JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Desafio
O topetudo Osvaldo Germ está completando dois meses no cargo e assumiu o desafio de alinhar algumas questões relacionadas ao faturamento do Semasa, até pela experiência de 30 anos na Celesc, na função de auditor.
Em dia
Uma dessas questões foi resolvida já nas primeiras semanas de trampo de Gern. A de colocar em dia a instalação de hidrômetros (havia atraso em atendimentos de pedidos) nas residências.
Grandes consumidores
Outro passo que será dado nesse setor é de que o Semasa vai adquirir hidrômetros ultrassônicos (que facilitam a leitura e a passagem de dados) para atender grandes consumidores. Hoje, são 700 no total e que correspondem a 60% do faturamento da autarquia de agua e esgoto.
Destrinchando
Outro desafio que está em vias de ser concretizado é a terceirização da mão de obra de leituristas, liberando barnabés efetivos para outras funções de atendimento ao público. O edital está em vias de ser lançado. Esse foi sempre um tema bastante “espinhoso” no Semasa e ele está destrinchando.
Pé na estrada
Gern também está com o pé na estrada, visitando obras e mantendo contato direto com a população. Nas últimas semanas esteve por algumas vezes na barragem e na estação de Tratamento de Água, no São Roque, onde são feitas as obras emergenciais para contenção de encostas. Gern está vistoriando o passo-a-passo das obras e disso ele entende.
Cuidado
O chefão da Semasa está semanalmente nas obras de implantação da rede de esgoto, no São Vicente e Cordeiros, exigindo pessoalmente das empreiteiras maior cuidado com a repavimentação das vias.
Pá de ruas
O topetudo Gern tem tratado com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) a viabilidade de um novo contrato para o que se chama de Operação Tapete Preto, que vai dar uma repaginada em uma pá de ruas dos bairros danificadas pelas obras de esgoto.
Thiago secretário
A notícia dada em primeira mão aqui na coluna, de que o Barbudinho Júnior, Thiago Morastoni (MDB), deixaria a casa do povo da city peixeira pra assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico se confirmou ontem. Numa solenidade breve, mas repleta de excelências excelentíssimas, o então secretário Giovani Testoni e atual chefe de gabinete do prefeito Volnei Morastoni passou o bastão da secretaria ao vereador.
Com moral
Thiago assume com o apoio declarado de entidades ligadas ao empresariado, como a CDL, e convicto de que vai alavancar ainda mais o crescimento de Itajaí. A convicção se dá em grande parte porque o barbudinho já vinha se articulando pra trazer novas empresas pra se instalarem por aqui.
Incentivos
Outra forte bandeira que Thiago vai levantar durante sua estada no Desenvolvimento Econômico é a dos incentivos fiscais. Depois de o secretário de estado da Fazenda, Paulo Eli, falar que vai tirar parte dos incentivos da city peixeira e o governador Carlos Moisés confirmar o discurso, Thiago tá empenhado em contrapor a questão e batalhar pra que Itajaí não perca nada.
Vai pra cima
O novo secretário peixeiro de Desenvolvimento Econômico tá se armando de todas as formas pra travar uma batalha contra a perda de benefícios por nossa cidade. Afinal, como bem lembrou o prefeito Volnei Morastoni na solenidade ontem, foram os incentivos fiscais os responsáveis por iniciar o crescimento contínuo de Itajaí anos atrás e nosso povo não pode perder isso agora.
Pra todo mundo
Thiago Morastoni destacou que não trabalhará só pra trazer grandes empresas. Já estão na agenda do barbudinho séries de encontros com empresários de diversos setores, entre grandes, médios e pequenos. O ex-vereador entende que o crescimento da economia favorece todas as camadas e quer estar em contato com empresários, lojistas, ambulantes, enfim, todos que fazem a cidade andar.
Ciúmes
Depois da cerimônia de posse, o novo secretário, que tinha agenda externa, fez questão de dar um pulo na secretaria pra conversar com os novos comandados. Foi recebido muito bem, causando até um ciuminho em sua antiga assessoria, dizem.
Fechou?
Os linguarudos de plantão da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador assopram que o vice-prefeito Ramon Jacob (PSB, por enquanto), teria fechado acordo com a vereadora Jane Stefenn (Rede, por enquanto), oferecendo uma secretaria pra ela “aparecer” e com isso votasse pela cassação do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Dobradinha
Tal situação estaria evidente, quando a vereadora Jane contratou o ex-diretor de Comunicação da prefa de Camboriú que acabou de deixar o cargo. Além de uma secretaria de destaque, teria sido combinado que Jane teria a garantia de ser vice de Ramon em 2020.
