JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Codetran
O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que não para de trabalhar, participou ontem da entrega de 12 viaturas pra Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran). Os veículos, novinhos, vão ajudar e muito o trampo dos agentes no controle do tráfego de carros na city peixeira.
Sem noção
A solenidade de entrega dos possantes corria às mil maravilhas, até que o coordenador da Codetran, Robson Costa, totalmente sem noção, resolveu cobrar publicamente o prefeito Volnei pra que atenda uma reivindicação de carreira dos agentes efetivos da Codetran. Como assim?
Constrangido
Volnei, visivelmente constrangido com a saia justa causada por alguém que ocupa cargo comissionado e que deveria ser de confiança, explicou que existem inúmeras reivindicações, de várias classes de servidores, e que todas vêm sendo analisadas pra, dentro do possível, serem atendidas. Vários barnabés, inclusive, já foram atendidos.
Promoção pessoal
Dentro do governo, Robson é visto por muita gente como alguém que tenta se promover, quem sabe até pra concorrer a vereador nas próximas eleições. Tá sempre fazendo vídeos pessoais e divulgando sua imagem, acima do próprio governo que deveria trabalhar.
Até quando?
Além disso, o coordenador de Trânsito, lascam os bocudos, teria grande rejeição entre os agentes e estaria acostumado a tomar decisões por conta própria, sem consultar seus superiores, causando vários perrengues internos. Vamos ver até quando Volnei vai aguentar essa situação. Ai, ai, ai, que dor!
Cassação
Na tarde de ontem os vereadores membros da Comissão Parlamentar Processante (CPP), que apura a denúncia que busca a cassação do prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), ouviram mais uma testemunha de acusação.
Luzia
A comissão ouviu Lucas Severino, que foi servidor da secretaria de Obras, na época em que houve as medições erradas na execução de reparos de lajotas e meio fio. O que causou estranheza a todos é que a advogada do ex-servidor é a ex-prefeita Luzia Coppi (PSDB).
Golpe
A tese levantada por muitos, de que esse processo é um golpe político orquestrado pelo PSDB, começa a fazer sentido. O processo foi instaurado pela ex-presidente da câmara e presidente atual do PSDB, Márcia Freitag.
Tucanos
A CPI foi presidida pelo também vereador do ninho tucano, Adriano Gervásio. A denúncia, pedindo a cassação, foi feita por advogados ligados ao PSDB, inclusive um deles foi candidato a vereador pela sigla.
Inocentaram
O que também chama a atenção e deixa claro que o alvo é apenas o prefeito Elcio, é que o secretário de Obras da época foi inocentado, sendo que quem assinou as notas foi ele.
Vice
Contudo, se houver cassação, quem assume é o vice-prefeito Ramon Jacob (PSB), pois apesar de ser secretário de administração na época, os vereadores também o retiraram do processo, afinal, é mais fácil queimar Ramon no pouco tempo que falta de gestão, do que deixar Zeca Simas sentir o gostinho de sentar na cadeira de prefeito. E aí o caminho para o PSDB voltar fica mais favorável.
E O MP?
Por falar na ex-prefeita Luzia, que chegou a ser presa pelo Gaeco na Operação Terra Prometida, cabe o questionamento ao Ministério Público que ainda não fez a acusação ao Poder Judiciário. ão encontrou os possíveis crimes praticados na gestão ou desistiu da operação?
PSB peixeiro
Uma reunião da executiva do PSB peixeiro, no início da semana, com dois representantes do comando estadual, Vilson Sandrini e Abelardo Lunardelli, começa a dar uma novo rumo à sigla com transição tranquila e com diálogo.
Conversas
A ex-vice-prefeita Dalva Rhenius, juntamente com o atual presidente da sigla, Ciro Arnoldo Vicente, pediu uma reunião com o presidente estadual, Adir Gentil, que no momento se encontra fora do país. Sandrini e Abelardo foram os representantes da nova executiva estadual do partido da pombinha branca no encontro.
Transição tranquila
Até pelo bom trabalho realizado pela sigla na cidade na gestão Dalva e Ciro e, pela serenidade nas conversas, o papo foi pra lá de tranquilo. O vereador radialista galego, Rubens Angioletti, já tem um encaminhamento, sinalizando sua ida para o PSL. Dalva afirma que é preciso conversar com todos pra ter uma decisão pessoal e de seu grupo.
Nominata
Agora os encaminhamentos de transição e de quem fica ou vai, devem ocorrer sem sobressaltos. Paulo Maes afirma que tem desenvolvido um trabalho profissional e técnico na Fundação de Esportes peixeira e que tem desejo de estar na nominata dos candidatos da sigla na disputa de uma cadeira estofadinha na piramidal casa do povo, em 2020.
Na terra
O Ministro da Cidadania, Osmar Terra, estará na Santa & Bela Catarina, nesta quarta. O abobrão federal vem entregar 10 micro-ônibus impiçados para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Uma pá de cidades serão contempladas e a entrega será na Amfri, na city peixeira.
