JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gororoba dia 10
A Gororoba do JC, por motivo de força maior, mudou a data do evento do dia 3 para 10 de agosto. Os leitores têm um tempinho a mais pra adquirir a camiseta e marcar presença no evento que comemora os 40 anos do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.
Festa do Peixe
O pessoal da prefa peixeira confirmou ontem a realização do festerê em homenagem aos pescadores. Mas, em função da menor quantidade de tainha capturada até agora, após os trabalhadores ficarem um tempão proibidos de ir ao mar, a festividade será chamada de Festa do Peixe e contará com outras espécies, como anchova e sardinha, que serão distribuídas digrátis ao povão.
Agosto
A expectativa inicial era realizar a comemoração aos pescadores no próximo fim de semana, mas na manhã de ontem, após conversa entre o prefeito Volnei Morastoni, o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, o presidente do Sindipi, José Jorge Neves Filho, empresários e demais representantes do setor, definiram que a Festa do Peixe vai rolar no dia 3 de agosto.
10 toneladas
A expectativa é contar com até 10 toneladas de tainha, sardinha e anchova, que serão servidas assadas, fritas, grelhadas ou na brasa, pra galera encher o bucho. A expectativa é reunir em torno de 15 mil pessoas durante o primeiro sabadão de agosto. Desta vez, a festa será na Vila da Regata, ao lado do Centreventos, das 10h às 16h.
Bela dobradinha
Volnei mostra, mais uma vez, que as ações dos homens públicos devem ser pautadas pelo bem da comunidade, independente de bandeira partidária. Prontamente, o prefeito de Itajaí iniciou tratativas e uniu esforços com o secretário nacional da Pesca pra viabilizar este ato em prol dos nossos pescadores. Que venha a Festa do Peixe!
Trabalhadores
Este socadinho escriba ouviu uma pá de reclamações a respeito do conteúdo da coluna de ontem, que trouxe a informação de que o prefeito barbudinho VM, teria reconhecido apenas o secretário nacional da pesca, Jorge Seif Junior, e o sindicato dos armadores (Sindipi) com relação a conquista da liberação da pesca da tainha. De fato, o trabalho árduo do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca (Sitrapesca) não foi mencionado. Perdão.
Justiça seja feita
Quem é do ramo ou acompanha a pesca aqui na região sabe que o presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, se desdobra como pode para ajudar a pressionar o governo por melhorias para o setor.
Trabalho intenso
Aliás, depois de 43 anos embarcado e dois anos à frente do sindicato, Pereira tem um histórico de trabalho intenso e muito mais parrudo que muita gente, com uma coleção admirável de aliados e conquistas para os trabalhadores.
Ponderado
Diferente de muito líder sindical que gosta de bafão, o chefão do Sitrapesca é ponderado e sempre atuou em defesa do trabalhador, mas entendendo a importância da indústria e dos armadores.
Tripé fortalecido
Henrique defende que a pesca só vai pra frente se este tripé (indústria, armadores e trabalhadores) for fortalecido. Nas últimas reuniões sobre as cotas para os pescadores, que inclusive teve a participação tímida de muita gente que hoje comemora e colhe os louros, Pereira comprou brigas que ninguém quis comprar e fez a diferença para o setor. Tá feito o registro.
Mocelin rebate
Presidente do PSL de Itajaí, o deputado Coronel Mocellin rebate a nota “Política Nova?”, publicada na coluna de ontem. Informa que cerca de 350 pessoas compareceram ao evento, na Vila Operária.
Pá de otoridades
Entre as autoridades estaduais e da região, como o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif, o presidente do INMETRO, subtenente Rudinei Floriano, o presidente do PSL Jovem de SC, João Carlos Neves, e o vereador Otto Quintino, o Pingo d’Ouro, marcaram presença na comilança do PSL.
Ressaltou
“O evento mostrou a unidade do PSL de Itajaí. Se desqualificam o evento só provam que estamos no caminho certo. Seguimos trabalhando”, ressaltou o presidente do PSL peixeiro, Mocelin.
Clima tenso
O clima ainda anda tenso na piramidal casa do povo desde a votação do polêmico projeto que aumentava os supersalários dos auditores fiscais. Eleitores do bairro Cordeiros ainda reclamam da postura (ou da falta dela) do vereador Otto Quintino, o Pingo d’Ouro.
Então...
Dizem os linguarudos - arreda raça de víboras - que Otto fez o maior estardalhaço contra o suplente Beto Cunha (PSDB) que votou a favor da urgência, mas na hora do ‘pega pra capar’, Ottinho simplesmente não compareceu a votação. Que feio!
