JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
MP analisou
A pedido da própria dona justa, o ministério Público da Santa & Bela, da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, analisou o canetaço dado pela juíza Sônia Moroso Terres, determinando que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) suspendesse a nomeação de seu filho, o vereador Thiago Morastoni (MDB), como secretário de Desenvolvimento Econômico, fato que aconteceu no final do mês passado.
Vê diferente
Como já rolou em outras oportunidades, a promotoria não viu o caso de Thiago como nepotismo e se manifestou favorável ao retorno do barbudinho júnior à frente da secretaria da prefa peixeira. O pedido de reconsideração à justiça foi feito ontem pelo promotor Ary Capella Neto.
Opiniões distintas
Ao divergir de opinião com a dona justa, o MP cita o caso ocorrido no governo passado, do prefeito Jandir Bellini, que nomeou a irmã, a loiruda Susi Bellini, que também era vereadora, como secretária de Segurança.
Lembrou
Também lembrou da nomeação do próprio Thiago pra secretaria de Relações Institucionais. Em ambos os casos a promotoria arquivou os processos por entender que a nomeação de parente pra cargo político não importaria em nepotismo.
Tem legitimidade
O promotor lembra ainda que Thiago possui legitimidade popular por exercer a função de vereador por dois mandatos consecutivos, o primeiro antes mesmo de seu pai retornar ao comando do executivo.
Só se afastar
Também ressalta que, goste-se ou não, o sistema político brasileiro prevê a possibilidade de membros do legislativo atuarem em cargos políticos no executivo, mediante o simples afastamento de suas funções.
Volta pra justiça
A solicitação da justiça pra que o ministério Público analisasse a questão rolou após um pedido de reconsideração da decisão judicial por parte dos envolvidos: vereador, prefeito e prefeitura. Vamos ver se agora a dona justa manterá sua decisão ou acatará a recomendação do MP.
Critério único
Como este socadinho escriba já disse outra vez, deveria rolar um critério único pra todos os casos, seja dentro do governo municipal de Itajaí, no da Santa & Bela ou até mesmo lá na turma de Brasília, onde o presidente Bolsonaro quer nomear o filho como embaixador do Brasil nos isteitis.
A Gororoba faz coisa...
Um amigo me questionou sobre a Gororoba, em qual outro lugar no Sul do planeta, a deputada Paulinha da Silva (PDT) e o deputado verdolengo, por enquanto, Ivan Naatz, almoçariam juntos e em paz? Claro, em mesa separadas! A Gororoba faz coisa, afirmou esse meu amigo incrédulo com a política.
Coronel
O ex-bigodudo torcedor do Avaí, o comandante da polícia Rodoviária Estadual, Evaldo Hoffman foi elevado ao cargo de coronel na última sexta-feira e já circulou na Gororoba de sábado com a nova patente. Evaldo conversou com esse e mais aquele e provocou ciumeiras com a selfie tirada pelo próprio governador Carlos Moisés do PSL, na última sexta-feira. Sinalização?
Goela abaixo
O governador Carlos Moisés tem sinalizado que deve encarar de frente a campanha de 2020, nas dez principais cidades da Santa & Bela Catarina. Incluindo a city peixeira e a Dubai brasileira. O único senão é que o presidente da sigla em BC, Marcelo Brigadeiro, o Docinho, mais atrapalha do que ajuda. Quer ser candidato a prefeito goela abaixo, sem ter voto...
Raimondi
Por um lapso a coluna de ontem, ao citar os apoiadores do evento, não colocou a Raimondi artefatos de cimento do empresário bocudo lá da zona rural e mentor do movimento separatista com a criação do município de Verde Vale, Vendelino Raimondi. Ele anda adoentado, mas tem sido um guerreiro presente na política da city peixeira. Saúde!
Quatro patas
A rede estadual de ensino do Vale do Itajaí receberá um reforço de quatro patas nos próximos dias para ajudar no processo de aprendizagem. Pioneiro na Santa & Bela Catarina, o projeto-piloto de educação assistida por cães foi discutido nessa segunda-feira, na gerência Regional de Educação de Itajaí.
Abraçado
O projeto está sendo abraçado pelo deputado coronel Mocellin, ex-comandante do corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, e a vereadora Renata Narcizo (SD), conhecida pela defesa da causa animal.
Motivar
Primeiro cão salva-vidas do Brasil, o labrador ICE, agora aposentado, estará no projeto-piloto que acontecerá em uma escola de Itajaí. “Recebi o ICE ainda filhote no quartel em Itajaí. Depois de ser pioneiro no salvamento de vidas na praia, agora ele continua sendo pioneiro ao motivar alunos dentro da sala de aula”, destacou Mocellin.
Participaram
Também participaram da reunião o gerente regional de Educação, Ken Ichi Becherer, a comandante do corpo de Bombeiros de Itajaí, capitã Juciane da Cruz May, bem como o sargento Amorim e o soldado Thiago, responsáveis pela capacitação dos cães.
Ex-tudo
O presidente de honra dos tucanos da Dubai brasileira, o ex-tudo, Leonel Pavan, dublê de apresentador televisivo, voltou a desferir críticas para a administração da Maravilha. Em um comentário de quase dez minutos, que confesso, não consegui assistir até o fim.
