Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Batalha perdida




A Alesc aprovou três projetos de lei do governo da Santa & Bela que tratam da regulamentação de incentivos fiscais. Os projetos, infelizmente, tiram benefícios de Itajaí e de outras cidades da região, vistas como ricas pelo governador Carlos Moisés (PSL), e os bagrões do Estado. Tudo aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, inclusive os que se dizem da nossa região.

Formiguinha

Durante as horas que antecederam as duas sessões que trataram a matéria, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, que fez questão de ir até Floripa, bateu de porta em porta na leleia pedindo apoio dos deputados. Mas o esforço, até agora, foi em vão. Além de deixar categorias de fora, os projetos em questão prejudicarão a arrecadação itajaiense.

Nem aí

O esforço do secretário Thiago, que se juntou à causa do Comitê de Defesa da Competitividade da Economia Catarinense, não foi suficiente pra recolocar os documentos em discussão. Muitos deputados, aliás, manifestaram que não estão preocupados com empresas que possam deixar Itajaí. Nem mesmo os “itajaienses” Coronel Mocellin e Ana Campagnolo, ambos do PSL, defenderam nossa city peixeira. Assim não dá!

Sem noção

Pra se ter uma ideia, teve deputada lá do oeste dizendo em alto e bom som que Itajaí, Blumenau e Joinville já se beneficiaram muito com os incentivos fiscais, e agora seria a hora das empresas instaladas nessas cidades irem pra outros municípios catarinenses. Como se a coisa fosse simples assim. Ai, ai, ai, que dor!

Burrice

A mesma deputada só sisqueceu que essa questão ultrapassa os limites de Santa Catarina. Se as empresas itajaienses não tiverem mais benefícios pra permanecerem no município, ao invés de ir pra outra cidade, podem muito bem ir para outro estado, como São Paulo, Paraná e Espírito Santo, onde a política de benefícios fiscais estadual será muito mais atrativa.

Desconhecimento

Grandes empresas procuram Itajaí também pela condição logística imensamente favorável que outras regiões catarinas não têm. Mas, ao que tudo indica, nem mesmo os deputados eleitos por Itajaí, como os bolsonaristas Mocelin e Ana Campagnolo, levaram em conta que benefícios são necessários pra manutenção da receita, geração de emprego e condição de desenvolvimento da city peixeira.

Ainda há esperança!

Mas nem tudo tá perdido. A pressão feita pelo secretário Barbudinho Júnior, empresários e o comitê rendeu a promessa do governo estadual de encaminhar um novo projeto, o chamado “PL do Rescaldo”, pra apreciação. O esforço foi tanto pra que o governo voltasse atrás, que o secretário da Fazenda, Paulo Eli, parece ter reconhecido as falhas no pacote aprovado esta semana com a promessa de encaminhar o projeto. Ou estaria ele apenas dando um migué e empurrando com a barriga? Vamos ver!

PL do Rescaldo

Só pra se ter uma ideia, distribuidoras e atacadistas, de frigoríficos de suínos, aves, carne bovina, laticínios e queijeiros, da cerâmica vermelha, de indústrias de água mineral, entre outras, ficaram de fora da questão dos incentivos fiscais. Agora é torcer pro secretário Paulo Eli e o governador Moisés conversarem com o empresariado antes de se precipitarem novamente. Quem sabe até nossos “deputados itajaienses” também resolvem defender Itajaí.

MDB dengo-dengo

No outro lado da vala, em Navega-City, a decisão de destituir a executiva do MDB tem sido assunto nas rodas políticas. Um emedebista de sete costados lascou pra coluna que essa história tem outro lado.

Nomeou

O emedebista que diz representar um grupo na sigla lascou que tudo foi por conta da atitude sorrateira, compactuada com o presidente estadual, Celso Maldaner, o defensor das vaquejadas, que nomeou uma comissão municipal provisória sob o comando do ex-vereador Fredolino Bento, o Lino.

