JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Preocupado com Itajaí
Apesar de a prefa peixeira ter emendado o feriado pros barnabés, pro prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) não tem dia santo, ponto-facultativo ou feriado quando se trata de trabalhar.
Desenvolvimento não para: Paul Kempers, diretor executivo do estaleiro Oceana, prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, e Knut Steinkamp, gerente de projeto comercial da ThyssenKrupp. Eles falaram sobre a construção de quatro navios em Itajaí.
Oceana
Na tarde de sexta-feira, o barbudinho escalou parte do secretariado para receber o gringo Knut Steinkamp, bagrão da gigante empresa alemã Thyssenkrupp, e Paul Kempers, diretor executivo do estaleiro Oceana.
Coisa grande
As duas empresas fazem parte do consórcio Águas Azuis, que venceu aquela baita licitação pra construir quatro navios de guerra da Marinha do Brasil no estaleiro da nossa querida Itajaí.
Bilhões
O projeto de R$ 6,4 bilhões em investimentos pode gerar até oito mil empregos, sendo dois mil diretos e seis mil indiretos. Por isso, Volnei já se antecipou pra conversar com Steinkamp, que é gerente de projeto comercial da empresa alemã.
Primeira de muitas
A reunião rolou no gabinete do prefeito e deve ser a primeira de muitas, visto que o período estimado pro pessoal do consórcio construir as quatro embarcações é de aproximadamente oito anos.
Auxiliar
O burgomestre Volnei quis saber como estão os passos iniciais pra se instalarem na city peixeira e dos barcões e, também de que forma o município pode atuar pra auxiliar em todo esse grande processo.
Mais um peixeiro
O trampo ainda não começou pra valer, mas Knut Steinkamp contou que já veio com a família morar no nossa city peixeira, tá adorando as belezas da nossa terra e já comeu até peixe no Mercado Velho com o bagrão da Oceana, Paul Kempers, que é de casa.
Investir para atrair mais
Sabedor dos altos investimentos e dos milhares empregos que serão gerados em Itajaí com o projeto pra Marinha, Volnei já começa a pensar em projetos de pavimentação, melhorias de acesso, reassentamento e drenagem para aquela região da Murta, que certamente terá muito mais movimento.
Referência
A expectativa é que Itajaí seja uma grande referência nacional e sul-americana nesse trampo e que, a partir da experiência da Águas Azuis, rolem novas licitações e construções na cidade pra Marinha do Brasil e pra outros países.
Agora vai
A prefa da Dubai brasileira protocolou na semana que passou, termo de compromisso junto ao IMA para liberação ambiental da obra do molhe do Pontal Norte. O documento lista obras de despoluição do rio Marambaia que são condicionantes dadas pelo IMA para a liberação da licença ambiental para o início da obra.
Ícone
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) tem dito que esta obra é importante para a parte norte da cidade porque, além das melhorias estruturais para a boca da barra do rio Marambaia, cria um ícone turístico no local aos moldes do molhe da Barra Sul.
E cria mesmo
A primeira parte da importante obra, avaliada em quase R$ 2 milhões, monta a estrutura do molhe que terá 300 metros mar adentro. Na segunda parte da obra será feita a urbanização do local.
Despoluição
Enquanto isso, seguem as diversas ações do governo da Dubai para a revitalização do rio Marambaia, com a fiscalização intensa das ligações de esgoto clandestinas, o novo emissário de esgoto que melhora e muito o sistema na região em que o Marambaia corre.
Primeiro mundo
Uma tecnologia impiçada de primeiro mundo de nanobolhas será implementada no local para injetar oxigênio nas águas do rio, plantas serão utilizadas para despoluição, e etc. Espera-se e acredita-se que funcione. Oremos!
Determinação
A determinação do pop star em resolver o velho problema de poluição do rio Marambaia é digna de elogios. Há décadas, vários prefeitos de plantão prometeram limpar aquela vala, mas de prático mesmo, com ações e determinação, só Fabrício. Ou num é?
Quem convidou quem
Ex-deputado, senador e ex-vice-governador e governador atucanado Leonel Pavan (PSDB) fez visita recente de cortesia ao gabinete do deputado verdulengo Ivan Naatz (PV), na leleia, e os apressadinhos bocudos de plantão não teriam poupado comentários nos bastidores, do tipo “quem convidou quem para trocar de partido?”
Divergências
É que, Naatz, e não é de hoje, anda às turras com a direção da executiva estadual do PV comandada pelo quase desconhecido Guaraci Fagundes que não larga o osso do cargo, não realizou convenções de renovação da executiva e diretório e ainda não reconhece a representatividade eleitoral do parlamentar que tem direito nato assegurado nas hostes do comando. Sem falar que bloqueou novas filiações ao PV feitas pelo deputado e equipe.
Bicudos
Já Pavan, como se sabe, desde as definições tucanas de coligação com o a campanha eleitoral estadual passada, que deixou o PSDB de fora do segundo turno e meio mal na fita, anda meio de nariz torcido e indiferente com o atual comando partidário, não tendo participado de muitas reuniões oficiais.
Janela
De qualquer maneira, ambos nunca afirmaram publicamente a intenção de trocar de partido, mas também nunca negaram a existência de convites de bastidores de diversas siglas interessadas em ambos que tem certos pontos comuns: bocudos, polêmicos e sem medo de enfrentar de debates acirrados.
Intenções...
Intenções a parte, o fato é que eles e outros, se for o caso, terão que aguardar a famosa “janela partidária”, o período próprio para transferências partidárias, previsto para abril de 2020, ou seja, seis meses antes das eleições municipais. Pelos menos para os que tem mandato eleitoral, sob o risco de perdê-lo antes. Enquanto isso, seguem –se as especulações.
Poucas & boas...
* O presidente da casa do povo de Indaial, Antônio Carlos Fink (PSDB), foi preso sob suspeita de furto no BIG de BC. Tá feia a coisa. * Lamentável a manifestação do careca Luciano Hang da Havan, que pediu a cabeça da jornalista Raquel Sheherazade ao Silvio Santos. A Havan é patrocinadora do SBT. Triste! *O vereador Marcelo Achutti (PP), da Dubai, se manifestou contrário à construção de cinco pavimentos nas praias agrestes. * Cerca de 34 navios devem passar pelo Atracadouro Barra Sul, na temporada 2019/2020. Milhares de passageiros e milhões de reales circulando na Dubai brasileira. Sonho que se tornou realidade pelas mão do Júlio Tedesco. * O presidente do Conselho de Meio Ambiente de Penha, Sergio de Mello, que é bagrão da prefa, em ato falho em áudio de zapzap, diz que vão realizar a primeira reunião. Ou seja, o Condema da capital do marisco tava paradão, paradão. * O conhecido veterinário Thiago Padilha já tá atendendo no seu novo endereço na clínica VetCare, na rua Palhoça, 194, São Vicente, Itajaí. * Guarda Municipal de Itajaí é uma realidade que anda dando um banho. Recuperou já uma caranga surrupiada. * Gororoba do JC, tá chegando!
De lá pra...
O prefeito da capital da pedreda e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), vai lançar pavimentação da rua São Miguel, nesta segunda-feira. A rua é a primeira após a ponte do barranco e serve de acesso ao bairro Nova Esperança. É de se questionar porque não houve união dos dois municípios, já que nova esperança pertence a Dubai brasileira.
