Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Gigante mostrando a que veio


Gigante mostrando a que veio

O ano de 2019 iniciou a mil para nossa universidade maior da city peixeira, que já colhe os frutos do competente trabalho da equipe liderada pelo reitor Cechinel, que intensificou a relação com nossa comunidade, empresas e órgãos públicos.

Novas parcerias

No conjunto de medidas, novas parcerias com as prefeituras e órgãos públicos do entorno, que estão possibilitando a qualificação profissional de servidores e seus dependentes. Há parcerias entre outras entidades públicas e privadas também sendo contempladas.

Acesso fácil

Efetivamente derrubando os muros que haviam sido erguidos em passado recente - me belisca meu pai -, a atual equipe liderada pelo reitor Cechinel já criou e ampliou mais de 15 programas de bolsas de estudos, destacando-se as mais recentes, como a Bolsa Transferência, que oferece 40% de desconto para alunos de outras faculdades e universidades que se transferirem para a Univali.

Bolsas

Além disso, foi criada a Bolsa Seletivo Enem, a Bolsa Top 30, e a Bolsa Seletivo Comunitária, que oferece descontos de 50% a 60% nas mensalidades, dentre outras diversas modalidades de bolsas e formas facilitadíssimas de ingresso na universidade.

Convênio OAB

Recentemente, nossa universidade firmou convênio com a subseção da OAB de Itajaí e com a seccional OAB de Santa Catarina, oferecendo descontos significativos para associados e dependentes, desde a educação básica até os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Novos cursos presenciais e entrada triunfal no ensino à distância.

Novos cursos

Na esteira das boas novas, um passarinho assoviou nos ouvidos deste escriba que novos cursos estão sendo aprovados pelo MEC, tanto presenciais como à distância.

Força

Somente neste segmento, EaD, demonstrando a força da marca Univali, já são mais de 6500 alunos inscritos e mais de 1000 novos alunos matriculados. Jesus! É o milagre da multiplicação dos pães e peixes.

Credibilidade

Até segundo os invejosos de plantão, a recuperação da credibilidade da universidade anda a passos largos, com novas modalidades de ensino e tecnologias inovadoras que têm atraído alunos de todas as partes de nosso país e até do exterior.

Projetos sociais

O teatro Bruno Nitz, da nossa Dubai, Balneário Camboriú, foi palco de premiações a entidades que apoiam e acreditam em projetos sociais. E nossa universidade maior foi, mais uma vez, reconhecida como uma das que mais investiu nessa área, com 18 projetos de impacto social.

Queda

O burburinho político dá como certa a queda do secretário de Turismo da Dubai, Miro Teixeira, mas a prefa ainda não havia se posicionado oficialmente sobre a saída e nem, sobre o novo secretário, que os perdigueiros do zap, afirmam ser, Valdir Walendowsky, ex-presidente da Santur.

Comunica

Com tantas especulações, o governo da Maravilha, não toma uma posição oficial sobre quem entra e quem sai. Parece até que estão escondendo alguma coisa...

Pompa & circunstância

Para o novo secretário de (In) Segurança, David Queiroz, até sessão especial de posse foi realizada pela prefa, enquanto outros nomes que estão chegando não têm a mesma recepção do executivo.

Corneta

O governo não precisa sair com um megafone cada vez que entra ou sai um secretário, mas ao menos uma notinha com os agradecimentos do prefeito pelo trabalho prestado... E olha que o prefeito pop star (PSB?) tanto criticou a itinerância dos secretários no governo passado.

Encolheu

Quando escrevinho sobre fragilidade, quero me referir de que a pasta do turismo foi ocupada dois anos pelo PR, partido do vice-prefeito e que se Walendowsky assumir a bronca, digo, a pasta, o governo vai privilegiar o MDB.

Privilegiando

O MDB é o partido pelo qual Valdir foi indicado ao governo da Santa e Bela para chefiar a Santur. Certamente o PR, que vem perdendo espaço, deve encolher ainda mais no governo municipal.

Chegou

Entre 1999 e 2002, Walendowsky foi diretor-executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau. Em 1995, assumiu a diretoria de marketing da Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e, até 2007, exerceu essa função. Nos últimos dois anos, foi presidente da empresa responsável pela promoção do turismo catarinense e chegou a assumir interinamente a secretaria de Estado do Turismo, em 2018.

Doce...

Na Dubai, o movimento para o retorno de Luiz Maraschim (PR) na Inclusão Social não pegou, digo, não funcionou bem. Christina Barrichello já tem se colocado aos mais chegados como candidata. A cada prêmio recebido, infla o ego da Pink. Deram o doce, quero ver tirar.

Atentai!

O projeto que retira o acréscimo de 50%, em terrenos desapropriados pela prefa (dinheiro que iria para o munícipio), foi aprovado na casa do povo da Dubai Brasileira. É de ficar de zoio em cima pra ver quem vai adquirir as áreas. Porque quem perdeu nessa história foi a cidade e os linguarudos lascam que fica no ar um jogo de interesses que rola nos bastidores...

Contrato de gaveta?

A aprovação teve voto contrário do vereador da base, Lucas Gotardo, que é da sigla do prefeito pop star Fabrício Oliveira, o PSB. Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), lascou que teria construtor com contrato de gaveta. O vereador Leonardo Piruka (PP) disse que da outra vez que ele coçou a cabeça, deu o maior rolo... Ai, ai, ai que dor!

Oeste???

Surpreendeu a nota publicada pelo líder do governo na leleia, deputado Onir Mocelin (PSL). Morador de Itajaí, mas nascido em São Miguel do Oeste, Mocelin diz que agora compõe a “Bancada do Oeste”. O grupo seria formado por 16 parlamentares que irão trabalhar por aquela região. Ué, mas Mocelin não era pra ser o representante da nossa região na Alesc?

Apagado

O mandato do coronel Mocelin já vinha sendo questionado desde o início da legislatura. Isso porque, apesar de ter sido eleito em Itajaí, o deputado não estaria se empenhando em pautas que beneficiam a região da Foz do Vale do Itajaí. Um exemplo bem evidente é a questão tributária.

Incentivos pra quem?

Chamou a atenção o silêncio do coronel Mocelin com relação ao possível corte dos incentivos fiscais anunciado pelo governo do comandante Moisés. É consenso que o crescimento da economia de Itajaí se deu justamente por conta dos incentivos fiscais. O corte pode significar prejuízos sem antecedentes para a nossa região. No entanto, a única representante da região a tocar no assunto até agora na leleia foi a belezura da Paulinha da Silva (PDT).

Nem aí

Na audiência pública sobre os incentivos fiscais que rolou na última terça-feira, na Alesc, tanto Coronel Mocelin quanto a caçadora de profes Ana Campagnolo (PSL) não deram um pio. Parece que os governistas eleitos para representar a nossa região tão nem aí pra mudança que pode desgraçar a nossa economia. Credo em cruz.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.