Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Gororoba


Gororoba

Chegaram as camisetas da Gororoba do JC que será no próximo dia 3 de agosto. Os primeiros a pegar as suas foram o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) e o galego Rubens Spernau, que acompanhou o pop em visita à choupana desse humilde escriba.

Conversê

Em conversa com Fabrício, o prefeito da Dubai brasileira enumerou a série de obras empreendidas na cidade, como o Molhe do Pontal Norte, que iria começar na segunda-feira, mas acabou começando ontem mesmo. A obra é rápida (quatro meses) e vai dar um novo visual na região norte da cidade.

Asfalto novo

O pop star informou ainda que cerca de 20% da malha viária de Balneário Camboriú está recebendo nova camada asfáltica no programa de requalificação asfáltica que começou em 2017 e segue por 2019. Fabrício pontuou, também, sobre obras de infraestrutura importantes que vão melhorar a mobilidade da city praiana.

Mobilidade

Entre elas, o prolongamento da Quarta avenida, que está em curso na rua 3198 e que até o final do ano deve chegar até a rua 3700, via 3208, com um parque linear que vai ser implantado à margem do rio Camboriú. Ainda no Binário Sul, em breve será lançada a licitação para a construção da avenida Panorâmica, que vai ligar a Martin Luther à avenida das Flores sem precisar passar pela Avenida do Estado Dalmo Vieira.

Novo acesso a 101

Também está quase no início o processo de licitação do novo acesso de Balneário à BR-101, que se dará pela Várzea do Ranchinho até o Ariribá, valorizando aquela região da cidade e proporcionando mais uma entrada e saída da Dubai brasileira, desafogando os acessos existentes.

Segurança

O pop star também destacou a Segurança, e antecipou a construção feita pelo município de uma nova base no bairro da Barra que será um espaço a ser utilizado pela guarda Municipal e pela Polícia Militar, e que vem ao encontro do programa de ações conjuntas e de aproximação com a comunidade, uma grande e bem-vinda novidade no setor.

Ufa!

Fabrício Oliveira também falou sobre o elevado que vai ser implantado ligando a Martin Luther à Quarta avenida, o novo mercado público que vai ser implantado na Barra, o projeto da escola do futuro, e etc e tal. Ufa! Tanto ele quanto o galego Spernau garantiram presença na Gororoba, que este ano comemora os 40 anos do DIARINHO e os 15 desta coluna. Então tá.

Forte, muito forte

Como a coluna adiantou dias atrás, o Podemos de Itajaí foi reestruturado com nomes fortes da política e do empresariado local, desde figurões conhecidos do povão até figuras em ascensão, que têm contribuído e tem muito pra contribuir com a city peixeira.

Credibilidade

O novo presidente da sigla, oficializado na tarde de ontem, é o vereador futebolista Níkolas Reis, que contou pra esse escriba que a ideia foi montar um time de credibilidade pra mostrar pra galera mais desanimada que dá de mudar o cenário sem precisar acabar com tudo, mas fazendo gestão. Vamos ver...

Gente de peso

Nas vice-presidências do partido já dá de notar que o edil não tá falando bobagem. Beto Graf, ex-presidente do CDL, Eclésio Silva, ex-presidente da ACII, e o irmão do vereador bonzinho Edson Lapa (PL, por enquanto), o Luiz Carlos Lapa da Silva, presidente do sindicato dos taxistas de Itajaí, formam o trio.

Tem mais

O ex vice-prefeito e empresário Augusto Emílio Dalçoquio, o Guto, o presidente do Foro Metropolitano da região da foz do Rio Itajaí, Rafael Meyer, o ex diretor da ADAC, José Agenor de Aragão Júnior, que hoje está na Fecomércio, além de empresários como Guilherme Moraes e Samuel Luciano Elias completam a turma.

Chegou chegando

Se contarmos ainda que o domicílio eleitoral do presidente de honra estadual do partido, Paulinho Bornhausen, é Itajaí, dá de falar sem medo que o Podemos chegou chegando e vai ser um partido que só não vai ter candidato se não quiser, e no mínimo vai ter que estar numa composição, porque credencial tem de sobra.

