Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Povo das Águas


O Abelardo Lunardelli, reapareceu; será que está querendo retornar à política?


O deputado estadual Felipe Estevão (PSL), presidente da Comissão de Aquicultura e Pesca, é o representante da Assembleia Legislativa em Brasília com relação as demandas do setor pesqueiro na Santa & Bela Catarina. Ele cumpre extensa agenda na capital federal nesta terça-feira.

Mobilização

Felipe tem audiência na secretaria Nacional da Pesca e, participa, também, da mobilização nacional em favor dos pescadores e da sessão solene na câmara federal em homenagem ao setor pesqueiro.

Representante

Estevão vai representar a leleia, atendendo ao convite do presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado, deputado federal Luiz Nishimori (PL). O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu uma baita força ao movimento, quando gravou um vídeo ao lado do secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif.

Pedir

O presidente Bolsonaro questionou a lei aprovada pelo governo gaúcho que amplia de três para 12 milhas a faixa oceânica onde é proibida a pesca de arrasto. O presidente se comprometeu a pedir ao governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) que revogue a lei.

O primeiro

O deputado Estevão foi a primeira liderança a bradar contra a lei. Várias lideranças, como o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), de Penha, Aquiles da Costa (MDB) e caravanas de pescadores de todo estado estão em Brasília pra que se reverta a situação.

Mais obras

O prefeito barbudinho de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), tá com o gás todo. Ontem, ele assinou uma pá de ordens de serviços que vão seguir transformando a city peixeira. Volnei não para. Além do financiamento internacional, que é referência em todo o país, ele arranja recursos de todos os lados pra fazer obras que Itajaí precisa.

Saindo do papel

As obras com recursos do Fonplata estão saindo do papel. São trampos que mudam a estrutura viária de Itajaí e farão toda a diferença na vida do povão. Ontem, Volnei autorizou o início da construção de uma ponte entre o São Judas e o Cidade Nova.

Prolongamento

Outra importante obra do financiamento internacional é o prolongamento da rua Umbelino Damásio de Brito. Também foi anunciada a revitalização total do acesso aos molhes da Barra, no famoso Caminho de Xinxiang.

Recursos

Na Praia Brava será executada a pavimentação da rua Claudio Souza Ferreira. Por fim, famílias carentes que moram em área de intervenção da Via Portuária, que não tinham documentação dos imóveis, serão reassentadas em unidades habitacionais. Serão 24 casas.

Moderno

Além disso, Itajaí também acabar com a fiação de energia elétrica em cima dos postes, que estraga qualquer paisagem, na região central. A cidade vai construir a maior rede subterrânea da Santa & Bela Catarina.

Maior de SC

A baita novidade também foi confirmada ontem no gabinete do prefeito. Serão quatro quilômetros de fios debaixo da terra, o maior projeto já aprovado pela Celesc. A fiação subterrânea também será custeada pelo Fonplata e é mais uma prova da coragem do prefeito. Todas essas obras pra revolucionar Itajaí são muito caras e, convenhamos, sem o reforço nas receitas nenhum prefeito conseguiria executar.

Coragem

Não se pode negar que a coragem e a experiência do barbudinho Volnei estão projetando Itajaí pro futuro e vão permitir que a cidade se desenvolva mais. É o que esperamos!

MDB: campo minado!

O secretário de Fazenda, Carlos Eli, que no início do novo governo chegou a ser tido como o único homem que seria capaz de desarmar a bomba relógio do governo Carlos Moises (PSL), deixada armada, pelo próprio MDB, leia se, Pinho Moreira.

Algoz

O próprio governador Moises chegou a afirmar que Eli só permaneceria tempo suficiente para equacionar as dívidas da Santa e Bela. Acontece que Paulo Eli acabou ficando e a sua permanência passou de salva-vida para algoz.

Esfola

A fórmula de Eli para “desarmar” a bomba econômica não parece ser diferente dos métodos utilizados em governos passados de aumentar os impostos para poder aumentar a arrecadação do estado, que esfola ainda mais o contribuinte com uma carga tributária pesada demais.

Ruim

Retirou os incentivos fiscais, prometendo um certo reajuste que só o futuro poderá dizer se foi bom ou ruim, embora alguns setores da economia já sinalizem com certo sufoco as mágicas, digo, as medidas do secretário da Fazenda.

Minando

O governo de Moisés também é uma incógnita, pois só o futuro vai determinar se Moisés fez ou não a coisa certa, mas o certo é que o MDB, leia-se, Paulo Eli, parece estar minando o governo dia após dia.

Canto da sereia

O governador Moises parece encantado com o canto da seria, digo, da maior bancada do parlamento catarina, esquecendo que o manda brasa tem o mesmo objetivo de sempre de retorno ao poder.

Tá vendo!

O ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), vai surfando a onda das boas lembranças do período em que governou a Santa & Bela Catarina por duas vezes, sem aumentar os impostos. O contribuinte está vendo!

Escolaridade

O vereador Lucas Gotardo (PSB) protocolou em março um projeto em que cria um grau mínimo de escolaridade para os cargos comissionados da prefa, câmara de vereadores, autarquias e fundações da Dubai brasileira.

Construção

O parlamentar defende que a city deve estar alinhada à tendência de qualificação e inovação no serviço público. Gotardo colocou a proposta em discussão nas redes sociais e garante que não se trata de uma proposta fechada. sim em construção.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.