra ficar ainda mais feio, Claudinho falou, falou e depois saiu da sessão.
Não ouviu a resposta
Sem dó nem piedade, o vereador Robison Coelho deu no meio do colega. Calmamente, Coelho explicou que os três vereadores eleitos pelo partido fizeram um acordo de ceder três meses de mandato para os suplentes. Por ter menos votos que os demais, outros quatro suplentes de vereadores teriam prioridade para assumir antes de Claudinho.
Justo é justo
“Na frente dele existe o Gilberto, o Marquinho e o Raimundo que têm mais votos”, explicou, lembrando que todos, inclusive o Claudinho, assinaram o acordo do rodízio. “Não se pode passar por cima dos outros”, lascou.
Poucos
Verdade seja dita, o PSDB é um dos poucos partidos da city peixeira que respeita os suplentes e faz os rodízios. Nada mais coerente e justo, já que ninguém se elege sozinho. Ficou feio pro suplente e agora ex-tucano, que perdeu a chance de sair da piramidal mais forte do que entrou.
Mudou rápido
O mais engraçado é que, ao assumir a cadeira estofada 30 dias atrás, Claudinho era só elogios ao PSDB e a oportunidade de ser vereador por um tempo. Agora, ao não conseguir passar os demais colegas suplentes pra trás, o partido já não presta. Que feio!
Engrossar o caldo
Pra engrossar o caldo da sessão, o atucanado Robison Coelho falou nos microfones o que tem circulado com frequência nos bastidores da piramidal: que tem assessor que mal comparece ao trabalho porque mal recebe o salário.
Rachadinha
Os bagrinhos estariam rachando seus salários com as otoridades. Empolgadão, o vereador chegou a propor que as pessoas que sabem desse tipo de irregularidade desembuchem para, quem sabe, ser instaurada a “CPI da rachadinha”.
Sacanagem
Vira e mexe essa história nefasta de que tem excelência excelentíssima que papa boa parte do salário de assessor, vem à tona. E, não só na piramidal, mas em outros legislativos do sul do mundo. Uma vergonheira se tal coisa acontece.
Aplicativos
O prefeito Fabrício Oliveira apresentou aos seus colegas prefeitos, na assembleia da Amfri, ontem, juntamente com o secretário de (In)Segurança Davi Queiroz, a proposta de regulamentação do serviço de aplicativos na região. O objetivo, segundo o pop star, é trazer oportunidade e renda aos motoristas de aplicativos e segurança aos usuários.
Bem encaminhado
Um modelo de legislação foi apresentado aos prefeitos e, também, aos motoras da região, que participaram da assembleia. A prefeitada presente vai discutir para quem sabe aprovar a iniciativa em forma conjunta. Então tá.
Pegando fogo
Enquanto isso, nos bastidores da proposta de CPI da Transpiedade, que foi protocolado na última quarta-feira, na piramidal casa do povo, a coisa tá pra lá de feiosa. A rádio corredor canta para este pançudo escriba que o homem de Shalom, Nelson Abrão, assessor especial do paço, estaria querendo impedir o prosseguimento da CPI da Piedade.
Retirar
Os bocudos alfinetam que o Shalom juntamente com a líder do Governo, vereadora Dulce Amaral (PL) teriam cercado o vereador Claudinho, ex-PSDB, no início da sessão pedindo que o mesmo retirasse sua assinatura do requerimento de CPI.
Não retirou
Após conversa com o suplente de vereador Claudinho, o homem de Shalom estaria espalhando que o ex-emplumado ia retirar sua assinatura, o que até o final da sessão não aconteceu, pois Claudinho é morador do Santa Regina, área com maior problemática do transporte público.
Questão de ordem
Enquanto isso um dos proponentes da CPI da Piedade, o entisicado Fernando Pegorini, levantou questão de ordem solicitando ao presidente Murilo Pereira, o Milrilio (PP), que fizesse a leitura do Requerimento da o plenário.
Acatou
Pegorini insistentemente reiterou o pedido de leitura, em plenário, até que o presidente acatou seu pedido já que foi um equívoco da secretaria Geral da piramidal, reconhecido pela própria procuradoria da casa.
Reunião
Na mesma tarde, na piramidal, após o requerimento de CPI ter sido protocolado no dia anterior, foi marcada reunião do Instituto Labtrans e técnicos da secretaria de Urbanismo com os vereadores para apresentação do projeto de transporte público.
Lá na frente
E, pasmem, o diretor da secretaria de Urbanismo teria afirmado que, em pelo menos quatro oportunidades na reunião, que a licitação e a implantação daquele modelo seria na próxima gestão. Jesuiissssss!
Desmentiu
O laboratório Labtrans desmentiu a prefa peixeira. Disse que entregou os resultados no final de junho deste ano, inclusive com editais de licitação prontos. Diz que fizeram um projeto que estava apto a passar pelo Tribunal de Contas, e que a prefa entendeu que deveria fazer um projeto totalmente diferente.
Desejo
Assim realizaram aditivo para fazer daquela forma, conforme desejo da prefa com mudanças do Plano Diretor, o que tanto a equipe da secretaria de Urbanismo tanto Labtrans deixaram claro que será difícil convencer o Tribunal de Contas, mas não seria impossível... Ui!
Nulidade
Na tarde de ontem, o homem de Shalom voltou a agir pra derrubar a CPI, desta vez afirmando que o ato do presidente da piramidal não se revestiu de formalidades regimentais e, por isso, teria que realizar recurso para declaração de nulidade.
Num cola
Sabichões do direito e conhecedores do regimento interno da piramidal interpretam que é uma fala sem conhecimento do regimento, tudo porque a leitura de tal requerimento não é formalidade regimental.
