JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PSB até quando?
Os vereadores da piramidal casa do povo peixeira, sempre que chamados pelo nome são seguidos do partido, e há algum tempo o vereador futebolista Níkolas Reis tem dito que é do PSB, mas “por enquanto”.
Devemos?
Este colunista já vinha dizendo que o provável destino do edil seria o Podemos 19, do presidenciável Álvaro Dias, que mais recentemente filiou o catarinense representante mais moço da família dos governadores, senadores, embaixadores e ministros de Santa Catarina, Paulinho Bornhausen, com quem Níkolas mantém boas relações desde 2014, quando o apoiou na eleição ao Senado.
Já é
Pois em conversa com este pançudinho escriba o vereador confirmou não só que deve se desfiliar do os próximos dias, mas também que recebeu a missão de organizar o Podemos na cidade, que é domicílio eleitoral de Bornhausen. A ideia, segundo ele, é montar um time de credibilidade e apresentar um projeto consistente pra cidade.
Já ouvi essa estória
Como este colunista já está no metiê há longos anos e já ouviu esta conversa umas tantas e tantas vezes, perguntei se já poderia adiantar alguns nomes e o Níkolas respondeu que figuras como o Eclésio Silva, ex-presidente da ACII; o Rafael Meyer, do Foro Metropolitano; o Beto Graf, ex-presidente do CDL, e o Guto Dalçoquio, ex-vice-prefeito, devem compor a executiva do partido junto com ele. Então tá.
Nomes de peso
Se for assim, o Podemos nasce com bons nomes até para a majoritária, já que embora o futebolista garanta que não é candidato de jeito nenhum, todos estes citados têm credenciais de sobra para disputar eleição majoritária.
Lapa ou não?
O nome que mais chamou a atenção na lista passada pelo edil, no entanto, foi a do irmão do bonzinho Edson Lapa (PR, por enquanto), o Lapão, que é o presidente do sindicato dos taxistas de Itajaí e segundo o Níkolas está bem comprometido com o grupo.
E aí?
Essa é a pulga que vai ficar atrás da zorelha de muita gente, porque se o irmão do Lapa está no projeto do Podemos, é no mínimo provável que ele vá também, já que todo mundo sabe que a situação no PL é insustentável. Mas quanto a isso, Níkolas deu uma de João sem Braço e desconversou, deixando esse colunista no vazio. É pagar pra ver!
Bob
O ex-prefeito Bob Carlos do outro lado da vala, Navegantes, deve se filiar ao o próximo dia 12 deste frio mês de julho. Os organizadores esperam reunir cerca de 1500 pessoas e que Bob seja o nome ao paço da beiradinha do rio Itajaí-Açu, em 2020.
Último
Jan Ulrich foi exonerado do cargo de presidente da Naveprev do outro lado da vala. Era considerado um dos últimos da era Bob Carlos que restava no governo do prefeito meio-careca Emílio Vieira (PSDB). Quem assumiu o cargo foi Gisele de Oliveira Fernandes, efetiva no instituto desde 2015, como técnica administrativa e previdenciária.
Comunicação
A jornalista Valdelice Siqueira deve ser a nova diretora de Comunicação da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Uma excelente escolha com a vacância do cargo pelo prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Tribuna dos candidatos
Três pretensos candidatos a vereador em 2020 irão utilizar do espaço da tribuna na câmara da obra tartaruga (vai fazer aniversário em agosto) na Dubai brasileira. Marlon Olsen, Alan Schroeder e Ricardo Neves.
Na lida
O corretor Marlon teve experiência em 2016 e fez quase 250 votos, e teria sido sondado para um novo pleito. Alan é a aposta do PDT pra fazer votos para o vereador Patrick Machado, digo, pra ser candidato a vereador. Ricardo também foi candidato em 2008 e fez 329 votos, e anda sendo disputado por vários partidos.
Palanque
Em resumo, apesar do engajamento de todos, Marlon no setor imobiliário, Alan no setor público e Ricardo com as causas do morro do Careca, o que se fala é que utilizarão a tribuna para propagar seus feitos.
Afagos e interesses
Na verdade, a previsão é que os oradores da tribuna da sessão desta terça-feira serão bajulados pelas excelências excelentíssimas que já estão orquestrando suas candidaturas para o próximo ano.
Esforço dobrado
O que ocorre é que, com o fim do acasalamento, ops, coligação dos partidos, o páreo será muito difícil, necessitando de nomes para somar votos aquilo que os atuais acham que tem. Pra botar um vereador pra dentro da câmara, as legendas serão altas.
Candidatos
Segundo uma fonte, dos atuais vereadores, somente um cogita não tentar a vaga. Talvez por estar cansado ou desgastado. Se fosse por desgaste, talvez mais da metade não deveria tentar. Né?!
Liderança
O ex-secretário de Obras da city peixeira, o narigudo Tarcísio Zanelatto, tem despontado como uma liderança na zona rural da city peixeira. Tem sido procurado e escutado por muitos, e não apenas daquela região.
