JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Muito trabalho
Na manhã de ontem, quem deu um rasante na choupana foi o “primeiro ministro” do governo Volnei Morastoni (MDB), o secretário Jean Sestrem. Empolgado, o homem forte do alcaide soltou o verbo das ações que estão acontecendo e as que vem por aí.
Obras
O bagrão contou que uma baita ação integrada com o Urbanismo, secretaria de Governo, Procuradoria e a secretária de Obras colocou várias obras nas ruas, desenrolou outras e uma carrada de licitações estão em andamento. Na questão de mobilidade vai fluir cada vez melhor daqui pra frente com várias intervenções por toda a city.
Via portuária
Jean conta que o governo tem avançado com um projeto para via portuária que possa ser expandido quando os governos estaduais e federais puderem ajudar. Ele entende que, independente do reconhecimento ou vontade das instâncias lá de riba, deve ser feito o dever de casa. Uma via portuária alternativa, municipal, deve surgir em breve.
Saúde
Sestrem lasca que o governo tem plena consciência das dificuldades na questão da saúde e o problema de atendimento, mas que era preciso um plano eficaz, definitivo, pensado e articulado pra que a coisa melhorasse.
Acolhimento
Para que o acolhimento na saúde melhore, uma força tarefa foi instalada pela secretaria de saúde, gabinete do prefeito, Procuradoria, Fazenda e demais órgãos que trabalharam duramente nos últimos meses. O plano de ação deve ganhar as praças de atendimento nos próximos dias, depois de alguns projetos de lei serem votados na piramidal,.
Segurança
Outra situação, pontuada pelo abobrão, foi a da guarda da city peixeira que tá instalada e gerando resultados positivos. Jean diz que alguns ajustes estão sendo feitos pelo novo secretário e sua equipe com o intuito de avançar na prestação de serviço. A comunidade tem se manifestado de maneira positiva quanto a presença constante e efetiva nas ruas.
Educação
“Os números falam por si, quando o assunto é Educação”, se gaba Jean. O nível de aprovação da Educação, segundo o primeiro ministro, tem sido altíssimo. Além da qualidade pedagógica e estrutural, muitas obras de novas unidades, reformas e ampliações foram e estão sendo feitas para o conforto e segurança.
Transporte
Outro gargalo difícil de se resolver por conta de um histórico ruim, de longos anos deficitário, é o transporte público na city peixeira. Jean garante que um plano definitivo está em vias de ser enviado ao Tribunal de Contas do Estado pra que bizolhem pra que seja feita uma licitação. Um trabalho que foi elaborado pelo Labtrans e coordenado pela secretaria de Urbanismo.
Lutas
A secretaria da Fazenda, gabinete do prefeito e a secretaria de Desenvolvimento Econômico têm se unido na luta pela manutenção dos incentivos fiscais, bem como o retorno do ICMS justo na importação e exportação, pontua Jean. “A sobrevivência de nossa cidade depende da dedicação desses órgãos e de muita articulação política. Segue a luta!”, completa.
Muito mais
Em praticamente todas as áreas há ações acontecendo, sejam nas áreas ligadas à cultura, turismo, lazer, assistência social, promoção da cidadania, administração, recursos humanos, meio ambiente, desenvolvimento econômico e por aí vai.
Motivado
“Trabalho tem bastante e os resultados têm motivado cada vez mais o time pelo exemplo ou pela solidariedade”, afiança Jean.
Problemas
Jean confessa que “problema tem, mas quando se trabalha com solidariedade e vontade de ajudar e construir, eles são meros obstáculosdo dia a dia. Só tem um jeito de ser administração pública, temos que descomplicar, respeitar as leis e humanizar nossos objetivos”, lasca o primeiro ministro. Agora vai?!?
Eleição
Por fim questionando sobre a eleição de 2020, afirma: “é uma consequência do que se faz quando se é governo, não do que se diz. O prefeito deverá passar pela prova com louvor dado o conjunto de obras e ações que vão impactar de maneira extremamente positiva na população. O resto acontece de maneira justa e natural”, acentua. Então tá!
Experiente
O governador Carlos Moisés, nem com toda a experiência de uma vida que adquiriu nos bombeiros, está conseguindo controlar as chamas da vaidade que ardem em brasa nos palácios do poder Catarina.
Uma coisa
Quando o governador afirma uma coisa, vem um secretário e diz outra. Moisés começou dizendo que não atenderia nenhum interesse político, mas acabou refém da maior bancada na leleia e teve que iniciar a sua administração com a “ameaça” de que havia ficado uma “bomba” financeira que só o secretário Paulo Eli sabia “desarmar”.
Equipamentos
Agora, cada vez que se aproxima de uma data importante, o governador vira refém do MDB, que já anunciou que Moisés não conseguiria honrar o salário dos barnabés do Estado, mas o governador se virou nos 30 e pagou. Agora, novamente, Moisés se vê em um incêndio, sem escada e sem mangueira, quando gente da administração espalhou as chamas, soprando forte que Moises não conseguiria adiantar o décimo terceiro salários dos servidores públicos da Santa e Bela. Novamente Moisés saiu como herói. Mas até quando?!
