JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Thiago lá...
[caption id="" width="800" align="aligncenter"]Projeto de aumento dos fiscais da prefa vai ferver a piramidal, amanhã [/caption]Quem está de mudanças para o paço da vila Operária e deve assumir esta semana é o barbudinho Júnior, vereador Thiago Morastoni (MDB). Segundo perdigueiros da coluna, Thiago resolveu voltar ao executivo depois dos ataques do governo do estado aos incentivos fiscais, licenças da tainha entre outros perrengues.
Pasta
Para protagonizar a luta, Thiago deve assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, hoje ocupada em acúmulo de função pelo boa praça, chefe de gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o Giovani Testoni.
Lamim
No lugar do barbudinho Júnior na piramidal casa do povo, quem assume a cadeira é o bigodudo Laudelino Lamim (MDB), depois de uma temporada em recuperação por problemas de saúde.
Univali Internacional
E a nossa universidade maior da city peixeira continua avançando e muito, ficando cada vez mais internacional. Essa semana, por exemplo, recebe uma comitiva de vice reitores e diretores da Universidade de Alicante, Espanha, para estender e consolidar parcerias em várias áreas fortalecendo o ensino e a pesquisa de ambas instituições. É nossa Univali no mundo.
Univali top
Mais uma vez a Univali foi reconhecida como a marca mais lembrada na região no quesito Ensino Superior, em pesquisa realizada pelo Instituto Mapa e NSC comunicações. A coluna parabeniza a equipe Diretiva, colaboradores e alunos por mais essa importante conquista.
Super-salários
Amanhã, terça-feira o caldeirão vai fervilhar na piramidal casa do povo por conta do projeto dos super-salários dos fiscais da prefa peixeira. O povo anda sacudo e com a forca no pescoço. O projeto tá azedando os ânimos e promete reunir uma raça na câmara. Oh, dor!
Desculpa
O papo tá rolando há uma semana na piramidal. A desculpa esfarrapada dada pelo procurador Gaspar Laus e o secretário Erico Laurentino é que tem poucos fiscais e se aumentar o salário ficará atrativo para os fiscais não se aposentarem. Meu Pai eterno... Haja cara de pau.
Pular o tambor
Dizem as más línguas que a própria base governista entortou o pescoço ao ouvir o disparate. Há quem diga que tem muito vereador governista que tá doido para pular o tambor com esse absurdo que o governo encaminhou para piramidal. Uiii!!!
Queimar
Pelas redes sociais e os zapzap da vida têm uma grande mobilização. O governo tem votos pra aprovar, o importante é saber se as excelências excelentíssimas da base vão se queimar... Ai, ai, ai que dor!
Apagou
Este colunista já vem alertando há algum tempo que a situação no ão anda nada boa na congelante Santa & Bela Catarina. Neste final de semana com temperaturas mais baixas do ano, teve grupo de zapzap que ferveu e até post que foi apagado.
Entisicada
Contudo, a raça de perdigueiros de plantão que não dorme nem um segundo, conseguiu printar e enviou para este humilde articulista. O descontentamento é da entisicada Dileta Correâ Silva com a sigla.
Deletar
Apesar de não militar mas no PSL, Dileta foi candidata a deputada federal e assim como seu colega de partido, o gritão Wanderlei Amora, também parece querer rifar, digo, explodir o PSL.
Lamentável
Dileta postou neste finde: “Lamentável o que está acontecendo no PSL de Santa Catarina. A “nova política” enganou ou povo, mais uma vez”. Escreveu Dileta tudo em caixa alta no seu Face, mas na manhã deste domingo, o post já havia sido retirado. Confira print no blog deste colunista.
Manutenção
Pra finalizar, ainda na manhã friorenta de domingo, com as pontas dos dedos quase congelando cada vez que teclava, recebi denúncia de que outras prefas da região também teriam contrato com a empresa da área de saúde, onde consta a sociedade do irmão do ex-presidente do PSL, Lucas Esmeraldino, que já perdeu o comando da sigla e vem lutando, digo, se equilibrando para se manter no cargo de secretário de Estado.
