Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Complicado


Complicado

Na última sessão da piramidal a choradeira foi medonha por conta do futebolista Nikolas Reis (PSB). O vereador quer por que quer que o projeto dele para bolsas de estudo, que já tem mais de 10 anos, se mantenha.

Tempo

Nikolas tem que entender que uma lei de 10 anos, que trata de assunto tão importante, tem sua validade, mas as coisas evoluem. A nova lei de bolsas foi construída na coletividade, inclusive com a oposição.

Nervoso

Não é uma questão de perder ou ganhar, ser pai ou não da criança. Quem luta pelo povo não faz mais que a obrigação em trabalhar. Evoluir pelo coletivo e a bem da coletividade. Vamos acalmar os ânimos.

Sem desespero

Na ânsia, às vezes de aparecer mais que os outros, os ânimos se acirram, mas o coletivo sempre vencerá quando organizado humildemente. Melhor respirar e contribuir do que daqui a pouco carregar a pecha de chorão. Credo!

Abusivo

O vereador inquieto, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), tanto futricou que conseguiu a duras penas fazer o prefeito pop star e a Emasa reconhecer que estava cobrando abusivamente uma tarifa na taxa de água dos condomínios na Dubai brasileira, o que acabou elevando a conta nos píncaros da lua e deixou cabreiros moradores e condôminos.

Revisão

A luta do vereador Marcelo Achutti foi reconhecida em reunião pública. A agência reguladora de água de Santa Catarina levou seis anos para analisar o chamamento público, através do SECOVI, custeado pela prefa ao valor de 2,5 milhões para realizar o estudo que possibilitasse a revisão tarifária. Segundo Achutti, a revisão só vai sair do papel por pressão da sociedade organizada.

Apoio

A atuação de Achutti foi reconhecida, também na casa do povo, pelos vereadores Pedro Francez (PR) e Gelson Rodrigues (PSB), líder do governo. Por fim, Achutti disse que os condomínios também pagavam pelas obras do sistema de água e saneamento, mas que a contrapartida da prefa, não vinha na mesma proporção do desenvolvimento da city praiana.

Azedo

Não convidem a secretária da Inclusão Social, Christina Barrichello, e o secretário do Idoso, Rosan da Rocha, para jantarem juntos, pois pode ser indigesto. Depois que este colunista alertou neste espaço que a situação não era boa, Rosan enviou nota para este articulista sem confirmar a desavença, mas deixando claro eque ela existe, conforme reproduzo alguns trechos.

Ilegal

“Após minha posse na SPI, um baile que se realizava semanalmente nas dependências deste órgão público, organizado por uma associação particular, foi extinto, uma vez que a secretaria não é lugar adequado para realização de bailes, no período da tarde, perturbando os trabalhos administrativos e a vizinhança, como também a ilegalidade da utilização de espaço público para eventos particulares”, começa Rosan.

Pedra

“Quando se tira pessoas da zona de conforto, agindo com irregularidades e se aproveitando da coisa pública, muitas reclamações infundadas aparecerão. Mas agora como deixei de ser pedra para ser vidraça, faz parte. Apesar de estar exercendo uma atribuição política, meus olhos de Promotor de Justiça ainda estão presentes quando se trata de austeridade e legalidade”, continua Rosan.

Não existe

“Por fim, de minha parte inexiste qualquer animosidade com a secretária Christina Barrichello. Aproveito para deixar aberto este canal de comunicação como também as dependências da SPI para uma honrosa visita desse jornalista”, finalizou Rosan.

Corrida

Em contato com o colunista, a secretária da Inclusão Social da Maravilha, Christina Barrichello, diz que nem passa pela sua cabeça sair a qualquer corrida maluca por cargos nos altos da Dinamarca.

Passe

Christina segue na carta, digo, na nota para este articulista, afiançando que o “seu passe”, pertence ao prefeito e dublê de violeiro, Fabrício Oliveira, e quanto ao arrasta pé da veiarada, acontece há dois anos nas sextas-feiras.

Pink e Cérebro

Pink afirma que não existe competição com o Rosan ex-promotor, até porque estão todos em um governo só. “Balneário Camboriú é conhecidao como referência na política pública com idosos e foi feita pela Pink e o Cérebro (Fabrício). Quem trabalhou a vida inteira quer mesmo é dançar, cantar, namorar, ou seja, ser feliz”, afirma Christina.

Pedágios e rusgas...

Depois que o deputado Ivan Naatz (PV) protocolou, na Alesc, a PEC – Proposta de Emenda Constitucional que propõe a proibição total dos chamados, “pedágios urbanos” pra acesso as citys turísticas da Santa & Bela, consta que a deputada Paulinha da Silva (PDT), ex-prefeita de Bombinhas estaria de cara amarrada.

Oportunista

Paulinha estaria trocando algumas farpas com o Naatz entre os corredores da leleia, plenário e via imprensa regional. A charmosa (e famosa) deputada do decote, já afirmou publicamente que considera a proposta de Naatz “oportunista” e apenas com o objetivo de gerar visibilidade.

Nada a ver

Em conversas com prefeitos da região e outros colegas deputados, Ivan Naatz comentou que é preciso deixar claro que a sua PEC em nenhum momento é dirigida diretamente a deputada Paulinha, como ex-prefeita de Bombinhas, muito menos à comunidade da capital do mergulho.

Exemplo

“O caso da TPA de Bombinhas é apenas um exemplo deste tipo de pedágio que considero ilegal, inconstitucional, apenas com objetivo arrecadatório e lesivo ao bolso do cidadão, inibindo ainda o seu sagrado direito de ir e vir”, defendeu o nobre parlamentar.

MP pegando junto

Ivan Naatz acrescentou que nessa mesma linha de pensamento, o próprio ministério Público de Santa Catarina já ingressou com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra essa prática na cidade e também com outras ações judiciais preventivas em relação a outros municípios, como Governador Celso Ramos e São Francisco do Sul.

Povo não aguenta

“Nosso objetivo, com a PEC, é trazer um assunto que ainda está em discussão judicial ao debate democrático para a contribuição do parlamento, obedecendo todos os trâmites legais e burocráticos para que o resultado final represente o pensamento e o voto da maioria. O fato é que a população já não aguentar mais tantos impostos e taxas”, lascou.

Chapuletada

O presidente da câmara de vereadores da ex-capital da praia sem praia, João Bento de Moraes (PSDB), tomôuli uma chapuletada de ouvintes durante entrevista com o porreta do Francisco Carlos, radialista da Cultura FM, de Piçarras.

Rasgando seda

Rasgando a maior seda para o prefeito Leãozinho Leonel Martins (PSDB), João Bento prometeu, mais uma vez, a nova ponte entre Piçarras e Penha. O primeiro ouvinte já lascou, de cara, porque Piçarras tem que pagar sozinha pela obra.

Engasgou

E a segunda ouvinte foi mais além: questionou JB porque o PSDB já tá quase 12 anos no poder e ainda não construiu uma nova ponte (Leãozinho foi prefeito duas vezes, e agora toca as Piçarras pelo terceiro mandato, sem falar no período que foi vice do Pinguim do PP). João Bento deu aquela engasgadinha e não respondeu lá grande coisa pra ouvinte.

Na imagem, registrada em plenário, a deputada Paulinha da Silva (PDT) parece estar dando uma “prensa“ no deputado Ivan Naatz (PV) em função da PEC dos Pedágios Urbanos. Mas tudo faz parte da democracia legislativa, diz a turma do deixa dilso, para com ilso...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.