JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prisão emblemática
A prisão e a rápida soltura do prefeito de Floripa, Gean Loureiro (sem partido), por conta da Operação Chabu, da PF, causou perplexidade na cidade e continua sendo objeto de opiniões e das mais controversas teses políticas nos bastidores da capital manezinha da Santa & Bela Catarina.
Respingos políticos
O fato é que por mais controversa que sejam os ainda obscuros motivos para a prisão temporária e o afastamento do cargo do prefeito, o mesmo não deverá sair ileso politicamente deste imbróglio, segundo os analistas e bocudos de plantão, principalmente na leleia. É que o homem já admitiu que é candidato à reeleição e os respingos políticos devem ser inevitáveis.
Polêmica, política e campanha
Falando em campanha e eleição, os bocudos analisam ainda a curiosidade do elenco de fatos políticos e polêmicos que vem acontecendo em série nestas últimas semanas na capital manezinha, a começar por aquela outra operação da PF (Alcatraz), que envolveu o nome do presidente da leleia, deputado Júlio Garcia (PSD).
Amin
Na sequência, na semana passada, o deputado João Amin (PP) anunciou que pretende também disputar a prefeitura de Florianópolis. Como falta ainda um ano e meio para a eleição, a previsão é de muita polêmica, digo água, ainda a rolar por debaixo da ponte, ou das pontes da capital. Será que será? Eu, hein...
Pé de guerra
Pescadores artesanais, industriais e armadores de Itajaí, Penha, Navegantes e de outras regiões litorâneas do estado, lotaram o auditório Antonieta de Barros, leleia, na véspera de feriado pra acompanhar reunião da Comissão de Pesca e Aquicultura.
Debateu
A comissão debateu os efeitos de uma lei estadual do Rio Grande do Sul que amplia de três para 12 milhas da costa gaúcha a área de proibição da prática de pesca de arrasto. Há a possibilidade de ser proposta uma ação judicial questionando a lei gaúcha.
Autonomia
Já o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado verdolengo e advogado Ivan Naatz (PV), apesar de também questionar o conteúdo bairrista da lei do parlamento e governo gaúcho, alertou que os estados têm autonomia para legislar sobre suas águas, segundo a Constituição Federal e Lei Geral da Pesca.
Conversa
Neste sentido, apoiou decisão geral de usar também a via de pressão política e de diálogo com o governo do estado vizinho envolvendo também o parlamento de ambas as unidades federativas para tentar reverter a situação. Naatz acredita que poderá se construir soluções sustentáveis, mas que também deve haver o envolvimento do governador bombeiro da Santa & Bela, Carlos Moisés.
Novela
Mas a novela não para por aí. Essa foi apenas a primeira reunião, já que a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da leleia aprovou, também, a realização de uma audiência pública para discutir essas restrições à pesca de arrasto no litoral do Rio Grande do Sul.
Preju medonho
O presidente da comissão, deputado Ivan Naatz, acrescenta que tais medidas atingem em cheio a indústria pesqueira catarinense, podendo causar prejuízo anual de R$ 480 milhões.
Dia 16
O encontro será realizado nas dependências da Alesc, no dia 16 de julho, em horário a ser confirmado. As comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; e de Pesca e Aquicultura também vão participar.
Empréstimo
O vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (PSB?), tem mantido um posicionamento firme e independente na casa do povo da Maravilha do Atlântico, onde o governo, ainda não conseguiu concretizar uma simples área de estacionamento rotativo no centro da city praiana. Estão tentando há três anos...
Besuntar tudo?
Agora aos 40 minutos do segundo tempo, o governo dos altos da Dinamarca, resolveu tomar um empréstimo de R$ 30 milhões, alegando que vai ser para asfaltar a city toda. Acho que vão cobrir até a areia da praia, porque esta quantia dá pra asfaltar umas três vezes toda a Dubai e ainda dar a volta ao redor da Ilha. Bocudo, eu?!
Especial
Enquanto ‘todos’ do governo estão contra o vereador Lucas, o ex-deputado estadual, o atucanado Leonel Pavan (PSDB), gravou um programa especial dedicado ao Gotardo, digo, ao tema. Pavan lembra que quando foi prefeito, chegou a asfaltar praticamente todas as principais vias, inclusive a Interpraias, sem nenhum dindim de empréstimo.
Prudência
O coronel, digo, Leonel, teme que o empréstimo venha a comprometer ainda mais a saúde financeira do município, que já não anda bem das pernas, no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, indicando que a folha de pagamento dos servidores está estrangulada.
Não fez
Pavan alega que o prefeito não teria feito nada para reduzir os custos da máquina pública e que agora o empréstimo, em véspera de ano eleitoral, seria a salvação, digo, a alternativa do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), visando a sua reeleição.
Fala um monte
O vídeo em que Pavan fala um monte pode ser conferido no blog deste humilde articulista (www.diarinho.com.br/blogdojc), bem como as notas públicas da juventude socialista e do vereador Lucas.