6 por meia dúzia
A substituição de Esmeraldino, bem no início da partida, leva este colunista a crer, também, que existe a rebelião entre os candidatos do partido que não conseguiram se eleger e com o deputado federal Fábio Schiochet no comando, a sigla pode ficar ainda mais turbulenta, por conta de denúncias que o parlamentar também é acusado de crime eleitoral aqui na Santa & Bela Catarina, embora negue.
De lá pra cá
O ex-vice-prefeito da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Milton Antônio da Silva (PSDB), tá empregado na prefa da Maravilha do Atlântico, com salário de mais de seis mil por mês e ainda encontra tempo pra trampar de cabeleireiro e massagista. Trabalhador, hein?
Complicado
É a tal da história, não tem uma prefa na região que o sujeito perdeu a eleição em que não tenha esse tipo de situação do emprega o meu que eu emprego o seu. O eleitor tira o cidadão e o prefeito de plantão coloca novamente. Muitas vezes apenas por acordos políticos, sem que o contratado tenha qualificação e identidade com a cidade.
Trânsito
Fora, logicamente, o nepotismo cruzado que pipoca em tudo quanto é canto e, inclusive, é colocado como algo que não é ilegal e, que muitos ainda declamam em verso e prosa que é para o bem da coletividade. Pois sim...
Contra mão?
A casa do povo da Maravilha do Atlântico aprovou esta semana projeto da prefa criando o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Balneário Camboriú – SIM/POA. De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é “oferecer um novo instrumento de fiscalização com produtos de origem animal/vegetal”.
Inchada
Com a aprovação, a já inchada folha dos barnabés públicos em BC, que já ultrapassa os 50% da arrecadação e já estava no limite prudencial, fica maior ainda. Cargos para fiscais e a diretoria de Inspeção. Diz um fiscal, digo, linguarudo, que a economia municipal de BC segue na contramão da crise brasileira. Arreda, bocudo!
Zarpou
Daniel Cecílio Neves deixou o PP da capital da praia sem praia, Piçarras, depois de 14 anos na sigla. Daniel afirma que vai ficar sem partido e que pretende cuidar da família, mas não vai deixar a política de lado, inclusive é visto como um nome pra 2020 ao paço de Piçarras.
Passado...
Daniel já passou pela administração do Umberto Teixeira, o Pinguim (PP), de Piçarras, e pelo governo do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), em Itajaí. Participou, também, do governo da prefeita Nilza Simas (PSD) de Itapema e, atualmente, é o secretário adjunto na secretaria de governo do prefeito Volnei Morastoni.
Gente nova?
O deputado estadual, Milton Hobus, assumiu a presidência do PSD barriga-verde na semana que passou. Promete em sua gestão trazer gente nova e fazer um tour pelo estado, acompanhado do ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo. Hoje a sigla tem 59 prefeitos espalhados pelos quatro cantos da frienta Santa & Bela.
Arrumar a casa
Provavelmente, vão arrumar a casa. Ou não? Na city peixeira, um dos municípios mais importantes, o partido está inativo. Parece que não existe. Por enquanto, não se tem notícias se Hobus vai colocar a sigla nos eixos na city peixeira. O PSD tem uma vereadora na piramidal casa do povo, a Célia Filha do Elói.
Prejudicado
Uma das minhas três musas, a deputada estadual Paulinha da Silva (PDT), vai ao Rio Grande do Sul no próximo dia 16, quando se reúne, às 11h, com a deputalhada gaúcha para discutir a legislação que limita a pesca de arrasto no litoral da terra do chimarrão, a chamada lei das 12 milhas, e tem prejudicado o setor pesqueiro da Santa & Bela Catarina.
Comitiva
O deputado Felipe Estevão (PSL), presidente da Comissão de Pesca da leleia, acompanhará Paulinha e todos os demais membros da comissão também serão convidados.
Sensibilizar
O encontro será na leleia do RS e um dos parlamentares confirmados é o líder do governo gaúcho, Frederico Antunes (PP). O objetivo é sensibilizar os deputados de lá, sobre a necessidade de rever a lei e buscar uma solução política para o impasse. A partir da audiência no dia 16 também será agendada uma reunião com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB).
