JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Guto Prefeito
Amigos próximos do ex-vice prefeito de Itajaí, Guto Dalçoquio, têm defendido a ideia de o empresário voltar a se dedicar também à política, e apostam numa candidatura a prefeito para unir a oposição e apresentar um nome de peso e com experiência para o paço municipal.
Não desdiz
O mais interessante da estória é que quando questionado, Guto não estaria desdizendo seus entusiastas, e fala até em projetos que teria para melhorar a gestão da cidade, tudo com base na sua passagem pela vida pública e sua vida inteira dedicada a atividade empresarial.
Podemos?
Para esse escriba, tanto o presidente de honra estadual do Podemos, Paulinho Bornhausen, como o presidente municipal, futebolista Níkolas Reis, já haviam dito que o que não querem no partido é “tranqueira”, e que tem várias opções de bons nomes para disputar a prefeitura. Será que Guto já estava no radar da dupla?
Guto e Lapa
Nesses tempos do povão cobrando o fim dos conchavos, e com a provável filiação do vereador bonzinho Edson Lapa ao partido, o Podemos poderia ter candidato a prefeito e a vice com uma chapa muito competitiva que mudaria todo o cenário de 2020. É pagar para ver.
Segurança
É unânime na cidade a opinião de que o ex-delegado regional Rui Garcia melhorou as coisas na secretaria de (In)Segurança na city peixeira. Mas, como nem tudo é perfeito, também segue praticamente unânime o descontentamento da equipe com o coordenador da Codetran, Robson Costa.
Não muda
Os bocudos da pasta lascam que Robson não muda. Continua trabalhando pra si mesmo, sem espírito de equipe e até mesmo desrespeitando os próprios profissionais da Codetran, que não estariam mais suportando o jeito de agir do chefe do trânsito.
Vias de fato
Dizem que o ambiente é tão ruim, que já rolou bate-boca feio e, se o ambiente por lá continuar assim, pode ter até gente partindo pra ignorância e pras vias de fato com o chefão da Codetran. Ai, ai, ai, que dor!
Não conhece
Se não bastasse todo esse perrengue, ainda dizem lá pelos lados da (In)Segurança que Robson não conhece nada de leis de trânsito e faz as coisas como dá na telha, da sua cabeça, sem consultar seus superiores, no caso o próprio Rui e também o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Falta de opção
Os fofoqueiros garantem que Robson só se mantém no cargo ainda por falta de uma boa opção pro seu lugar. Mas, convenhamos, se isso tudo realmente tá rolando, já passou da hora de consertar as coisas por lá. Até porque, no final, quem sofre com os perrengues no trânsito é o povão itajaiense.
Semana corrida
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) deu um corre nas diversas questões que vieram à tona na Dubai brasileira na semana que passou e deixou clara sua marca pessoal de posicionamento firme e de abertura para o diálogo quando é o caso. A semana não foi fácil, mas o resultado foi bem positivo para o pop star.
Armadilha
O assunto da semana foi a tentativa, por parte dos vereadores Leonardo Piruka (PP) e Lucas Gotardo (PSB), de acabar com a lei que torna mais rígida a fiscalização sanitária na cidade e que veio de um posicionamento pessoal de Fabrício em relação à preservação do meio ambiente e despoluição dos rios da cidade.
Tiro no pé
As excelências excelentíssimas usaram síndicos de prédios da Dubai brasileira como massa de manobra para criar um fato político que as mídias sociais caíram de pau execrando. Baita tiro no pé.
A lei se mantém
Fabrício se posicionou contra a revogação da lei e, com os ânimos mais serenados, os síndicos se reuniram com o chefão da Emasa, Douglas Beber, e chegaram a um acordo que propõe melhorias na regulamentação sem que seja afetado o espírito da lei, qual seja, a auto fiscalização em prol do meio ambiente. Encontro na próxima quinta vai alinhar os detalhes que serão levados para o prefeito.
Fundações
Outro golaço do pop veio de reunião com atletas e artistas na sexta-feira, em que reivindicavam a manutenção das Fundações de Cultura e do Esporte no corpo da reforma administrativa que Fabrício enviou à câmara.
Manteve
No encontro produtivo, o pop star determinou a manutenção das fundações sem que isso represente grande alteração na reforma que vai gerar economia de cerca de R$ 10 milhões ao ano aos cofres da viúva. Show.
Legislação regional
Pra completar a semana, Fabrício se reuniu com motoristas de aplicativos em seu gabinete e propôs levar para a próxima reunião da AMFRI a proposta de uma regulamentação regional para a categoria, uma ideia muito boa que vai alinhar a legislação por aqui e proteger e garantir emprego e renda para os motoristas que atuam nos municípios da região. Quer melhor?
Não tá enxergando?
Os linguarudos de plantão lascam que na capital do marisco parece que bateu a cegueira no vereador Silas Renato Antonietti (PSD). Ele que foi diretor de obras no governo do ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), tem usado a tribuna da casa do povo papa-marisco pra taca-lhe o pau no governo da city. Hummm…
Asfalto
A última sessão da câmara pegou fogo, ele soltou o verbo mais uma vez. Mostrando foto de buracos no asfalto, disse ainda que era um absurdo o que o governo do burgomestre da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), estava gastando com tapa buracos.
Sisqueceu?
Só que o edil sisqueceué que no tempo em que ele trampava na prefa com o Vandinho, quem comprava o asfalto para tapar os buracos era ele. Oh dor! Oh vida!!! Fofoqueiros de plantão consultaram o portal da Transparência e viram que Silas, na sua época, gastou quase um milhão de reales só pra besuntar, ops, recapear as ruas, quase o triplo do valor usado até hoje pela prefa. Pode isso???
Calado!
O outrora bocudo empresário da estrada de Brusque e, mentor do movimento separatista da zona rural, com a criação do munícipio de Verde Vale que ficaria com 70% do território da city peixeira, Vandelino Raimondi, anda caladinho, caladinho. Fica lá no grupo Amigos & Inimigos do JC só comentando a política nacional e puxando a sacaria do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Nadicadenada
Outrora ativo nas brigas pela região e demandas, anda calado. Na Gororoba passada, chegou a levar faixa do Verde Vale e uma tchurma da zona rural pra posar pra foto - pedinchando mais atenção das autoridades e do poder público pra uma região sempre relegada. Agora, o triste, nem um pio. Por que será, hein?
Não precisa
Os linguarudos de plantão lascam que uma de minhas musas, a deputada birrenta e bocuda Ana Caroline Campagnolo (PSL), não vai precisar pedir diária pra lançar seus livros. Arreda, raça de infelizes, ela nega isso. Campagnolo lançou uma livraria online. Ou seja, não vai mais precisar viajar pra lançar livros com o pagório de diárias e despesas por conta da leleia, como dizem os bocudos!
Romaria
Os candidatos ao conselho Tutelar da capital do ultraleve têm feito uma verdadeira romaria à câmara de Vereadores, em busca do apoio das excelências excelentíssimas no pleito. Além disso, existe e muito um pontapé inicial pra 2020 nessa história.
Detran
A leleia promove no próximo dia 2 de setembro uma audiência pública para discutir as mudanças no credenciamento de médicos e psicólogos por parte do Departamento de Trânsito da Santa & Bela Catarina. A proposição é de deputado Marcos Vieira (PSDB) e tem o apoio de uma de minhas musas, a deputada bonitona Paulinha da Silva (PDT).
