Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

15 anos hoje


O reitor da Univali, Valdir Cechinel, e o diretor de Assuntos Institucionais da universidade, Telmo Mezadri, também estarão na Gororoba do JC


É preciso fazer o registro, hoje, dos 15 anos desta coluna no DIARIosso de cada dia. E não é só por questão promocional da coluna ou de soberba desse escriba, mas é que vivemos hoje um momento em que a imprensa não pode perder oportunidade de se firmar diante da opinião pública.

Cheiro de pólvora

E tem que firmar posicionamento diante de seus leitores porque paira no ar um sentimento anti-imprensa, fomentado por forças nada ocultas, que é muito prejudicial ao Brazilsão, porque representa perigo real à democracia. No momento em que governantes atacam a imprensa livre, que lhes desagrada e isso tem acontecido no Brasil e fora do Brasil – é preciso ligar o alerta.

Redes e bots

Também é grande o ataque à imprensa nas redes sociais, impulsionadas e abastecidas de fakenews, algoritmos que direcionam informações, e organizações especializadas em difundir na Web uma nova ordem mundial. Parece teoria da conspiração, mas não é. Quem tem Netflix pode conferir a ponta do Iceberg em “Privacidade Hackeada” um documentário assustador sobre o tema.

E eu com isso?

Também aqui nesta coluna, e isso vem desde sempre, a pressão e as tentativas de descrédito sempre florescem quando o trabalho de criticar é feito. Mas este é o papel de um colunista político, comentar sobre os cenários que lhe são apresentados. Este é o trabalho, e se alguma coisa dita tiver que ser confrontada, o espaço nunca foi negado.

Os obrigados

No mais o agradecimento à direção do jornal mais lido do sul do mundo pela confiança neste espaço, que está aqui há 15 anos. Aos leitores fiéis e até aos infiéis e aos detratores. Aos que sentam o pau na coluna, mas sempre leem, também, aquele abraço. E, por fim, aproveito este momento de comemoração para reafirmar o compromisso da coluna em ser um espaço de expressão e de livre pensar.

Nomeação suspensa

Surpreendeu a todos a decisão tomada ontem pela juíza Sônia Moroso Terres determinando que o prefeito Volnei Morastoni (MDB) suspendesse imediatamente a nomeação de seu filho, o vereador Thiago Morastoni (MDB), como secretário de Desenvolvimento Econômico.

Se baseou em TAC

A decisão da magistrada, que prevê também o corte imediato do salário de Thiago, considerou um termo de ajustamento de conduta assinado pelo prefeito há mais de uma década, que previa o compromisso de exoneração de cargos de confiança que tivessem relação familiar.

Vai recorrer

O município de Itajaí foi intimado da decisão, no finalzinho da tarde de ontem, e por meio da procuradoria, informou que cumprirá a determinação da juíza Sônia. O jurídico da prefa, contudo, vai recorrer do canetaço.

Outra interpretação

O município fará recurso ao Tribunal de Justiça da Santa & Bela, defendendo a nomeação de Thiago como secretário municipal, com base na súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que não considera este tipo de situação nepotismo. A súmula vinculante tem força de lei e é posterior ao TAC citado pela magistrada na decisão.

Decisão diferente

Este socadinho escriba lembra que no governo passado, do prefeito Jandir Bellini, rolou denúncia pra apurar possível nepotismo por conta da nomeação da irmã, Susi Bellini, que também era vereadora, como secretária de Segurança. Mas naquela oportunidade, a decisão da justiça foi diferente.

Dois pesos?

Naquela oportunidade, o caso foi analisado pelo MP, que se baseou na tal súmula vinculante do STF, teoricamente uma lei que se sobrepõe a qualquer ato municipal, entendendo que não configurava nepotismo a nomeação de parente para cargo de natureza política. Respeito o pensamento e a decisão de promotor e juiz, mas não seriam dois pesos pra casos iguais?

Família Bolsonaro

Fico aqui pensando e coçando o cocuruto. Será que a dona justa vai brecar o ato do presidente Jair Bolsonaro (PSL), caso ele concretize a nomeação do filho Eduardo Bolsonaro (PSL) pra ser embaixador do Brasil nos Isteitis, alegando, também, um possível nepotismo?

Critério único

Quem sou eu pra dizer quem tá certo nisso tudo, longe de mim. Só penso que a lei deveria valer pra todo mundo, rolar um critério único, seja dentro do governo municipal de Itajaí, no da Santa & Bela ou até mesmo lá na turma de Brasília. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos!

Debate

Há quem diga que o debate é bom, e a coisa deve esquentar nos próximos dias, já que o barbudinho Júnior deve voltar imediatamente ao Legislativo, onde tem buscado se afastar para dar um ar para cachola já que a oposição tem crescido a cada dia na piramidal casa do povo.

Fumtran

Quem já confirmou presença na Gororoba 2019, foi o Gestor do Fundo Municipal de Trânsito da Maravilha, Fernando Marchiori, que esteve na choupana e já aproveitou também para parabenizar este socadinho pelos 15 anos ininterruptos de coluna política no jornal mais lido do sul do mundo.

Desafios

Perguntado sobre os desafios à frente do Fundo de Trânsito, Marchiori disse que o que deve ser resolvido na próxima semana é o Estacionamento Rotativo, que deve voltar a funcionar até o início de outubro nas ruas da Capital do Turismo, para alegria dos comerciantes e moradores que não encontram mais local para estacionar no centro da cidade.

Cobrança

Cobrado por este bocudo, ele explicou que também é cobrado diariamente pelo prefeito pop star, Fabricio Oliveira, para que coloque para funcionar o sistema o mais breve possível e que inclusive um dos motivos que foi indicado pelo alcaide para o Fundo, foi a resolução desse problema.

3 meses

Há 3 meses no cargo o gestor considera que tem grandes desafios na pasta e destaca entre eles a melhoria na qualidade das ciclovias da cidade e a implantação de um plano cicloviário, a melhoria no transporte público, a regulamentação do transporte por aplicativo. mas já comemora a elaboração e aprovação do plano municipal de mobilidade urbana.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.