JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nem te ligo?
Excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo não andam nada contentes com a secretária de saúde da prefa peixeira, a Sandra Regina Ávila. Os vereadores de oposição e situação lascam que a bagrona não atende ninguém e que não dá bola para as demandas que são encaminhadas pelos nossos heróis legislativos. Sério?
Sol e chuva
Além disso, os vereadores pra lá de insatisfeitos e bocudos, lascam que na verdade quem manda lá na Saúde, não é a Sandra, mas a ex-secretária, Rosalie Knoll. Que a ex-abrobona manda chover e fazer sol, já Sandra apenas abre e fecha o guarda-chuva.
Se mata
Esse é o problema, enquanto o prefeito barbudinho se estrebucha no trampo lá no gabinete do paço da Vila Operária, a secretária se for assim mesmo como bufam os vereadores, bota tudo a perder. E Saúde é algo importantíssimo. Parece que a questão Saúde só vai melhorar quando o prefeito tomar conta da cadeira na pasta. E numé?
Não trabalha?
O ex-diretor na prefa peixeira, presidente do Patriotas, Fabiano da Silva, depois que perdeu o cargo, passa o dia todo em grupos, mandando áudios ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Fabiano fica dizendo que tem gente no governo que é mal intencionada. Essa semana, mandou 15 mensagens, num único dia, para os zovidos dos incautos. Será que não trabalha?
Detonando
Fabiano, depois que perdeu a teta no governo, andou espinafrando o governo. Agora, tá na fase do “me chama de volta”. O problema é que os bocas largas de caçapa, caceteiam que Fabiano só ia trabalhar quando queria e, além disso, muitas vezes faltava ao trampo. Arreda, raça de infelizes, vocês não vão pro céu!
Bomba!
O vereador Robertinho Bem Claro de Souza (MDB) jogou uma baita bomba na última sessão da casa do povo da Dubai brasileira. Mostrou reportagem, com denúncias gravíssimas, envolvendo a concessão de valores pra Ongs, através de Termos de Ajustes de Conduta, os famosos TACs.
Investigação
Robertinho lascou que os TACs foram feitas pelo ex-promotor do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, André de Melo, e frisou que por isso ele estaria sendo investigado na corregedoria do Ministério Público.
Indiciado
O vereador Robertinho é um indiciados na operação 30 graus, que foi deflagrada pela Dubai. Robertinho pede para a casa legislativa investigar. ão agora está sob a ameaça de investigação pelos próprios vereadores. Que coisa meu povo!
Transparência
O vereador emedebista tinha protocolado um projeto de lei (que tava mofando nas gavetas) pra que as empresas que tiveram que estrebuchar um valor ou entregar um bem, em compensação em ações ambientais ou sociais, que a a sociedade tenha conhecimento do encaminhamento desses valores. Transparência com a grana pública, ou seja.
Informações
Além das empresas, o projeto preceitua que a administração pública direta ou indireta no âmbito municipal da Dubai, deveria encaminhar essas informações para que o executivo exiba em seus sites o conteúdo, sob pena de multa ou nulidade.
Descalabro
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), pediu vistas do projeto e frente a polêmica que pode envolver, promotor, ONGs e até um membro da OAB, que teria sido contratado pra prestar assessoria em um livro que deveria ser gratuito, mas está sendo vendido. Meu Jisus Cristinho!
Confiança
Um linguarudo disse que a estratégia tem como base tirar a credibilidade do promotor que atuava na city e teria deixado um monte de furos, com relação aos TACs, os termos de ajustamento de conduta celebrados pelo Ministério Público.
Descredito
Durante a sua fala, o vereador Roberto chegou a veicular em vídeo, com a matéria sobre um promotor que deixa no ar situações complicadas. O que pode acabar provocando em descrédito numa das instituições de maior confiança na sociedade, que é o Ministério Público.
Explosivo
As informações veiculadas, de cunho explosivo, de que ONGs receberam valores e não fizeram nada, ou negam que tenham recebido algo, acendeu a luz vermelha. As excelências excelentíssimas devem protocolar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra que os fatos venham à tona.
Tenso
Em aparte, o vereador Orlando Anjoletti, ops, Angioletti (DEM), sugeriu que fossem investigadoa os TACs nos últimos 10 anos, para poder entender melhor algumas coisas que acontecem na city e que passam despercebidas. Se o vereador que está há mais de 20 anos na casa ainda não entendeu, imagina o povo.
Alto risco
Tem um dito popular que diz que se Maomé não vai até a montanha, a montanha vem até Maomé. Despertando a desconfiança da sociedade com o MP, mas os vereadores também despertam a desconfiança do Ministério Público com a casa de leis. Clima de tensão no ar. Essa é uma CPI de alto risco!
Gaeco
A Fundação do meio ambiente do outro lado da vala, em Navegantes, foi tomada ontem por uma ação deflagrado pelo Gaeco, que culminou com o chefão master da entidade, Marcos Müller, sendo conduzido à sede do Gaeco em Itajaí pra prestar depoimento, sendo liberado em seguida.
Nota
A prefa de Nave-City correu e explicou, digo, emitiu nota, afirmando que não tinha sido notificada do episódio e que a FUMAN continuava fazendo fumaça, digo, atendendo normalmente o público.
Colaborando
Além do diretor do departamento, também foram apreendidos o computador do chefe da FUMAN e documentos na secretaria. A nota da prefa dengo-dengo finaliza dizendo que a administração municipal segue colaborando com as investigações.
Falta de assunto
Não tendo muito o que falar contra a administração do prefeito Fabrício Oliveira, a turma da oposição na Dubai brasileira se agarra a qualquer coisa para fazer seus discursos insensatos, dizem os bocudos e puxas de plantão palacianos. São poucos, porém conhecidos.
Bolsonareando
O vereador Leonardo Piruka, por exemplo, esteve numa rádio dia desses defendendo a bravatada do presidente Bolsonaro contra os radares. Piruka disse que, na contramão do que prega o presidente mito, Balneário Camboriú vai implantar radar para tirar dinheiro do povo.
Para, né...
Nem tem radar instalado atualmente na Dubai brasileira, e quando tinha nunca vi a excelência excelentíssima reclamar quando o prefeito era seu líder, o homem pássaro Edson Periquito (MDB). Oh dor!
Dando nos dedos
Após a entrada de Piruka, entrou o secretário de (In)Segurança Davi Queiroz no mesmo programa e lascou que mesmo que tivesse radar instalado, só teria que se preocupar com isso quem anda acima da velocidade prevista. E tá certo. Só falta agora se liberar as cidades pra carro andar a toda por aí, colocando em risco a vida das pessoas. Será que acha que morre pouca gente no trânsito?
Só por Deus
Outro que anda a cata de assunto é o atucanado Leonel Pavan. Num vídeo na sua TV Panorama e nas mídias sociais, gastou 10 minutos para falar que a obra do molhe do Pontal Norte é muito importante, mas que o governo do pop star deveria fazer mais.
Será?
Os puxas do governo dos altos da Dinamarca lascam que o que a oposição não se conforma é que as obras saindo do papel em BC, e se sair tudo que tá programado pelo galego Spernau, vai ficar mais difícil ser oposição na eleição do ano que vem. Sério?
Demorou
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), acertou em cheio em transformar o hospital Ruth Cardoso em municipal. Contudo, demorou quase três anos pra tomar a decisão. As pessoas não precisariam passar todo esse tempo sofrendo. Precisa ser mais ágil na hora de tomar a decisão correta...
