JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Caso Thiago
Ainda rende o canetaço da juíza Sonia Moroso Terres que mandou suspender a nomeação do barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) no cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico. Há quem diga que a dotora tá certa, outros que não.
STF salva
Os sabichões do Direito e da lei ligados à prefa garantem que a súmula 13 do Supremo Tribunal Federal segura a nomeação de parente para cargo de primeiro escalão, os chamados cargos políticos, e, assim, o caso Thiago não se enquadra na figura do nepotismo.
Não é bem assim...
Já os sabichões que defendem que o filho do homi apanhe até o céu da boca, ops, seja exonerado imediatamente, dizem que a juíza não tinha outra decisão possível de tomar, porque a súmula do STF seria para casos gerais, mas em Itajaí a matéria é regulada pela Lei Orgânica, que é a constituição da cidade.
Nem 8 nem 80
Esse colunista ouviu ainda os sabichões que não tem nada a ver com um lado nem com outro, e esses dizem que nossa Lei Orgânica é muito rígida, deveria ser mudada, mas realmente do jeito que está escrita e ainda mais junto com o TAC assinado pelo próprio prefeito que era alcaide na época, não restararia outra alternativa para qualquer juiz.
E o MP? E a Susi?
O que se estranha é que o Ministério Público não pensa assim. E nem no caso da ex-vereadora loiruda Susi Bellini (PP), que foi secretária de Segurança do mano ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP), nem no caso do próprio Thiago, que já foi secretário do pai nesse mesmo governo, e nem em outros casos que pipocam na administração do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e mesmo na piramidal casa do povo peixeira do Paulinho Amândio (PDT) houve qualquer iniciativa do MP.
Justifica-se...
É claro que considerando que é um tema polêmico, onde cada um tem uma opinião jurídica que não necessariamente é a mesma do coleguinha, justifica-se a posição do MP, que deve entender que o que vale é a Súmula 13, e e não a Lei Orgânica.
Alerta vermelho
Mas agora que a juíza titular da vara da Fazenda deixou clara a sua posição na decisão do barbudinho Thiago, tem uma renca de parente, digo, de servidor, que tá que não passa uma agulha, porque a oposição pode pular a etapa do Ministério Público e ir direto na juíza, via ação popular.
Cachos
Assim casos como o da filha da vereadora dos bichinhos Renata Narcizo (SD), do pai do vereador Marcelo Werner (PCdoB), do irmão e da cunhada do vice-rei, ops, vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), e uma pá de outros casos poderiam parar na mesa da Dra Sônia e por fim, no tribunalão de Florianópolis, que é onde no fim das contas saberemos quem tem razão.
Povão aprovou
De tudo isso o que dá pra se tirar é que independente do caso ter sido por azar direcionado ao barbudinho, nas redes sociais o povão aprovou a medida porque tá sacudo com nepotismo. Muitos ligaram até com o caso do zero dois do presidente Bolsonaro (PSL) ir pra embaixada americana. Se aqui não pode, lá também não vai poder.
Trabalha
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP) da Dubai brasileira, passou pela choupana pra marcar presença na Gororoba, ontem. Achutti tem reafirmado que não deve ser candidato a vereador e que trabalha pra estar na majoritária no ano que vem.
Contra
Achutti disse que propôs um projeto para que a prefa não utilize radares móveis na cidade e que não andou. E, que o atual secretário estrangeiro de (In) Segurança, propôs a medida. Afirma que o prefeito deveria se espelhar no seu líder, Paulinho Bornhausen, que lutou pra tirar ‘pardais’ de rodovias. Eitcha!
Casa das Moções
Com relação ao legislativo até o momento diz que não viu nada de novo na administração do presidente Omar Tomalih (PSB). Diz que Omar tem compromissos com quem lhe elegeu e que vai do corte de gastos a outras situações que, hoje, infelizmente a câmara se transformou na casa das ‘moções’. Se o sujeito passar em frente e sorrir, já ganha uma moção... Oh, dor!
Obrigado
Quero agradecer penhorado pelas centenas de mensagens e ligações parabenizando pelos 15 anos da coluna no DIARINHO. É graças aos leitores, motivo maior da existência da coluna, que estamos aqui há tantos anos. Vamos em frente!
Gororoba do JC
Neste sábado e domingo, pela manhã, é possível adquirir a camiseta e marcar presença na Gororoba do JC, no próximo dia 10 de agosto. É só dar um pulinho na choupana do JC, na rua Francisco de Paula Seara, 192, Dom Bosco (em frente a Prosegur) Contatos no (47) 98842-9084 – zapzap.
Píer Turístico
Quase todas as citys praianas da região tem o sonho de ter um píer turístico com o intuito de promover o turismo. Itapema vai fazer um, mas é pra barcos, tipo veleiros, e afirma que será uma parceria público privada, sem nem um tostão de custo aos cofres públicos. Com 280 metros mar adentro, pretende ter lojas, restaurantes, entre outros.