Não foi

Esse emedebista afirma que não houve nada de consensual e que Lino teria encontrado uma saída rápida para resolver um impasse dentro do partido e fazer prevalecer seus mandos e desmandos sobre os membros do diretório. Credo!

Revoltado

O emedebista cabreiro debulha que Lino tramou o plano para tomar o partido. Sem dialogar, nem mesmo com o próprio irmão, o ex-prefeito Moacir Bento, o Ci, presidente destituído do cargo. E fica clara a atitude autoritária de Lino para abrir caminho para mais uma candidatura própria a prefeito.

Alembrar

O emedebista fala que basta lembrar que na última eleição o MDB atendeu os comandos de Lino e herdou uma dívida que até hoje está sem solução. Comenta-se que até ação social sorteando uma moto foi feita entre os filiados para pagar restos da campanha do Lino e o dindim arrecadado simplesmente sumiu. Alguém sabe onde foi parar, questiona? Oh, dor!

Pequeno Anjo

Único hospital pediátrico da região de Itajaí, o Pequeno Anjo, que enfrenta sérios problemas financeiros, irá receber verba de custeio do governo do Estado, o que deve garantir a manutenção do atendimento dos pequerruchos

Vão estrebuchar

A confirmação é do deputado coronel Mocellin, que na última quarta-feira reuniu-se com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, que sinalizou que o governo estadual vai estrebuchar o apoio financeiro. O diretor do hospital, Felippe Bello, e o reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, também participaram da audiência.

Cinco mil

Com um déficit mensal de R$ 370 mil, o hospital atende cerca de cinco mil pacientes por mês. Mocellin, que já fez contato com o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, confirmou o aporte de R$ 1 milhão até o fim do ano.

Sensibilizar a prefeitada

“Vamos buscar sensibilizar os prefeitos para completar o recurso, afinal toda a região recorre ao hospital, que precisa ter uma contrapartida”, destacou Mocellin, lembrando que a partir do ano que vem o Pequeno Anjo estará enquadrado na nova política hospitalar do governo do Estado, sendo contemplado com recurso mensal.

Sorriso na zorelha

O prefeito da terra da pedrada e ex-do tiro ao ex-vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), passou pela choupana pra marcar presença na Gororoba. Elcio tá com o sorriso na zorelha depois que Camboriú foi destaque nacional em gestão. Parece que o doutor anda dando aula de boas práticas de Finanças, Gestão e Desempenho e começa a colecionar prêmios.

Qualifica

Em 2018 Elcio foi à capital manezinha para receber o prêmio por causa do Programa Qualifica mandato de excelência, em que implantou o portal de transparência. Tem linguarudo de plantão dizendo que nunca entendeu porque no passado não tinha transparência nas contas da prefa.

Destaque

O alcaide de Camboriú também andou voando pra cidade paulista de Campinas pra receber um prêmio como Destaque em Gestão Ambiental Municipal. Em Criciúma o prefeito foi homenageado devido a parceria firmada com a polícia Militar para melhorar a iluminação pública do município com o projeto “Iluminando Vidas”.

Convênio Univali

O prefeito, antes de chegar à choupana do escriba, esteve na Univali, onde, juntamente ao reitor Valdir Cechinel, assinou um convênio com a Univali que vai possibilitar descontos aos servidores e dependentes que são acadêmicos da universidade. Bacana!

Presente

Po governo pop star Fabrício Oliveira? Tudo indica que sim, pois seu presidente, o Marcelo Lazzaropi, ops Lazzaroni, tem comparecido a todos os eventos do governo municipal, sendo mais presente que muitos cargos de confiança.

Surpreso

O chefão do porto dengo-dengo, Osmari de Castilho, se filia ao Democratas nesta sexta-feira. Um pequeno evento do partido, com a presença do presidente estadual, João Paulo Kleinubing, deve marcar a filiação. O presidente da sigla em Navega-City será um cara do povo, o surfista Ademir Foguinho.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.