JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Escutou?
A deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (PDT) enviou mensagem de zapzap ao socadinho escriba dizendo que escutou na leleia que este que escrevinha estas mais do que estraçalhadas linhas, estaria “ajudando” o seu colega de parlamento, o deputado Ivan Naatz (PV, por enquanto), no emblemático caso dos pedágios urbanos.
Patrocínios!
Paulinha diz que escutou que o escriba estaria “favorável” ao deputado verdolengo por conta de que ele estaria colaborando com “patrocínios”. E que por desencargo de consciência questionava este temente ao Altíssimo, mesmo não acreditando em tal possibilidade. Então, porque questionou?
Não conheço
Não conheço pessoalmente o deputado Ivan Naatz e já lhe fiz severas críticas. A coluna foi o primeiro espaço na imprensa que divulgou que o filho dele estava trabalhando com o vereador peixeiro, Eduardo Ki-Massa (PRP). Enquanto isso, a patroa da excelência excelentíssima da piramidal tava lotada no gabinete do deputado Ivan. Em claro, nepotismo cruzado.
Gororoba
Não existe essa história de patrocínio pra coluna. Estaria ela se referindo à Gororoba? Para todos que são convidados ao evento que chega à sua décima terceira edição, está claro: há um convite em forma de camiseta pra que todos possam participar de um congraçamento. No embalo, este ano, vamos comemorar o aniversário de 40 anos do DIARINHO.
Pedágio
O articulista, desde sempre, foi contrário à história de pedágio em Bombinhas. Não aprecio o cerceamento do direito constitucional de ir e vir que foi aviltado com a cobrança de pedágio à capital do Mergulho, Bombinhas. Isso é ser favorável ao deputado Ivan?
Não conseguiu
As atitudes de Paulinha, que se deixou levar pela emoção, não ajudaram em nada sua luta contra a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 1/2019, que altera o artigo 128 da Constituição Estadual de Santa Catarina com o objetivo de coibir a cobrança de pedágios urbanos e taxas que limitem o tráfego de pessoas ou de bens.
Deputados sinalizaram
A PEC foi proposta pelo deputado verdolengo Ivan Naatz, e já teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em maio último. Agora, com a admissibilidade em plenário, na prática, os deputados autorizam a matéria a continuar tramitando e discutindo o mérito, até a análise final em plenário novamente.
Acachapante
A aprovação foi por maioria: 25 votos a favor, 5 contra, e 3 abstenções, na manhã de ontem, numa vitória acachapante não de Naatz, mas do direito de ir e vir. A tendência é coibir tal pedágio, mesmo que haja o argumento de proteger o meio ambiente. Que não vejo sendo protegido com os valores arrecadados por Bombinhas.
Vai longe
Lógico que essa situação ainda vai longe. Haverá novos embates, inclusive por outros municípios interessados em instituir uma ‘porteira’ na entrada de sus cidades, sob o argumento de que precisam de recursos pra proteger dos desgastes que a atividade turística: fluxo de pessoas provoca. Leia algo mais no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Ramon vai
O vice-prefeito da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Ramon Jacob, que deve deixar o PSB e se filiar ao Podemos, deu um rasante pela choupana, pra marcar presença na Gororoba do JC, no próximo dia 10 de agosto, na sociedade Fazenda da Praia Brava, em Itajaí.
Mandou embora
Questionado sobre o possível afastamento do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), diz que o prefeito no ano passado, demitiu nomes próximos seus e que eram pesssoas competentes. E que Elcio teria dito que ele não poderia ser candidato a deputado federal, sem lhe ter devotado apoio.
99%
Ramon diz que tem 99% de certeza de que Elcio é inocente das acusações que lhe são imputadas e que não trabalha ou trabalhou para que ele seja cassado. Afirma que é candidato a prefeito e que vai disputar a eleição no voto em 2020 pra estar no paço.
Fala
Ramon diz ainda que fala com o prefeito e está à disposição. Considera, ainda, que a cidade precisa avançar, com todo o seu espaço físico é necessário trabalhar para trazer empresas de tecnologia que geram empregos e divisas ao munícipio.
Futuro
O vice-prefeito de Camboriú cita como exemplo a cidade de Palhoça, que há alguns anos não era nada, mas criou a Pedra Branca com empresas de alta tecnologia. “Se não focarmos em empresas, principalmente de alta tecnologia, o futuro será de loteamentos, com todos os problemas inerentes de uma cidade dormitório” enfatiza.
Bolhas
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), se manifestou sobre a nota na coluna de que alguns nomes citados nas ruas, na boca do povo, terão que se explicar à sociedade. Alguns por corrupção e outros por outra situações.
Nada
Achutti, todo bobo, afirma que em 23 anos de vida pública, não tem uma mácula. “Nunca me envolvi em corrupção, não tenho aposentadoria e nem fiz projeto que não beneficiou a cidade, debulhou o Quero-Quero que continua afirmando que não será mais candidato a vereador e postula uma cadeira no paço dos altos da Dinamarca.
Tintim por tintim
Achutti também propôs, ontem, que seja detalhado no Portal da Transparência da câmara de vereadores da Maravilha do Atlântico, o custo de cada excelência excelentíssima. O Quero-Quero afirma que o legislativo custa a facada de R$ 19 milhões/ano, mas ninguém sabe quanto custa cada parlamentar. Olha...
Novo
Gabriel Zanom, William Borba, Paulo Chaves e Dante Gervasi, membros do NOVO de Itajaí, estiveram visitando o Gabinete da deputada estadual Ana Campagnolo, para conversarem sobre os projetos dos incentivos fiscais e sobre as eleições de 2020 em Itajaí.
2020
O Osvaldo da Mancha Branca Mafra, que é presidente estadual do Solidariedad, e Márcio Guapiano que é presidente do sindicato dos Conferentes da city peixeira, também estiveram visitando a Campagnolo para conversarem sobre o pleito eleitoral de 2020.
Gororoba do JC
Venha comemorar os 40 anos do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Pra isso, basta adquirir a camiseta da Gororoba, que pelo oitavo ano consecutivo custa 50 reais, na choupana do JC, na rua Francisco de Paula Seara, 192, Dom Bosco (em frente a Prosegur). Contatos no (47) 98842-9084 – zapzap.
