JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Esquentando a friaca...
O ex-presidente do a Santa & Bela, Lucas Esmeraldino, não resistiu as denúncias sobre investigações do Ministério Público em empresas ligadas a família Esmeraldino e está fazendo malabarismo para se manter no cargo de secretário. A lista de denúncias e de denunciantes contra Lucas não para de crescer.
O último
O último relato feito para este articulista sobre falcatruas, digo, benefícios pessoais obtidos de forma ilícita, segundo o denunciante, seria um software contratado pela prefa de Bombinhas para gerenciar a secretaria de Saúde da capital do mergulho e da TPA.
Amora amarga
De acordo com Wanderlei Amora, que foi candidato a deputado federal e integra e executiva do a Maravilha do Atlântico, os valores do contrato chegam a quase meio milhão de reais por ano, só para a manutenção do sistema.
Sem custo
Outra fonte que reside em Bombinhas, mas prefere não se identificar, garante que o valor pago pela prefa chega quase a um milhão de reais ao ano. Ainda segundo Amora, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem um programa de computador semelhante ao contratado pela prefa, só que sem custo.
Alertou
Wanderlei aponta com os dois dedos indicadores que chegou a protocolar denuncia, em janeiro deste ano, junto ao Chefe da Casa Civil, Douglas, mas que acabou sendo bloqueado até nas redes sociais e que o Governador Carlos Moises (PSL) também foi alertado sobre o esquema, digo, tema.
Ligado?
O fato não seria tão grave, se a empresa que vende o software e presta os serviços de manutenção, não estivesse ligada a família de Lucas Esmeraldino, segundo o denunciante e se o mesmo produto não tivesse sendo ofertado de forma gratuita aos municípios, através do SUS.
Investigando
Acredito que o Ministério Público já deve estar investigando o caso. Importante que seja esclarecido para população, para que não reste nenhuma dúvida sobre desperdício de recursos ou má gestão do dinheiro público, principalmente na área da Saúde que enfrenta o maior descaso das autoridades e tem feito vítimas nas filas dos hospitais e postos de atendimento público.
Paulinha
Neste momento em que chegou a ser especulado o ingresso da ex-prefeita e deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (PDT), como possível líder do governo Moises na leleia, a denúncia chega em hora “incerta”.
Esclarecer
É importante que fique esclarecido. Até porque se trata de um governo que ainda não encontrou o seu rumo e logo de início ainda está recheado de denúncias, entre os seus próprios membros de alto escalão. Isso atrapalha o bom andamento da máquina pública e engessa mais a administração. O espaço segue aberto aos envolvidos e interessados.
Pressão continua
Nos bastidores do legislativo peixeiro segue a pressão em torno do projeto que aumenta o faz-me-rir dos auditores fiscais de Itajaí. Perdigueiros da coluna dizem que os vereadores da base do governo têm metido a pressão para que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), retire esse artigo do projeto. Todos estariam com medo de se queimar com o povão, como aconteceu com o aumento do IPTU.
Será?
Diante da pressão popular e do burburinho entre os servidores municipais, muitas excelências têm dito aos quatro ventos que, se preciso, irão aprovar a emenda apresentada pelo líder da oposição, Robison Coelho (PSDB), que fixa o teto máximo dos auditores no valor que a turma já recebe atualmente.
Quiproquó
Entonces, como a coluna comentou ontem, deu o maior forrobodó do sul do mundo, na quinta-feira, do outro lado da vala, na prefa dengo-dengo. O jornalista Júlio Bento Filho, do Portal Abre o Olho Navegantes, e o prefeito meio-careca Emilio Vieira (PSDB) se estranharam. Rolou agressão, xingamentos, polícia. Enfim, um pandemônio medonho.
Esquentou
Os bizolhudos de plantão contam que o prefeito estava participando de um evento e se dirigiu ao gabinete, quando foi interpelado pelo jornalista Júlio que fazia questionamentos sobre os moradores de rua. O prefeito não teria dado muita trela, pedindo que seus comandados chamassem a polícia. E a coisa esquentou.
Arranca rabo
Há quem diga que as câmeras do paço teriam registrado xingamentos por parte de Júlio ao prefeito e outros integrantes do atual governo. Lógico que respeito é bom e todo mundo gosta, mas se todo mundo que for xingado chamar a polícia ou prender o sujeito, vai faltar presídio nesse nosso Brazilsão de meu Deus.
Xerife
O secretário de (In) segurança de Navega-City, Jhonny Coelho, além de acionar a ‘guarda palaciana’, teria dado voz de prisão ao jornalista que estava sendo contido como se fosse um bandido perigoso ou oferecesse ameaça à sociedade. Uma cena grotesca e lamentável. A ordem de prisão do xerifão Jhonny não valeu de nada.
Não agrediu
As cenas captadas pelo jornalista mostram que não teria havido agressão ao prefeito meio-careca Emílio Vieira. Teria rolado a tentativa de retirar seu equipamento de gravação, em um claro abuso de autoridade e cerceamento da liberdade de imprensa.
Tá chegando a Gororoba!
Na semana que vem, será dada a largada pra 13ª Gororoba do JC. Aguardem!
