JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gororoba
Chegaram as camisetas da Gororoba do JC que será no próximo dia 3 de agosto. Os primeiros a pegar as suas foram o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) e o galego Rubens Spernau, que acompanhou o pop em visita à choupana desse humilde escriba.
Conversê
Em conversa com Fabrício, o prefeito da Dubai brasileira enumerou a série de obras empreendidas na cidade, como o Molhe do Pontal Norte, que iria começar na segunda-feira, mas acabou começando ontem mesmo. A obra é rápida (quatro meses) e vai dar um novo visual na região norte da cidade.
Asfalto novo
O pop star informou ainda que cerca de 20% da malha viária de Balneário Camboriú está recebendo nova camada asfáltica no programa de requalificação asfáltica que começou em 2017 e segue por 2019. Fabrício pontuou, também, sobre obras de infraestrutura importantes que vão melhorar a mobilidade da city praiana.
Mobilidade
Entre elas, o prolongamento da Quarta avenida, que está em curso na rua 3198 e que até o final do ano deve chegar até a rua 3700, via 3208, com um parque linear que vai ser implantado à margem do rio Camboriú. Ainda no Binário Sul, em breve será lançada a licitação para a construção da avenida Panorâmica, que vai ligar a Martin Luther à avenida das Flores sem precisar passar pela Avenida do Estado Dalmo Vieira.
Novo acesso a 101
Também está quase no início o processo de licitação do novo acesso de Balneário à BR-101, que se dará pela Várzea do Ranchinho até o Ariribá, valorizando aquela região da cidade e proporcionando mais uma entrada e saída da Dubai brasileira, desafogando os acessos existentes.
Segurança
O pop star também destacou a Segurança, e antecipou a construção feita pelo município de uma nova base no bairro da Barra que será um espaço a ser utilizado pela guarda Municipal e pela Polícia Militar, e que vem ao encontro do programa de ações conjuntas e de aproximação com a comunidade, uma grande e bem-vinda novidade no setor.
Ufa!
Fabrício Oliveira também falou sobre o elevado que vai ser implantado ligando a Martin Luther à Quarta avenida, o novo mercado público que vai ser implantado na Barra, o projeto da escola do futuro, e etc e tal. Ufa! Tanto ele quanto o galego Spernau garantiram presença na Gororoba, que este ano comemora os 40 anos do DIARINHO e os 15 desta coluna. Então tá.
Forte, muito forte
Como a coluna adiantou dias atrás, o Podemos de Itajaí foi reestruturado com nomes fortes da política e do empresariado local, desde figurões conhecidos do povão até figuras em ascensão, que têm contribuído e tem muito pra contribuir com a city peixeira.
Credibilidade
O novo presidente da sigla, oficializado na tarde de ontem, é o vereador futebolista Níkolas Reis, que contou pra esse escriba que a ideia foi montar um time de credibilidade pra mostrar pra galera mais desanimada que dá de mudar o cenário sem precisar acabar com tudo, mas fazendo gestão. Vamos ver...
Gente de peso
Nas vice-presidências do partido já dá de notar que o edil não tá falando bobagem. Beto Graf, ex-presidente do CDL, Eclésio Silva, ex-presidente da ACII, e o irmão do vereador bonzinho Edson Lapa (PL, por enquanto), o Luiz Carlos Lapa da Silva, presidente do sindicato dos taxistas de Itajaí, formam o trio.
Tem mais
O ex vice-prefeito e empresário Augusto Emílio Dalçoquio, o Guto, o presidente do Foro Metropolitano da região da foz do Rio Itajaí, Rafael Meyer, o ex diretor da ADAC, José Agenor de Aragão Júnior, que hoje está na Fecomércio, além de empresários como Guilherme Moraes e Samuel Luciano Elias completam a turma.
Chegou chegando
Se contarmos ainda que o domicílio eleitoral do presidente de honra estadual do partido, Paulinho Bornhausen, é Itajaí, dá de falar sem medo que o Podemos chegou chegando e vai ser um partido que só não vai ter candidato se não quiser, e no mínimo vai ter que estar numa composição, porque credencial tem de sobra.
