JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Devagar
Apesar do calendário eleitoral cada dia mais próximo, os partidos encontram sérias dificuldades para comporem seus times para a disputa do próximo pleito, principalmente na chapa proporcional para vereadores peixeiros.
Mando de campo
Enquanto o MDB governa a city focado na reeleição do prefeito barbudinho Volnei Morastoni, não se vê grandes movimentações no campo do legislativo. Dúvidas como a própria manutenção da executiva, presidida por Wilson Rebelo Júnior, e a própria candidatura à reeleição de algumas lideranças parecem ter congelado o manda-brasa peixeiro.
Progressistas
Depois que o entisicado Fernando Pegorini praticamente expulsou os chegados do ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini, o presidente do PP peixeiro tem um desafio gigante que é convencer que novos candidatos disputem a eleição com o próprio presidente sendo candidato.
Mesma novela
Os tucanos dançam a mesma valsa triste, pois ninguém quer cair no que chama de canto da sereia nessa eleição, ou seja, trabalhar para uma possível candidatura de Robison Coelho em detrimento aos demais. As cabeças de cada partido têm sido um entrave para novas caras se colocarem à disposição.
Minions
A turma do PSL também vem suando por conta do baixíssimo desempenho dos deputados e também do presidente Bolsonaro, frustrando as expectativas dos eleitores peixeiros. Temas como os dos incentivos fiscais e retorno de ICMS foram praticamente ignorados pelos pesselistas prejudicando e muito o futuro da city em termo de orçamento.
Diferente
Desde 2018 é fato que as eleições mudaram, pelo menos no plano estadual e federal. Agora, com um pouco de realidade exposta, longe dos discursos de campanha, onde se pode avaliar na prática os partidos, o PSL deve encontrar uma situação bem diferente da de 2018.
Novos
Lideranças têm se aglutinado em siglas que, em outros tempos, obtiveram poucos resultados. É o caso do PSC, por exemplo, que segundo os bastidores têm agregado valores e condições para disputar uma ou duas vagas no pleito do ano que vem.
DEM
O Democratas, que será praticamente uma dissidência importante dos tucanos, deve engordar suas fileiras com chapa cheia conforme aspira a dupla Dedé e Teacher Acácio. Dedé tem dado um duro danado na secretaria de Obras e Acácio tem sido um leão na piramidal, ambos engajados com o barbudinho de mala e cuia.
Cidadania
Entre os principais partidos de Itajaí está o Cidadania, antigo PPS. Comandado pelo meio-careca Fabrício Marinho, também deve sofrer com o peso de um presidente candidato para formatar sua nominata. Além das dificuldades normais, também há dissidência do grupo de Jorge Andrade que aguarda uma nova eleição interna para decidir que caminho tomar.
Outros
Muitos outros partidos buscam lideranças para candidaturas por conta do fim da coligação proporcional. Nesse novo formato, quem não chegar chegando com um time construído, vai passar vergonha. PTB, PRB, PRTB, PRP, Novo, Patriotas, Podemos e mais alguns seguem cercando o que sobra do estrelato e novas caras.
Nunca serão...
Depois de tantos anos de coluna, não há como apostar em uma eleição definida. Enquanto velhas caras tentam trocar a roupa para parecerem novos, muitos novos não se veem motivados por conta dos caciques que não largam o osso. Segue o jogo.
Castilho no DEM
O Osmari de Castilho se filiou ao DEM do outro lado da vala, em Navegantes, na noite da última sexta-feira, com a presença de lideranças e do presidente estadual do Democratas, João Paulo Kleinubing. Os empresários Rinaldo Araújo e Libardoni Fronza, também se filiaram, entre outros.
Construção de projeto
O chefão do porto dengo-dengo, Osmari, questionado se pensa em disputar à majoritária, declarou à coluna: “Eu quero participar da construção de projeto pela cidade, mas não à frente do executivo, e sim atuando junto a todos que convergem para o objetivo de uma cidade melhor.”
Candidatos
Os nomes serão construídos com participação ampla e priorizando um projeto que atenda à comunidade. Os empresários Libardoni Fronza e Rinaldo Araújo são nomes citados no grupo.
Forte
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Navegantes (ACIN), Libardoni Fronza, por conta do excelente trabalho, serenidade, humildade, trânsito em todas as esferas, respeito e cortesia é o nome mais forte pra emplacar a candidatura do DEM ao paço, em 2020.
Terceira via
O DEM se coloca hoje como uma ‘terceira via’, segundo partidários, “fugindo das oligarquias navegantinas e das mesmas figurinhas de sempre”, caceteiam. Será que o atual prefeito o cabeça lustrada, Emilio Vieira (PSDB), e o ex-prefeito Bob Carlos (PSD), vão gostar?
Presidente e vice
O presidente do Democratas é o Rinaldo Araújo e seu vice o Ademir Foguinho que pretendem aquecer a sigla com o intuito de estar na majoritária e um leque de nomes interessantes na disputa de uma cadeira no legislativo dengo-dengo.
Hummmmm...
Pré-candidato a prefeito da Dubai brasileira que tem relações comerciais/financeiras com empresários que desejam construir um empreendimento no mar da cidade é algo pra lá de complicado. E num é?
Pau no Ibama
O diretor de Pesca da prefa de Itajaí, Rodrigo Silveira, meteu o sarrafo no Ibama. Rodrigo lascou que o barco Primavera 20 que foi o último a ganhar a licença pra pesca da tainha, foi abordado pelo Ibama e o Instituto Chico Mendes. Rodrigo lamentou que é assim que os trabalhadores da pesca são tratados.
Terrorismo
Rodrigo diz que ser abordado não é o problema e sim o fato de os profissionais do Ibama estarem portando metralhadoras e no seu entendimento pra amedrontar, fazer um verdadeiro terrorismo. Ele acusa os órgãos de estarem a serviço de ecochatos e de grupos que nada fizeram para o nosso país. Eitcha!
Neguinho da Janamar
Ao contrário do que saiu na legenda da coluna do finde, o Neguinho da Janamar é presidente do Partido Republicano Brasileiro – PRB da city peixeira - e não PRP, como erroneamente foi publicado. Escusas pelo erro.
BC em Festa
O prefeito pop star Fabrício Oliveira esteve em todos os cantos da cidade nas comemorações dos 55 anos, onde conversou com a comunidade e marcou presença nos eventos festivos.
Festa dos Amigos
A famosa festa dos amigos da Dubai, que ocorre anualmente no aniversário, no último sábado, teve a presença de um grande público e depois de muitos anos transcreveu com muita tranquilidade, sem ocorrências graves. Ponto para o prefeito que quer transformar a Dubai na cidade mais segura do Brasil.
