JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali na vanguarda
E a nossa universidade da city peixeira continua firme e forte com sua nobre missão de produzir e democratizar o conhecimento, sempre pensando no bem estar de nosso povo sofrido. Esse escriba, temente ao altíssimo, fica muito feliz em saber dos avanços e relevantes ações implementadas.
Prefeitos festejando
Praticamente todas as prefas da região aderiram à parceria com nossa universidade visando a qualificação de seus servidores e dependentes, através da concessão de bolsas de estudos com descontão. A mais recente parceria firmada ocorreu com o município de Itapema. Gol de placa da prefeita.
Conectando e Inovando
Além do prefeito barbudinho Volnei, que está empolgado com esse novo momento de relacionamento entre a prefa de Itajaí e nossa Univali, outros prefeitos estão buscando alternativas inovadoras para solucionar alguns graves e contínuos problemas.
Habitação
Um dos destaques é o projeto de casas populares a baixo custo da Univali, para o qual, segundo alguns bocudos de plantão, o prefeito Volnei já bateu o martelo. Agora, outros prefeitos querem um plá de pertinho com o reitor Cechinel e equipe para conhecer o projeto, como é o caso do prefeito da Mariscolândia da Santa & Bela, Aquiles da Costa (MDB), que também já demonstrou interesse efetivo no assunto.
Águas
O presidente das empresas Águas de São Francisco do Sul, Camboriú, Penha e Bombinhas, Carlos Roma Júnior, e o Gestor de Comunicação das quatro concessionárias, Marcos Campesatto, visitaram a choupana do escriba. Eles vieram pontuar situações sobre a problemática do abastecimento do precioso líquido, em Penha e Camboriú.
Contrato
O chefão das concessionárias diz que tudo tem sido feito sob a luz contratual e que o grande problema na questão do abastecimento nas duas cidades, principalmente em Penha, é por conta de que a prefa não cumpriu com a sua parte que é a ceder um terreno pra que se possa edificar o reservatório de água. Lembra que o contrato é público e pode ser lido no www.aguasdepenha.com.br.
No colo da empresa
Roma conta que o prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa, pediu que a empresa adquirisse o terreno (e o contrato diz que a prefaé que tem que ceder a área). Fala que encontrou um local, apurou o valor em R$ 2,5 milhões, mas o proprietário quer R$ 7,5 milhões. E o prefeito não passa a caneta pra tornar o imóvel de utilidade pública e nem apresenta outra área.
Sim e não
Outra questão levantada pelo presidente das empresas é que o valor do imóvel em Penha será repassado à tarifa. Sobre a cobrança de não ter feito o reservatório, acaba voltando ao ponto inicial de que não foi feito por conta do município não ter disponibilizado o local.
Aumento
Roma esclarece que o prefeito não pode vetar o reajuste da tarifa. Está no contrato que o valor será reajustado a cada 12 meses, pelo IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado, da Fundação Getúlio Vargas, informando-se ao concedente (prefa) e a Agência Reguladora. Seria possível questionar se o valor estivesse errado. E só.
Sem água
O presidente das concessionárias do precioso líquido ressalta que se não resolverem a questão de se buscar água que não seja no rio Piçarras, vai chegar o verão e faltará água na Penha de qualquer jeito.
Terra da cachaça
É preciso buscar água em Luiz Alves. O rio Piçarras, que já abastece a capital da praia sem praia, não tem condições de abastecer as duas cidades no verão. Contudo, tanto o prefeito de Navegantes, quanto de Luiz Alves, não querem deixar a tubulação passar.
Vazio
Porque o reservatório supriria um problema na rede. Tipo estourar uma adutora. Mas, no pico do verão, com a cidade tendo 10 vezes mais a quantidade de pessoas, pode-se ter um reservatório, mas não ter água. Roma disse que falou para o prefeito que se ele começasse agora, no verão ainda teria problemas de abastecimento, mas em 2020 não faltaria água.
Camboriú
Na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador existe um problema similar. A prefa teria disponibilizado a área e depois desistido. Hoje estaria sendo construída uma escola no local. Contudo, as conversas estariam mais tranquilas. Na visita à choupana, Roma e o prefeito acabaram se esbarrando e falaram rapidamente.
Documental
O presidente das empresas que pertence ao maior grupo privado de Saneamento no país, a Aegea, pontuou, também, que se guia pela legalidade, na questão documental e que conversa e debate dentro do que diz o contrato e que em momento algum entra na seara política.
Chabu
A operação Chabu, desencadeada ontem na capital manezinha, teve desdobramentos na Dubai brasileira e na city peixeira, com detenções e busca e apreensão pelos agentes da PF que visitaram alguns endereços ligados a políticos, policiais e empresários.
