JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gigante mostrando a que veio
O ano de 2019 iniciou a mil para nossa universidade maior da city peixeira, que já colhe os frutos do competente trabalho da equipe liderada pelo reitor Cechinel, que intensificou a relação com nossa comunidade, empresas e órgãos públicos.
Novas parcerias
No conjunto de medidas, novas parcerias com as prefeituras e órgãos públicos do entorno, que estão possibilitando a qualificação profissional de servidores e seus dependentes. Há parcerias entre outras entidades públicas e privadas também sendo contempladas.
Acesso fácil
Efetivamente derrubando os muros que haviam sido erguidos em passado recente - me belisca meu pai -, a atual equipe liderada pelo reitor Cechinel já criou e ampliou mais de 15 programas de bolsas de estudos, destacando-se as mais recentes, como a Bolsa Transferência, que oferece 40% de desconto para alunos de outras faculdades e universidades que se transferirem para a Univali.
Bolsas
Além disso, foi criada a Bolsa Seletivo Enem, a Bolsa Top 30, e a Bolsa Seletivo Comunitária, que oferece descontos de 50% a 60% nas mensalidades, dentre outras diversas modalidades de bolsas e formas facilitadíssimas de ingresso na universidade.
Convênio OAB
Recentemente, nossa universidade firmou convênio com a subseção da OAB de Itajaí e com a seccional OAB de Santa Catarina, oferecendo descontos significativos para associados e dependentes, desde a educação básica até os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Novos cursos presenciais e entrada triunfal no ensino à distância.
Novos cursos
Na esteira das boas novas, um passarinho assoviou nos ouvidos deste escriba que novos cursos estão sendo aprovados pelo MEC, tanto presenciais como à distância.
Força
Somente neste segmento, EaD, demonstrando a força da marca Univali, já são mais de 6500 alunos inscritos e mais de 1000 novos alunos matriculados. Jesus! É o milagre da multiplicação dos pães e peixes.
Credibilidade
Até segundo os invejosos de plantão, a recuperação da credibilidade da universidade anda a passos largos, com novas modalidades de ensino e tecnologias inovadoras que têm atraído alunos de todas as partes de nosso país e até do exterior.
Projetos sociais
O teatro Bruno Nitz, da nossa Dubai, Balneário Camboriú, foi palco de premiações a entidades que apoiam e acreditam em projetos sociais. E nossa universidade maior foi, mais uma vez, reconhecida como uma das que mais investiu nessa área, com 18 projetos de impacto social.
Queda
O burburinho político dá como certa a queda do secretário de Turismo da Dubai, Miro Teixeira, mas a prefa ainda não havia se posicionado oficialmente sobre a saída e nem, sobre o novo secretário, que os perdigueiros do zap, afirmam ser, Valdir Walendowsky, ex-presidente da Santur.
Comunica
Com tantas especulações, o governo da Maravilha, não toma uma posição oficial sobre quem entra e quem sai. Parece até que estão escondendo alguma coisa...
Pompa & circunstância
Para o novo secretário de (In) Segurança, David Queiroz, até sessão especial de posse foi realizada pela prefa, enquanto outros nomes que estão chegando não têm a mesma recepção do executivo.
Corneta
O governo não precisa sair com um megafone cada vez que entra ou sai um secretário, mas ao menos uma notinha com os agradecimentos do prefeito pelo trabalho prestado... E olha que o prefeito pop star (PSB?) tanto criticou a itinerância dos secretários no governo passado.
Encolheu
Quando escrevinho sobre fragilidade, quero me referir de que a pasta do turismo foi ocupada dois anos pelo PR, partido do vice-prefeito e que se Walendowsky assumir a bronca, digo, a pasta, o governo vai privilegiar o MDB.
Privilegiando
O MDB é o partido pelo qual Valdir foi indicado ao governo da Santa e Bela para chefiar a Santur. Certamente o PR, que vem perdendo espaço, deve encolher ainda mais no governo municipal.
Chegou
Entre 1999 e 2002, Walendowsky foi diretor-executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau. Em 1995, assumiu a diretoria de marketing da Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e, até 2007, exerceu essa função. Nos últimos dois anos, foi presidente da empresa responsável pela promoção do turismo catarinense e chegou a assumir interinamente a secretaria de Estado do Turismo, em 2018.
Doce...
Na Dubai, o movimento para o retorno de Luiz Maraschim (PR) na Inclusão Social não pegou, digo, não funcionou bem. Christina Barrichello já tem se colocado aos mais chegados como candidata. A cada prêmio recebido, infla o ego da Pink. Deram o doce, quero ver tirar.
Atentai!
O projeto que retira o acréscimo de 50%, em terrenos desapropriados pela prefa (dinheiro que iria para o munícipio), foi aprovado na casa do povo da Dubai Brasileira. É de ficar de zoio em cima pra ver quem vai adquirir as áreas. Porque quem perdeu nessa história foi a cidade e os linguarudos lascam que fica no ar um jogo de interesses que rola nos bastidores...
Contrato de gaveta?
A aprovação teve voto contrário do vereador da base, Lucas Gotardo, que é da sigla do prefeito pop star Fabrício Oliveira, o PSB. Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), lascou que teria construtor com contrato de gaveta. O vereador Leonardo Piruka (PP) disse que da outra vez que ele coçou a cabeça, deu o maior rolo... Ai, ai, ai que dor!
Oeste???
Surpreendeu a nota publicada pelo líder do governo na leleia, deputado Onir Mocelin (PSL). Morador de Itajaí, mas nascido em São Miguel do Oeste, Mocelin diz que agora compõe a “Bancada do Oeste”. O grupo seria formado por 16 parlamentares que irão trabalhar por aquela região. Ué, mas Mocelin não era pra ser o representante da nossa região na Alesc?
Apagado
O mandato do coronel Mocelin já vinha sendo questionado desde o início da legislatura. Isso porque, apesar de ter sido eleito em Itajaí, o deputado não estaria se empenhando em pautas que beneficiam a região da Foz do Vale do Itajaí. Um exemplo bem evidente é a questão tributária.
Incentivos pra quem?
Chamou a atenção o silêncio do coronel Mocelin com relação ao possível corte dos incentivos fiscais anunciado pelo governo do comandante Moisés. É consenso que o crescimento da economia de Itajaí se deu justamente por conta dos incentivos fiscais. O corte pode significar prejuízos sem antecedentes para a nossa região. No entanto, a única representante da região a tocar no assunto até agora na leleia foi a belezura da Paulinha da Silva (PDT).
Nem aí
Na audiência pública sobre os incentivos fiscais que rolou na última terça-feira, na Alesc, tanto Coronel Mocelin quanto a caçadora de profes Ana Campagnolo (PSL) não deram um pio. Parece que os governistas eleitos para representar a nossa região tão nem aí pra mudança que pode desgraçar a nossa economia. Credo em cruz.
