JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Obrigado!
Coluna do JC
Quero agradecer ao DIARINHO pela oportunidade de falar um pouco do trabalho da coluna e do articulista. Agradecer, também, dezenas de mensagens e telefonemas comentando o Entrevistão na edição de sábado. Hoje, circula o caderno especial sobre os 40 anos do DIARINHO, 15 da Coluna do JC e uma galeria de fotos da Gororoba. Corre no seu ponto de venda preferido e garante o exemplar.
Não gostou
Prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) enviou projeto de reforma administrativa para a câmara de vereadores no final da tarde de sexta-feira. No sábado comentei aqui na coluna as primeiras impressões que são, segundo os puxas do pop star, impressões de quem não leu e daí não gostou.
Folha inchada
Não é novidade pra ninguém que o prefeito pop star pegou a máquina da prefa super inchada, herança maldita do homem pássaro, mas, com gestão, Fabrício baixou de 52% para 45% o peso da folha de pagamento em relação ao orçamento, colocando a folha dentro do limite prudencial e com folga.
Modernoso
Depois desse ajuste, veio a reforma, que é abrangente, valoriza os efetivos, agiliza a máquina pública e traz uma economia imediata aos cofres da prefa de mais de R$ 10 milhões ao ano, o que possibilita mais investimento em setores essenciais. E investimento importante.
Bola fora
Outro que reclamou, foi o vereador Aldemar Bola (PSDB). Disse que o prefeito estava cortando 67 cargos de confiança e criando 2500 comissionados. Será que ele não leu a reforma e emitiu opinião por algo que falaram pra ele, ou leu e não entendeu nada? O mínimo que deveria ter feito era se informar antes de falar tamanha besteira. Oh dor!
Uatis
Por falar em uatizap, tem uma renca que ocupa cargos públicos ou eletivos, que quer ser candidato em 2020 e que fica o dia todo em grupos de política da região, se autopromovendo. Um linguarudo de plantão me disse que teria uma equipe somente fazendo print desses que estão em horário de trabalho, fazendo política e recebendo o salário pago pelo povo, e vai entregar ao MP. Ui!
Tabas & beijos
A ex-candidata a deputada federal, Dileta Correa (ex-PSL), presidente do PRB da Dubai brasileira, caiu no pau em grupo de zapzap político no finde, com o briguento malcriado, presidente do PSL, Marcelo Brigadeiro. Entre tapas & beijos, Dileta elogiou Brigadeiro no passado, quando segunda ela, ele não permitiu que o PSL fosse ‘entregue’ para o Gelson Merisio, por 15 milhões. Sério?
Ah, para, né!
O presidente dele mesmo, ops, do PSDB, Marcelo Lazzaropi, ops, Lazzaroni, fez uma enquete nas redes sociais, colocando seu nome e do vereador e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB). Lazzaropi teria vencido a tal enquete, mas teria ‘sisquecido’ de avisar a turma do Nilson. Enquete já é algo discutível e, dessa forma, ainda...
Portas abertas
Atenta ao que sai na coluna deste socadinho escriba, a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila, esclareceu que sua sala está sempre de portas abertas pra receber a comunidade e os vereadores. E garante que semanalmente tem atendido parlamentares e não entende o motivo da reclamação.
Jura
A Saúde é uma das principais secretarias da city peixeira, exige bastante do gestor. A secretária Sandra jura de pés juntinhos que tem feito o possível e impossível para atender a todos, sempre dentro da legalidade.
Muito trabalho
Em cinco meses, a secretária de Saúde, Sandra, que é servidora de carreira há 22 anos e tem perfil técnico, disse ter conseguido agilizar muitos projetos do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Inauguração
Entre eles: a inauguração da unidade de saúde do Parque do Agricultor, o início das obras de ampliação da unidade do Rio Bonito e a locação de dois novos imóveis pra mudar de endereço a unidade de saúde da Fazenda e o Ceredi, que estão com a estrutura capenga.
Tecnologia
A secretaria de Saúde também passou a investir em tecnologia, entregando tablets pra modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias. Além disso, implantou a teleconsultoria, que já tirou mais de 6 mil pessoas da fila de espera por uma consulta com especialista.
Aderir
Nos próximos meses, Sandra conta que mais especialidades médicas vão aderir ao serviço. Foram zeradas ainda as filas de exames como espirometria, tomografia, videolaringoscopia, doppler, eletroencefalograma, cintilografias e teste ergométrico. Fora outras com nomes pra lá de complicados.
UPAs
Na Saúde, a mando do prefeito Volnei, também foi elaborada a lei do Serviço de Plantão Médico nas UPAs da cidade, que antes mesmo de entrar em funcionamento já está agilizando os atendimentos de urgência e emergência.
Atos
Os mais recentes atos da secretaria são a abertura do processo seletivo emergencial pra adequar o número de servidores nas unidades de saúde, garantindo melhor atendimento ao povão, e o início da construção da Unidade de Saúde do São Francisco de Assis, que vai atender 480 famílias do loteamento.
Sintonia
A secretária Sandra pode não agradar a todos (e as críticas das excelências excelentíssimas demonstram), mas ela é mais técnica do que política, e contato pra relatar as mudanças positivas implantadas na Saúde. Fica o registro!
É mais
A coluna comentou na edição de sábado sobre um projeto pra reformar a fachada da piramidal casa do povo, com a edificação de uma praça na frente do prédio, entre outras benfeitorias. Ao contrário do que o espaço explanou, o valor não é de meio milhão e sim de um milhão e meio de reais. Ou seja, uma baita reforma milionária.
Não precisa
Tem vereador que não vê necessidade em torrar esse mundaréu de dinheiro no prédio da piramidal, principalmente, nesses tempo de dificuldades econômicas, da falta de recursos, entre outras questões. A não ser que for pra afagar o ego e a vaidades dos atuais gestores. E num é?
Chover no molhado
A política do outro lado da vala ferve, em Navega-City, em um momento em que todos estão com os zoinhos em 2020. O pré-candidato Popeye (PSL) tenta surfar na onda da “nova política”. Em seu discurso e nos seus posts procura jogar para a galera. Aposta na estratégia de que é mais fácil criticar, ser oposição, transferir problemas, do que propor soluções.
Surpreender
Para avançar neste emaranhado político que começa a se desenhar do outro lado da vala, caceteia o experiente Mago do Gravatá, vai precisar, além de sair chutando o balde, surpreender com alguma proposta mais consistente.
Elvis não morreu
O PRTB de Navega-City, cujos integrantes até determinada altura do campeonato, babavam de amor pelo Popeye, decidiram, de repente, buscar algo mais forte. Agora é nós, dizem batendo no peito, elogiando o bigode do líder nacional Levy Fidelix e lançando o professor Elvis como pré-candidato.
Tão dizendo por aí
O surfista Ademir Foguinho, um cara do povo, tenta articular o crescimento da dupla do avegantino (Liba/Naldo – Libardoni e Rinaldo – será que pega?) Espera por novos ventos que, além de produzir boas ondas (prioridade de todo surfista), que mudem os rumos de Navega Beach.
