Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prisão emblemática


Prisão emblemática

A prisão e a rápida soltura do prefeito de Floripa, Gean Loureiro (sem partido), por conta da Operação Chabu, da PF, causou perplexidade na cidade e continua sendo objeto de opiniões e das mais controversas teses políticas nos bastidores da capital manezinha da Santa & Bela Catarina.

Respingos políticos

O fato é que por mais controversa que sejam os ainda obscuros motivos para a prisão temporária e o afastamento do cargo do prefeito, o mesmo não deverá sair ileso politicamente deste imbróglio, segundo os analistas e bocudos de plantão, principalmente na leleia. É que o homem já admitiu que é candidato à reeleição e os respingos políticos devem ser inevitáveis.

Polêmica, política e campanha

Falando em campanha e eleição, os bocudos analisam ainda a curiosidade do elenco de fatos políticos e polêmicos que vem acontecendo em série nestas últimas semanas na capital manezinha, a começar por aquela outra operação da PF (Alcatraz), que envolveu o nome do presidente da leleia, deputado Júlio Garcia (PSD).

Amin

Na sequência, na semana passada, o deputado João Amin (PP) anunciou que pretende também disputar a prefeitura de Florianópolis. Como falta ainda um ano e meio para a eleição, a previsão é de muita polêmica, digo água, ainda a rolar por debaixo da ponte, ou das pontes da capital. Será que será? Eu, hein...

Pé de guerra

Pescadores artesanais, industriais e armadores de Itajaí, Penha, Navegantes e de outras regiões litorâneas do estado, lotaram o auditório Antonieta de Barros, leleia, na véspera de feriado pra acompanhar reunião da Comissão de Pesca e Aquicultura.

Debateu

A comissão debateu os efeitos de uma lei estadual do Rio Grande do Sul que amplia de três para 12 milhas da costa gaúcha a área de proibição da prática de pesca de arrasto. Há a possibilidade de ser proposta uma ação judicial questionando a lei gaúcha.

Autonomia

Já o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado verdolengo e advogado Ivan Naatz (PV), apesar de também questionar o conteúdo bairrista da lei do parlamento e governo gaúcho, alertou que os estados têm autonomia para legislar sobre suas águas, segundo a Constituição Federal e Lei Geral da Pesca.

Conversa

Neste sentido, apoiou decisão geral de usar também a via de pressão política e de diálogo com o governo do estado vizinho envolvendo também o parlamento de ambas as unidades federativas para tentar reverter a situação. Naatz acredita que poderá se construir soluções sustentáveis, mas que também deve haver o envolvimento do governador bombeiro da Santa & Bela, Carlos Moisés.

Novela

Mas a novela não para por aí. Essa foi apenas a primeira reunião, já que a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da leleia aprovou, também, a realização de uma audiência pública para discutir essas restrições à pesca de arrasto no litoral do Rio Grande do Sul.

Preju medonho

O presidente da comissão, deputado Ivan Naatz, acrescenta que tais medidas atingem em cheio a indústria pesqueira catarinense, podendo causar prejuízo anual de R$ 480 milhões.

Dia 16

O encontro será realizado nas dependências da Alesc, no dia 16 de julho, em horário a ser confirmado. As comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; e de Pesca e Aquicultura também vão participar.

Empréstimo

O vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (PSB?), tem mantido um posicionamento firme e independente na casa do povo da Maravilha do Atlântico, onde o governo, ainda não conseguiu concretizar uma simples área de estacionamento rotativo no centro da city praiana. Estão tentando há três anos...

Besuntar tudo?

Agora aos 40 minutos do segundo tempo, o governo dos altos da Dinamarca, resolveu tomar um empréstimo de R$ 30 milhões, alegando que vai ser para asfaltar a city toda. Acho que vão cobrir até a areia da praia, porque esta quantia dá pra asfaltar umas três vezes toda a Dubai e ainda dar a volta ao redor da Ilha. Bocudo, eu?!

Especial

Enquanto ‘todos’ do governo estão contra o vereador Lucas, o ex-deputado estadual, o atucanado Leonel Pavan (PSDB), gravou um programa especial dedicado ao Gotardo, digo, ao tema. Pavan lembra que quando foi prefeito, chegou a asfaltar praticamente todas as principais vias, inclusive a Interpraias, sem nenhum dindim de empréstimo.

Prudência

O coronel, digo, Leonel, teme que o empréstimo venha a comprometer ainda mais a saúde financeira do município, que já não anda bem das pernas, no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, indicando que a folha de pagamento dos servidores está estrangulada.

Não fez

Pavan alega que o prefeito não teria feito nada para reduzir os custos da máquina pública e que agora o empréstimo, em véspera de ano eleitoral, seria a salvação, digo, a alternativa do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), visando a sua reeleição.

Fala um monte

O vídeo em que Pavan fala um monte pode ser conferido no blog deste humilde articulista (www.diarinho.com.br/blogdojc), bem como as notas públicas da juventude socialista e do vereador Lucas.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.