Pau no Eli
Em meio à polêmica da votação dos salários dos auditores fiscais, a última sessão da piramidal casa do povo peixeira foi de união entre oposição e governo na questão dos incentivos fiscais, que o secretário da Fazenda do governador Moisés (PSL), o persona non grata, Paulo Eli (MDB), quer porque quer revogar dizendo que vai arrecadar mais.
Juntos
O futebolista Níkolas Reis e o barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB) eram só love na crítica a postura do governo, defendendo que Itajaí era uma antes dos incentivos iniciados pelo ex-governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira, e é outra hoje.
Todos perdem
Enquanto Níkolas puxou os méritos pros governos Jandir, Thiago puxou pro Volnei, mas ambos reconheceram que nesse tema tem que ser suprapartidário e defender a cidade, porque acabar com os benefícios, ainda que parcialmente, é fazer com que empresas voltem para São Paulo e outros estados, perdendo Itajaí e “toda” Santa Catarina. É isso aí.
1ºPIB
Este colunista veio do Paraná e adotou esta bela cidade praiana pra viver - já come até siri e gosta que se enrosca de uma boa tainha -, então pode dizer que realmente nos últimos 10 anos Itajaí deu um salto, e muito se deve ao movimento do nosso complexo portuário. Se chegamos ao 1ºPIB do estado, foi graças a políticas econômicas acertadas.
E o medo
Se negando a discutir amplamente com a população, o governador Carlos Moisés (PSL) assume um risco que não é só dele, porque se der errado não vai ser só a credibilidade do governo que vai pro fundo do poço, mas milhares e milhares de empregos que podem se perder.
Cadê os representantes?
Com todo respeito, mas tem uma pá de político e empresário atento ao tema, menos nossos dois deputados eleitos, que já deviam ter barrado esse absurdo na Leleia. Coronel Onir Mocelin e Ana Campagnolo (PSL, ambos) não dão um pio sobre o assunto e podem ter que garantir suas reeleições lá no oeste, de onde vieram, porque se o PL 174 passa, a coisa descamba.
Povo contra
O povão compareceu em peso na Piramidal Casa do Povo, na noite de terça-feira (9), inflamado com a possibilidade de um aumento de 8 mil contos nos salários dos auditores fiscais. Depois da pressão das excelências excelentíssimas o governo mudou o projeto e acabou com a alegria dos fiscais.
Mas nem tanto
Apesar de a emenda ter diminuído o aumento da categoria, os fiscais ainda receberam um cascalho a mais. Algo que a maioria dos servidores não ganha nem chorando. Ainda assim, a nova lei faz com que essa casta de trabalhadores demore mais para chegar ao topo da carreira. Justo!
Coisas boas
Até os vereadores da oposição reconheceram que o projeto tem coisas boas. No entanto, fica difícil fazer a oposição e o povão aceitar um aumento de salário num momento em que todos querem o fim do esbanjamento de dinheiro público.
Ausência
A casa lotada foi um prato cheio para a festa dos vereadores de oposição que criticaram sem dó nem piedade o governo. Mas chamou a atenção a ausência do Otto da Farmácia (PRB) que faltou ao trabalho.
Poucas & boas...
*O secretário adjunto da Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, Lu do Pedroni, tá arrepiando na zona rural. O homem trabalha, incansavelmente, e tem deixado muita gente preocupada se sair candidato a vereador, no ano que vem. *Coringa, Sepat, Rancho Esplendor, Inove, Raimondi, Du Juon e Mega Impressões são os parceiros da Gororoba 2019. Obrigado a todos! *Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), emplacou emenda proibindo o trânsito de cavalos com carroças na Dubai. Três vereadores foram contra. Phode? *O presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet, responde a duas broncas na dona justa. Leia no Blog do JC, no www.diarinho.com.br/blogdojc *Vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) assume cadeira na piramidal na noite de hoje. *Encontro no gabinete da vereadora peixeira, Célia Filha do Elói, reuniu Omar Bernadinho, o Baga, Artur de Jesus, Rodrigo Ceccon e Tarcísio Zanelatto. Hummmmm...
