Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Eleições 2020


Eleições 2020

Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições, o clima já começa a esquentar na city peixeira. Tem conversas de todas as partes, entre todos os partidos. Tem também gente encomendando pesquisa pra ver se tá bem na foto e até quem contrata pesquisa fajuta pra dizer que tá nas cabeças e valorizar o passe. Ai, ai, ai, que dor!

Candidaturas

Ainda é cedo pra falar em candidaturas, mas nos bastidores já se tem como certa pelo menos três: a tentativa de reeleição do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), a minha musa BBB Ana Carolina (PSDB), que nunca desiste, e o deputado estadual Coronel Mocellin (PSL), que provavelmente vai aproveitar a onda de mudança pra lançar seu nome.

Correm por fora

Também correm por fora outros vários políticos da city peixeira, como o futebolista Níkolas Reis (PSB, quase Podemos), o sindicalista Osvaldo Mafra (Solidariedade), o farmacêutico Otto Quintino (PRB), o radialista Rubens Angioletti (PSB, quase PSL), o pastor Edson Lapa (PR), entre outros.

Composições

Daqui pra frente, certamente, vão chover reuniões entre as siglas pra alinhar composições pro ano que vem. Apesar de faltar um bom tempo para as eleições, quem tem interesse em ocupar a cadeira mais estofada do paço da Vila Operária já começou a fazer contas e planos.

Obras do Semasa

O Semasa vem fazendo uma série de obras de esgotamento sanitário nos bairros São Vicente e Cordeiros. Os trampos são muito positivos, pois trarão mais qualidade de vida pro povão, mas os bocudos dizem que tá faltando capricho ao finalizar os trabalhos.

Sem pulso?

Dizem os fofoqueiros que as empresas responsáveis pelas obras estão fechando as ruas de qualquer forma, causando um baita transtorno e revolta do povão que mora nos locais. Estaria faltando pulso firme do diretor geral Osvaldo Gern?

Soco na mesa

Conheço e admiro o trabalho do Gern, mas se esse descaso por parte das empreiteiras realmente está rolando, já passou da hora do topetudo dar um soco na mesa e exigir que finalizem os trabalhos de maneira decente. É o que a comunidade pede e merece!

Justiça acata

A dona justa acatou o pedido de reconsideração do ministério Público e voltou atrás na suspensão da nomeação do vereador Thiago Morastoni (MDB) como secretário municipal. Em despacho na tarde de ontem, a juíza Sônia Moroso Terres reconsiderou a decisão anterior e disse que o Barbudinho Júnior pode reassumir a vaga no executivo.

Igualzinho

A juíza sustentou que não poderia atribuir “dois pesos e duas medidas para situações idênticas”, lembrando que em 2017 Thiago já havia assumido a secretaria de Relações Institucionais. E, na ocasião, a posse havia sido referendada pelo MP.

Divergências

Apesar de concordar com a recomendação do MP, nem tudo foram flores no canetaço da juíza. Ela fez questão de registrar “divergência de entendimentos dentro da própria instituição do Ministério Público”.

Eu explico

Em bom português, toda a confusão de entendimento se dá porque a questão do nepotismo foi tratada no município por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o MP em 2017. Que trazia a nomeação de parentes para cargos de secretários municipais como situação de nepotismo.

Súmula 13

No mesmo ano, pouco tempo depois, foi publicada a Súmula Vinculante número 13, que se sobrepõe a qualquer legislação municipal. Ela traz que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta para cargo de confiança viola a Constituição Federal. No entanto, agentes políticos, como secretários municipais, não se enquadram nesses termos.

De volta

Na prática, o que rolou foi o que muitos advogados de plantão já haviam soprado nozovidos deste escriba. Valeu a legislação federal. Assim que o município for informado oficialmente da decisão, o prefeito Volnei Morastoni poderá chamar Thiago pra reassumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Freio

Contam os bocudos de plantão que a denúncia que causou o afastamento de Thiago Morastoni foi politiqueira, com a intenção clara de brecar o trabalho do barbudinho júnior na secretaria e, quem sabe, fazê-lo desistir do retorno. Será?

Nem lá nem cá

Tem surpreendido a todos a falta de lado do vereador, hoje oposicionista, Otto Luiz Quintino Junior (PRB). Volta e meia ele diz que está junto com o time da oposição, hora ou outra ele está prestes a compor com o governo e agora tem se mostrado disposto a surfar a onda bolsonarista.

Vice

Há quem diga que esse docinho todo faz parte da estratégia de barganha do Otto, o Pingo d’Ouro. Será que a decisão da excelência excelentíssima depende apenas de quem dá mais?

Muda de rumo...

Até mesmo quem não entende muito de política e que acompanha as redes sociais do parlamentar tem estranhando a falta de coerência. Dizem que Otto já se ofereceu pra ser vice de todos os possíveis candidatos.

Escorregar

Uma coisa é valorizar o passe, outra bem diferente é se colocar à venda pra quem pagar mais. Só o tempo pra dizer pra onde o vereador lá das bandas dos Cordeiros vai escorregar.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.