JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Educação
Uma pá de barnabés da educação peixeira entraram em contato com este socadinho escriba e temente ao Altíssimo para rechaçar as notas de sábado da coluna, quanto ao comportamento da secretária de Educação, Elizete Cardoso.
Tempo
Segundo os barnabés, a secretária trabalha três turnos, se mata da alvorada até tarde da noite, atendendo todo mundo sem distinção. O gabinete tem até agenda exclusiva para diretores e secretários de escola. Além da reunião de colegiado semanal, que é sagrada, onde todos podem despachar seus perrengues.
Fato
É fato que, tecnicamente, nunca se reclamou da capacidade da secretária de Educação, que é uma profissional premiada e condecorada na área, além de uma pessoa amável e respeitosa.
Desafios
É fato também que Elizete vem sofrendo e encarando grandes desafios na educação com uma carrada de obras e programas que só orgulham Itajaí. Elizete não faz politicagem, ela trabalha para construir educação e não palanque, lascam os barnabés.
Politicagem
A barnabezada diz que o que vem acontecendo mesmo, na educação, e tem causado alvoroço é o comportamento da segunda dama Katia Sodré e do seu malvado preferido Júlio da Silva, que ficam o dia inteiro montando grupo de zapzap e ameaçando comissionados por tabela pra amarrarem votos para as eleições de vereador (Júlio) e de conselheiro tutelar (Norival Montibeller) ambos PDT. Falta do que fazer?
Crime eleitoral
Áudios e prints que estariam circulando entre os comissionados indignados com a segunda dama Katia Sodré e Júlio da Silva, onde fomentam questões eleitorais tanto para o conselho tutelar como a de Júlio para vereador, teriam sido enviadas ao Ministério Público para providências. Eitcha!
The Intercept peixeiro
A coluna teve acesso a alguns dos prints e áudios onde a segunda dama deixa claro que quem sair dos grupos vai sentir a força da chibata, ops, da caneta por conta dos cargos. Infelizmente, esse velho modelo depõe contra a política que o governo vem conduzindo na educação e em outras áreas. Não é nada saudável.
Tudo eu
Em outras conversas vazadas dos grupos, Júlio da Silva junto com Katia Sodré teriam criado uma espécie de secretaria paralela, chamada ‘avança educação’ onde, dizem aos barnabés, que eles que resolvem demandas reprimidas da educação que já teriam sido encaminhadas pela secretária, outros órgãos e apoios de vereadores, tudo para tentarem amarrar votos. Uma vergonheira só.
Queimam
Segundo os prints, os dois dizem que resolvem tudo porque a secretária, o prefeito, os procuradores, vereadores e outros secretários não resolvem nada, sendo que tudo já foi resolvido pelos mesmos e só aguardam publicações ou votações na piramidal casa do povo. Te cuida barbudinho! Abre o zóio Saldré, ops, Sodré!
Reunião na Amfri
Em assembleia promovida na Amfri na sexta-feira, a prefeitada da região demandou documento reivindicando a inclusão dos municípios no projeto de reforma da previdência que está sendo discutido em Brasília
Presenças
Na reunião presidida pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, presidente da Associação, estiveram presentes o deputado federal Darci de Matos e o deputado estadual Onir Mocelin (PSL).
Nada mais justo
A visão que se tem, corroborada pelos alcaides, é que uma reforma sem a inclusão de estados e municípios é uma meia reforma, e que se não forem incluídos no texto que vai à votação os demais entes da federação, o problema vai ser resolvido pela metade e a conta vai bater na porta de estados e municípios logo, logo. Calcula-se o rombo previdenciário desses dois entes em R$ 100 bilhões, e crescendo.
Governança meritória
Ainda na sexta-feira, o pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) teve acesso à pesquisa que determina o índice de governança municipal promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A pesquisa mede a capacidade de gestão municipal das citys brasileiras, que destacou Balneário Camboriú como a melhor governança do Estado e a quinta melhor do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Não é pouca coisa. A pesquisa reflete índices de 2018.
Turismo x Indústria
As quatro citys que aparecem no ranking a frente de BC são cidades industrializadas, e a base econômica da Dubai brasileira, principalmente voltada ao turismo, traz uma cereja no bolo diferente, que legitima os investimentos que estão sendo feitos na city praiana no setor, o mais recente deles o novo molhe do Pontal Norte que está prestes a iniciar a obra, e o mais esperado, o alargamento da faixa de areia da Praia Central, que será um divisor de águas do turismo local.
Sabadão pop
No sábado à tarde, o menu foi mais uma edição do Prefeitura Perto de Você, na Dubai brasileira, no bairro da Barra. Prefeito e secretários à disposição para ouvir os reclames do povão.
Bombou
A receita da Dubai é boa: inovação, investimento em matrizes econômicas que geram emprego e renda, e sintonia com a população. Se melhorar, estraga. A oposição geme na rampa.
Aninha no comando
O PL É o partido melhor organizado da Dubai Brasileira. Recentemente, Victor Hugo Forte foi indicado pelo senador Jorginho Mello para presidente Estadual do PL Jovem, que esta semana já se mobilizou e escolhe a nova executiva da Dubai, com a jovem Ana Flávia Machado no comando. O vice-prefeito Carlos Humberto é um dos principais incentivadores.
Lapa e o PSC
O deputado estadual Jair Miotto (PSC) esteve em Itajaí na semana passada, e na rápida passagem pela city peixeira deu rasante na choupana, onde fotografou com lideranças da sigla no município.
Algo errado
Causou estranheza o vereador Bonzinho Edson Lapa (PL) não ter sido convidado pela suposta executiva do PSC de Itajaí para a foto ou um café com o deputado, visto que Lapa era apontado como candidato a prefeito pelo partido.
Presidente?
Pouco tempo atrás este pançudo colunista informou aos leitores que o presidente da sigla, Fábio Rezes, o Fabinho, articulava candidatura de Lapa e Maurílio Moraes pelo PSC. E essa mesma informação vinha sendo espalhada pela cidade a fim de atrair pré-candidatos a vereador pela sigla do peixinho.
Se colar, colou
A história parece engodo, já que segundo Fabinho, Lapa seria candidato a prefeito pelo PSC, mas membros da executiva municipal não sabiam de nada! E o deputado estadual vem a Itajaí e não senta pra conversar com o suposto candidato a prefeito da sigla?
Salvar a lavoura
Um dos membros da executiva municipal percebeu algo estranho e tratou de articular o encontro dos bambambãs do o estado com o vereador Lapa no encontro da Igreja do Evangelho Quadrangular. A conversa entre pastores foi amistosa e pode render frutos.
Inferno astral?
André Achutti, ex-assessor do ex-deputado Leonel Pavan (PSDB), parece que tá vivendo o seu inferno astral. O rapaz, neto da eterna vereadora Iolanda e irmão do vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), não tem poupado críticas ao governo da Dubai. André anda dizendo em mensagens nas redes, que tem gente fazendo lobby na administração das novas ideias e que poderia revelar os nomes.
Placa
Um plantonista lá dos altos da Dinamarca garante para este articulista que André estaria magoado com o governo, porque não conseguiu “emplacar” uma empresa que ele estaria auxiliando, digo, assessorando, para o estacionamento rotativo na área central da city praiana. Sério mesmo? A licitação do estacionamento está sendo feita há três anos, certamente tem problemas.
Quente
Como este pançudo, escrevinha desde os primeiros meses de governo, a administração do prefeito Fabrício está tomada por fogo amigo.