Pau no Eli

Em meio à polêmica da votação dos salários dos auditores fiscais, a última sessão da piramidal casa do povo peixeira foi de união entre oposição e governo na questão dos incentivos fiscais, que o secretário da Fazenda do governador Moisés (PSL), o persona non grata, Paulo Eli (MDB), quer porque quer revogar dizendo que vai arrecadar mais.

Juntos

O futebolista Níkolas Reis e o barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB) eram só love na crítica a postura do governo, defendendo que Itajaí era uma antes dos incentivos iniciados pelo ex-governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira, e é outra hoje.

Todos perdem

Enquanto Níkolas puxou os méritos pros governos Jandir, Thiago puxou pro Volnei, mas ambos reconheceram que nesse tema tem que ser suprapartidário e defender a cidade, porque acabar com os benefícios, ainda que parcialmente, é fazer com que empresas voltem para São Paulo e outros estados, perdendo Itajaí e “toda” Santa Catarina. É isso aí.

1ºPIB

Este colunista veio do Paraná e adotou esta bela cidade praiana pra viver - já come até siri e gosta que se enrosca de uma boa tainha -, então pode dizer que realmente nos últimos 10 anos Itajaí deu um salto, e muito se deve ao movimento do nosso complexo portuário. Se chegamos ao 1ºPIB do estado, foi graças a políticas econômicas acertadas.

E o medo

Se negando a discutir amplamente com a população, o governador Carlos Moisés (PSL) assume um risco que não é só dele, porque se der errado não vai ser só a credibilidade do governo que vai pro fundo do poço, mas milhares e milhares de empregos que podem se perder.

Cadê os representantes?

Com todo respeito, mas tem uma pá de político e empresário atento ao tema, menos nossos dois deputados eleitos, que já deviam ter barrado esse absurdo na Leleia. Coronel Onir Mocelin e Ana Campagnolo (PSL, ambos) não dão um pio sobre o assunto e podem ter que garantir suas reeleições lá no oeste, de onde vieram, porque se o PL 174 passa, a coisa descamba.

Povo contra

O povão compareceu em peso na Piramidal Casa do Povo, na noite de terça-feira (9), inflamado com a possibilidade de um aumento de 8 mil contos nos salários dos auditores fiscais. Depois da pressão das excelências excelentíssimas o governo mudou o projeto e acabou com a alegria dos fiscais.

Mas nem tanto

Apesar de a emenda ter diminuído o aumento da categoria, os fiscais ainda receberam um cascalho a mais. Algo que a maioria dos servidores não ganha nem chorando. Ainda assim, a nova lei faz com que essa casta de trabalhadores demore mais para chegar ao topo da carreira. Justo!

Coisas boas

Até os vereadores da oposição reconheceram que o projeto tem coisas boas. No entanto, fica difícil fazer a oposição e o povão aceitar um aumento de salário num momento em que todos querem o fim do esbanjamento de dinheiro público.

Ausência

A casa lotada foi um prato cheio para a festa dos vereadores de oposição que criticaram sem dó nem piedade o governo. Mas chamou a atenção a ausência do Otto da Farmácia (PRB) que faltou ao trabalho.

Poucas & boas...

*O secretário adjunto da Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, Lu do Pedroni, tá arrepiando na zona rural. O homem trabalha, incansavelmente, e tem deixado muita gente preocupada se sair candidato a vereador, no ano que vem. *Coringa, Sepat, Rancho Esplendor, Inove, Raimondi, Du Juon e Mega Impressões são os parceiros da Gororoba 2019. Obrigado a todos! *Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), emplacou emenda proibindo o trânsito de cavalos com carroças na Dubai. Três vereadores foram contra. Phode? *O presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet, responde a duas broncas na dona justa. Leia no Blog do JC, no www.diarinho.com.br/blogdojc *Vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) assume cadeira na piramidal na noite de hoje. *Encontro no gabinete da vereadora peixeira, Célia Filha do Elói, reuniu Omar Bernadinho, o Baga, Artur de Jesus, Rodrigo Ceccon e Tarcísio Zanelatto. Hummmmm...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.